IDENTIFICANDO O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE TRIÂNGULOS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i1.9362

Palavras-chave:

Triângulos. Pensamento Geométrico. Teoria de Van Hiele.

Resumo

Esse trabalho teve por objetivo identificar o nível de conhecimento geométrico de alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental sobre triângulos caracterizados pelas medidas dos comprimentos de seus lados (equilátero, escaleno e isósceles). Para isso, adotou-se a teoria do desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele. Participaram dessa investigação 26 alunos de uma escola pública municipal, localizada em uma cidade pertencente à Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco. O instrumento de coleta dos dados consistiu em um teste com quatro questões envolvendo os níveis de compreensão 1 (visualização ou reconhecimento) e 2 (análise) da teoria de Van Hiele. Os resultados indicaram que os alunos não apresentaram dificuldades no reconhecimento dos triângulos se adequando às características do nível 1 (visualização ou reconhecimento). No que tange à identificação das propriedades dessas figuras, ora os alunos acertam todas, ora parcialmente e, em alguns casos, erram totalmente. De acordo com o nível 2 (análise), esses alunos estão progredindo dentro das características desse nível, ou seja, se aperfeiçoando quanto a esse saber.

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Biografia do Autor

Franklin Fernando Ferreira Pachêco, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre e doutorando em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE.  Possui especialização em ensino de matemática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros- FADIMAB. Graduado em Licenciatura plena em matemática pela Universidade de Pernambuco- UPE/ Campus Mata Norte.

Andreza Santana da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestra e doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE. Especialista em Ensino de Matemática (FACOL). Graduada em Licenciatura Plena em Matemática (UPE).

Jailson Cavalcante de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte. Especialista em Ensino de Matemática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros. Doutorando e mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE.

Jaelson Dantas da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em licenciatura plena em matemática pela Universidade de Pernambuco- UPE. Possui Especialização em matemática pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba - (FALC).

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Publicado

2020-03-15

Como Citar

PACHÊCO, F. F. F.; DA SILVA, A. S.; DE ARAÚJO, J. C.; DA SILVA, J. D. IDENTIFICANDO O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE TRIÂNGULOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 1, p. 343–359, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9362. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9362. Acesso em: 26 abr. 2024.