NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE IMPACTOS PARA AMAZÔNIA LEGAL, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19517


Palavras-chave:

Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Amazônia Legal, Formação Doutoral

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar narrativas de alguns egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC sobre os impactos para a Amazônia Legal e para o desenvolvimento pessoal e profissional, após a realização doutoral. Para alcançar esse objetivo, caminhou-se pela pesquisa de estudo de caso, por entender que as narrativas de cada um desses egressos são histórias de vida, pessoal e profissional. Os participantes da pesquisa foram quatro egressos, dois da turma de 2015 e dois da turma de 2019, todos seguindo orientações com o mesmo orientador. Como instrumento de pesquisa utilizou-se a entrevista seguindo um roteiro com perguntas abertas, com gravação de áudio para resguardar os dados coletados. Como resultados obteve-se que tanto o desenvolvimento pessoal como o desenvolvimento profissional foram diretamente impactados após o curso doutoral, com incremento de orientações, projetos de pesquisa e extensão, além de avançarem para cargos de coordenação de cursos nas instituições de ensino na qual atuavam. Já sobre os impactos com relação a própria região Amazônica, os professores assumiram compromisso com as regionalidades, com alguns dos diferentes povos indígenas existentes e com a biodiversidade, entendendo-a parte importante da preservação e sustentabilidade local. Houve, ainda, formação de recursos humanos, preparando os futuros professores com base em recursos próprios intelectuais de seres, saberes e fazeres ancestrais, originais e tradicionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Roberto Linhares de Mattos, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

    Possui Pós-doutoramento em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no qual trabalhou com o tema "Educação matemática em ambientes multiculturais" junto ao projeto Fronteiras Urbanas: a dinâmica de encontros culturais na educação comunitária, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT, Portugal. Doutor em Ciências (D.Sc.) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE-Sistemas/UFRJ. Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel e licenciado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professor Titular do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense, professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - PPGEA/UFRRJ, professor colaborador do Programa de Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC/PPGECEM/UFMT/UFPA/UEA e membro do Colegiado do Curso de Especialização em Matemática para Professores do Ensino Fundamental e Médio, da UFF. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática e Cultura - GEPEC/UFRRJ/CNPq - http://smnmattos.wixsite.com/gepec. Líder do Laboratório Internacional em Etnomatemática e Ecologia - LIEE/UFF/CNPq . Membro Associado do Comitê Latino-americano de Matemática Educativa (Clame). Coordenador do GT05 (História da Matemática e Cultura) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) no período 2021-2024 e reeleito para o período 2024-2027. Vice-coordenador do GT05 da SBEM no período 2019-2021. Vice-diretor da Regional SBEM-AP no período 2020-2021. Coordenador regional no Sudeste da Red Internacional de Etnomatemática (RedINET - Brasil) no período 2022-2024. Editor Associado da Revista Science and Knowledge in Focus. Membro do Conselho Editorial Científico das Revistas: Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática; Revista Diálogos e Perspectivas em Educação - ReDiPE, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa; e Revista REAMEC, da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. É Pesquisador em Etnomatemática, o qual trabalha com Educação Matemática em Contextos da Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo, investigando a geração e difusão do conhecimento, a relação do saber popular com o conhecimento escolar, as práticas e os saberes de povos originários, ancestrais e tradicionais, e os processos de ensino e de aprendizagem da matemática escolar e sua relação com o cotidiano.

  • Sandra Maria Nascimento de Mattos, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) e do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro, Brasil.

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ Universidade Católica Portuguesa do Porto. Atualmente é professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola - PPGEA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. É professora formadora UAB/IFAP. É professora da Educação Básica pela Secretaria Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro - SME/RJ. Foi orientadora e tutora da Universidade Aberta do Brasil. É pesquisadora do Laboratório internacional em Etnomatemática e Ecologia - LIEE/UFF/CNPq e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Em Etnomatemática e Cultura - GEPEC/UFRRJ/CNPq. É Membro Associado do Comitê Latino-americano de Matemática Educativa (Clame). É membro do GT05 - História da Matemática e Cultura, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. É vice-diretora da regional Amapá da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM-AP para o período 2022-2025. É Editora Associada da Revista Science and Knowledge in Focus. É autora de livros na área de Educação/Educação Matemática, tendo criado em um de seus livros a Dimensão Afetiva do Programa Etnomatemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores e em Etnomatemática, atuando em temas como práticas pedagógicas, constituição docente, afetividade, processos de ensinagem e de aprendizagem dos conteúdos matemáticos escolares, saberes e fazeres em comunidades originárias, ancestrais e tradicionais, estudos com mulheres, preservação do ambiente, sustentabilidade e valorização cultural e social. 

Referências

ALVES, A. C. T. O Programa de Pós-graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática: Estudo da trajetória profissional de egressos. 2018. 191 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, 2018. Disponível em: https://ri.ufmt.br/handle/1/3190. Acesso em 23 jul. 2024.

ALVES, A. C. T.; MELO, I. C. Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática sob a perspectiva dos egressos. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá (MT), v. 8, n. 2, p. 147-166, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9979

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BHABHA, H. K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG,1998.

BRASIL. Agência brasil. IBGE atualiza limites de municípios no mapa da Amazônia Legal. Brasília: 2021a. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-06/ibge-atualiza-limites-de-municipios-no-mapa-da-amazonia-legal. Acesso em: 25 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução Redes de cooperação. Institui as Redes de Cooperação entre Instituições de Ensino Superior (IES), permitindo-se às mesmas atuar de forma coletiva, em diferentes formatos e objetivos. Brasília: 2021b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2021-pdf/230891-texto-referencia-redes-cooperacao/file. Acesso em: 25 jun. 2024.

BRASIL. Agência brasil. IBGE atualiza limites de municípios no mapa da Amazônia. Legal. Brasília: 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-06/ibge-atualiza-limites-de-municipios-no-mapa-da-amazonia-legal . Acesso em: 25 jun. 2024.

BRASIL. Mistério de educação. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em 12 jun. 2024.

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República federativa do Brasil. Brasília: Planalto, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 24 jun. 2024.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei 1.806 de 06.01.1953. Dispõe sobre o Plano de Valorização Econômica da Amazônia, cria a superintendência da sua execução e dá outras providências. Brasília, 1953. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1950-1959/lei-1806-6-janeiro-1953-367342-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em 25 jun. 2024.

BROCKMEIER, J.; HARRÉ, R. Narrativa: Problemas e Promessas de um Paradigma Alternativo. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 3, p. 525-535, 2003. https://doi.org/10.1590/S0102-79722003000300011

CHENÉ, A. A narrativa de formação e a formação de formadores. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Trad. Maria Nóvoa. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2014.

DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Trad. Maria Assunção Flores. Porto: Porto Editora, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FINGER, M.; NÓVOA, A. Introdução. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Trad. Maria Nóvoa. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2014.

FURTADO, J. P. Narrativas de si: memória e transformação. In: GOULART, P. M.; PEZZATO, L. M. (org.). Narrativas de si: práticas em educação e saúde. 1. ed.- Porto Alegre: Rede UNIDA, 2020.

GALVÃO, C. Narrativas em educação. Ciência & Educação, v. 11, n. 2, p. 327-345, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/H5hSMRYMyjhYtBxqnMVZVJH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 11 jul. 2024.

JOSSO, M-C. Da formação do sujeito ... ao sujeito da formação. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Trad. Maria Nóvoa. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2014.

JOSSO, M-C. Caminhar para si. Trad. Albino Pozzer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

JOSSO, M-C. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, ano XXX, v. 63, n. 3, p. 413-438, 2007. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/gepiem/files/2008/09/a_tranfor2.pdf. Acesso em 13 jul. 2024.

JOSSO, M-C. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002. [Coleção Educa- Formação, 8].

LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, v.19, n. 2, p. 04-27, 2011. DOI: https://doi.org/10.17058/rea.v19i2.2444. Acesso em 13 jul. 2024.

LIMA, M. E. C. C.; GERALDI, C. M. G.; GERALDI, J. W. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista, v.31, n. 01, p. 17-44, 2015.

https://doi.org/10.1590/0102-4698130280

LIMA, L. A.; ADRIOLA, W. B. Acompanhamento de egressos: subsídios para a

avaliação de Instituições de Ensino Superior (IES). Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 1, p. 104-125, mar. 2018. https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000100007

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo – Revista de Ciências da Educação, n. 8, p. 07-22, 2009. ISSN: 1646-4990. Disponível em: https://unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf. Acesso em 13 jul. 2024.

MARTHA JUNIOR, G. B.; CONTINI, E.; NAVARRO, Z. Caracterização da Amazônia Legal e macrotendências do ambiente externo. Brasília, DF: Embrapa Estudos e Capacitação, 2011.

MATTOS, S. M. N. Conversando sobre metodologia da pesquisa científica: desenhando o projeto e a pesquisa. Vol. 2. Cachoeirinha: Fi, 2024.

MATTOS, S. M. N.; MATTOS, J. R. L. Práticas docentes inovadoras: caminhando na incerteza momentânea entre o status quo e a ousadia. Revista Teias, v. 22, n. 65, p. 12-25, 2021. Seção Temática Práticas pedagógicas alternativas em contextos de incerteza e crise. https://doi.org/10.12957/teias.%Y.55752

NASCIMENTO FILHO, V. B.; MARTINES, E. A. L. M. Perfil dos egressos de turma 2013 do PPGECEM/REAMEC. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá/MT, v. 11, n. 1, e23050, jan./dez., 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.15098

NÓVOA, A. Os professores e as história de sua vida. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2000.

REAMEC. Regimento do programa de doutorado “Educação em ciências e matemática” da rede Amazônica de ensino em ciências. UFMT. Cuiabá, 2009.

REAMEC. Projeto do Programa de Doutorado Educação em Ciências e Matemática.

Cuiabá, 2008.

REIS, P. R. Narrativas na formação de professores e na investigação educação. Nuances: estudos sobre Educação, ano XIV, v. 15, n. 16, p. 17-34, 2008. https://doi.org/10.14572/nuances.v15i16.174

SAUL, A. M. Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática e emancipatória. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. especial, p. 1299-1311, dez. 2015. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508143035

SQUIRE, C. O que é narrativa? Civitas, v. 14, n. 2, p. 272-284, 2014. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2014.2.17148

WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. Trad. José Carlos Bruni. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

YIN, R. K. Pesquisa Estudo de Caso - Desenho e Métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 1994.

Downloads

Publicado

2025-04-25

Edição

Seção

Formação contínua de professores e a REAMEC

Como Citar

MATTOS, José Roberto Linhares de; MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE IMPACTOS PARA AMAZÔNIA LEGAL, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25016, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.19517. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/19517. Acesso em: 5 dez. 2025.