ASPECTOS HITÓRICOS ABORDADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p107-123.i6073

Palavras-chave:

História da Matemática, Livros didáticos, Números e Operações

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar a abordagem da história dos conteúdos de matemática apresentada na coleção de livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental intitulada “matemática nos dias de hoje: na medida certa” mais usado no processo de ensino e aprendizagem da rede pública nos distritos da cidade de São Vicente Férrer/PE. Embasamos nossa revisão da literatura em diversos autores, como Brasil (1998), Miguel e Miorim (2011), Lopes e Ferreira (2013), Silveira (2015) e outros salientando a relevância da história da matemática e do livro didático para a construção do conhecimento matemático. Metodologicamente desenvolveu-se uma pesquisa documental com abordagem qualitativa, na qual investigou-se a coleção de livros didáticos intitulado de “matemática nos dias de hoje: na medida certa” dos anos finais do ensino fundamental dos autores Centurión e Jakubovic (2015), aprovado pelo PNLD 2017, 1ª edição- São Paulo, editora Leya, 2015. Os resultados indicaram que os autores da coleção dos livros didáticos se limitam quanto a abordagem da história da matemática. E, quando há sua ocorrência, de acordo com o bloco de conhecimentos propostos por Brasil (1998) o que mais se destaca na abordagem de aspectos históricos é o de números e operações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Franklin Fernando Ferreira Pachêco, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco/ Campus Mata Norte. Possui Especialização em Ensino de Matemática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Professor Dirson Maciel de Barros. Mestre e doutorando em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem interesse investigativo nos estudos voltados para Grandezas e Medidas, e Geometria, com e sem uso de artefatos tecnológicos, em contextos do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Ensino Médio e Ensino Superior.

Andreza Santana da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Mestre e doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica no programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE. Especialista em Ensino de Matemática pela faculdade escritor Osman da Costa Lins (FACOL). Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte (UPE - CMN). Professora substituta de Matemática no Colégio de Aplicação - UFPE. Realiza pesquisas relacionadas a Educação Matemática no âmbito da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, Desenvolvimento do pensamento algébrico e do pensamento funcional e estudo de álgebra e funções. Atualmente integra os grupos de pesquisa Pró-Grandezas: Ensino-aprendizagem das grandezas e medidas, Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEPeDiMa) e SEMEAR.

Gisele Ferreira Pachêco, Universidade de Pernambuco

Graduada em Letras pela Universidade de Pernambuco - UPE- Campus Mata Norte. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no subprojeto interdisciplinar na área de Letras.

Referências

BARRETO, B. C.; MONTEIRO, M. C. G. G. Professor, livro didático e contemporaneidade. Revista Pesquisas em Discurso Pedagógico, Rio de Janeiro, n. 1, p. 01-06, 2008. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/11983/11983.PDF>. Acesso em: 15/12/2017.

BERLINGHOFF, W. P.; GOUVÊA, F. Q. A matemática através dos tempos: um guia fácil e prático para professores e entusiastas. Tradução Elza Gomide, Helena Castro. 16. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2008.

BITTENCOURT, C. M. F. Em Foco: História, produção e memória do livro Didático. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, Apresentação, set./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a07v30n3.pdf>. Acesso em:10/12/2017.

BRASIL. S. E. F. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BROLEZZI, A. C. A arte de contar: uma introdução ao estudo do valor didático

da história da matemática. 1991. Dissertação (Mestrado em Educação) —Universidade de São Paulo, São Paulo.

CURY, H. N.; MOTTA, C. E. M. Histórias e estórias da matemática. In: CARVALHO, Luiz Mariano et al. (Ed.). História e tecnologia no ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

DÍAZ, O. R. T. A atualidade do livro didático como recurso Curricular. Tradução: Maria Susley Pereira. Linhas Críticas, Brasília: DF, v. 17, n. 34, p. 609-624, set./dez. 2011. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/6248/5121>. Acesso em: 15/12/2017.

FOSSA, J. A. Matemática, História e Compreensão. Revista Cocar. UEPA, v.2, p. 7-15, 2008. Disponível em <https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/77>. Acesso em: 13/12/2017.

GIL, A.C.Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de janeiro: Record, 2007.

LOPES, L. S.; ALVES, A. M. M. A história no livro didático de matemática. In: anais...VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. ULBRA- Canoas- Rio Grande do Sul, 2013.

LOPES, L. S.; FERREIRA, A. L. A. Um olhar sobre a história nas aulas de matemática. ABAKÓS. PUC Minas, 2013.

MENDES, I. A.; FOSSA, J. A.; VALDÉS, J. E. N. A História como um agente de cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006, 182 p.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. Â. História da Matemática: propostas e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Coleção tendências em educação matemática).

PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 3a ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011, 136 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

PEREIRA, E. M. A História da Matemática nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio: conteúdos e abordagens. ITAJUBÁ-MG, 2016. 107, p.

SANTOS, L. M. Metodologia do ensino de Matemática e Física: Tópicos de história da física e da matemática. Curitiba: Ibpex, 2009.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientí- fico. São Paulo: Cortez, 2000.

SILVEIRA, Ê. Matemática: compreensão e prática. 3ª edição. São Paulo-SP, 2015.

Publicado

2018-05-10

Como Citar

PACHÊCO, F. F. F.; SILVA, A. S. da; PACHÊCO, G. F. ASPECTOS HITÓRICOS ABORDADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 1, p. 107–123, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p107-123.i6073. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/6073. Acesso em: 2 nov. 2024.