ARTICULAÇÕES ENTRE A ETNOBOTÂNICA E OS CONHECIMENTOS DA DISCIPLINA CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p249-264.i5625

Palavras-chave:

Etnocategorias, Escola, Interdisciplinaridade, Várzea Grande, Mato Grosso.

Resumo

O presente trabalho visa ressaltar as articulações cognitivas entre as áreas das Ciências da Natureza e a Etnobotânica no cenário educacional do ensino de Ciências no Brasil. A proposta metodológica partiu do conhecimento dos alunos e se estendeu aos familiares, que manifestaram diferentes categorias de usos das plantas, oriundas do conhecimento e cultura, reforçando a proposta de trazer a diversidade cultural e ambiental para dentro do currículo escolar. 

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Biografia do Autor

Margô de David, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - BIONORTE. Mestre em Ciências Florestais e Ambientais, na Linha de Pesquisa em Análise e Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa ESCER - Estudando o Cerrado, com certificação nacional pelo CNPq/Capes. Consultora ad hoc de periódico nacional. Membro do Conselho Editorial do livro Múltiplos Olhares sobre a Biodiversidade IV. Membro do Conselho Editorial do livro Múltiplos Olhares sobre a Biodiversidade vol. V (e-book). Professora de Biologia na Educação Básica - Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Atua em pesquisas nas áreas de Etnobotânica e Etnociências, vertentes das Ciências Biológicas e das Ciências Ambientais.

Maria Corette Pasa, Universidade Federal de Mato Grosso

Pós-Doutorado em Etnobotânica e Etnofarmacobotânica na Cultura de Comunidades Afrodescendentes - Brasil / Europa / África. Doutora em Ciências - Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar - São Paulo. Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela UFMT - MT. Professora da Classe Associado do Departamento de Botânica e Ecologia - Instituto de Biociências UFMT - Cuiabá. Consultora ad hoc de periódicos nacionais e internacionais. Editora-chefe dos Periódicos BIODIVERSIDADE e FLOVET - Flora, Vegetação e Etnobotânica - UFMT, CNPq/CAPES. Member of the Editorial Team Advances in Forestry Science. Membro de DGPs com certificação nacional e internacional IVR (Inteligência Vibracional Reversa) pela UFSC - Florianópolis, SC. Coordenadora da Linha de Pesquisa - Bases Etnofarmacobotânicas a partir do Etnoconhecimento em Plantas Medicinais pela UFMT/UFSC/INPA/UL. Credenciada nos PPG em Ciências Florestais e Ambientais na Linha de Pesquisa - Uso e Gestão dos Recursos Naturais - Mestrado e no PPGECM/REAMEC - Rede da Amazônia Legal Brasileira - Doutorado. Atua nas áreas de Etnobotânica, Etnoecologia e Etnofarmacobotânica. Membro da Sociedade Ítalo Latinoamericano em Etnomedicina, inclusive África e Ásia - SILAE

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

DAVID, M. de; PASA, M. C. ARTICULAÇÕES ENTRE A ETNOBOTÂNICA E OS CONHECIMENTOS DA DISCIPLINA CIÊNCIAS DA NATUREZA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 5, n. 2, p. 249–264, 2017. DOI: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p249-264.i5625. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5625. Acesso em: 26 abr. 2024.