GEOMETRIC PROBLEM SOLVING: A STUDY OF CONCEPT DEVELOPMENT AND DECLARATIVE KNOWLEDGE OF PLANE FIGURES IN EARLY YEARS OF BASIC EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2016.v4.n1.p104-125.i5320Keywords:
learning;, geometry, concepts, early elementary school yearsAbstract
This article is an excerpt of a master's research presents an analysis of the following research question: "What are the main characteristics of students in the early years of elementary school on the conceptual development of plane figures and the use of declarative knowledge in solving problems involving plane geometry?”. This study was developed in light of the theory of the formation of concepts Klausmeier and Goodwin (1977). The study included 20 children from first to fifth year of elementary school. Participants were interviewed about geometry classes and an assessment consists of two geometric problems. The analysis of the protocols showed that children had little knowledge about defining attributes of the displayed plane figures, which led them to have difficulties in defining and representing the concepts that define figures of the same class, dependent showing up a single representation for each figure flat presented pointing to the most basic levels of development of concept formation: concrete level and identity
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
How to Cite
License
Copyright (c) 2017 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.










































































