GEOMETRIC PROBLEM SOLVING: A STUDY OF CONCEPT DEVELOPMENT AND DECLARATIVE KNOWLEDGE OF PLANE FIGURES IN EARLY YEARS OF BASIC EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2016.v4.n1.p104-125.i5320


Keywords:

learning;, geometry, concepts, early elementary school years

Abstract

This article is an excerpt of a master's research presents an analysis of the following research question: "What are the main characteristics of students in the early years of elementary school on the conceptual development of plane figures and the use of declarative knowledge in solving problems involving plane geometry?”. This study was developed in light of the theory of the formation of concepts Klausmeier and Goodwin (1977). The study included 20 children from first to fifth year of elementary school. Participants were interviewed about geometry classes and an assessment consists of two geometric problems. The analysis of the protocols showed that children had little knowledge about defining attributes of the displayed plane figures, which led them to have difficulties in defining and representing the concepts that define figures of the same class, dependent showing up a single representation for each figure flat presented pointing to the most basic levels of development of concept formation: concrete level and identity

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Evandro Tortora, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Doutor e mestre em Educação para Ciência pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru, possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP) e licenciatura em Matemática (UNESP/Bauru). Tem experiência com formação inicial e continuada de professores da Educação Básica (Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil). Atualmente, trabalha com formação continuada de professores e é professor de Educação Infantil pelo município de Campinas. É membro do GCEMC - Grupo Colaborativo de Educaçâo Matemática e Científica (IFSP) e do GPPEM - Grupo de pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (UNESP), grupos no quais desenvolve pesquisas relacionados à Resolução de Problemas em Matemática, Atitudes em relação à Matemática, Crenças de Autoeficácia e ao desenvolvimento conceitual, tendo como participantes as crianças e professores da Educação Básica.

  • Nelson Antonio Pirola, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em Educação (área de Concentração em Psicologia Educacional) pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação (área de Concentração em Educação Matemática), pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Possui livre-docência em Educação Matemática pela UNESP. Atualmente é professor associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Conceitos e Solução de Problemas, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, solução de problemas, educação continuada e ensino e avaliação em matemática. Foi diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo - Triênio 2008-2010 e 2011-2013. Foi coordenador do curso de Pedagogia PARFOR (UNESP/CAPES) de 2011-2014. Docente credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e no Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica da UNESP - Bauru. Realizou estágios de Pós-Doutorado de curta duração na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal e na Université Claude Bernard Lyon 1. École Supérieure du Professorat et de l Éducation de lAcadémie de Lyon. É líder do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática e coordenador do Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental da UNESP de Bauru - CECEMCA. Atualmente, é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP/Bauru. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. Orientador do Programa Residência Pedagógica de Matemática da CAPES/UNESP/Bauru

Published

2016-06-30

How to Cite

TORTORA, Evandro; PIROLA, Nelson Antonio. GEOMETRIC PROBLEM SOLVING: A STUDY OF CONCEPT DEVELOPMENT AND DECLARATIVE KNOWLEDGE OF PLANE FIGURES IN EARLY YEARS OF BASIC EDUCATION. REAMEC Journal - Amazonian Network of Mathematical Education, Cuiabá, v. 4, n. 1, p. 104–125, 2016. DOI: 10.26571/2318-6674.a2016.v4.n1.p104-125.i5320. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5320. Acesso em: 18 dec. 2025.