NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE IMPACTOS PARA AMAZÔNIA LEGAL, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.19517Palavras-chave:
Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Amazônia Legal, Formação DoutoralResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar narrativas de alguns egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC sobre os impactos para a Amazônia Legal e para o desenvolvimento pessoal e profissional, após a realização doutoral. Para alcançar esse objetivo, caminhou-se pela pesquisa de estudo de caso, por entender que as narrativas de cada um desses egressos são histórias de vida, pessoal e profissional. Os participantes da pesquisa foram quatro egressos, dois da turma de 2015 e dois da turma de 2019, todos seguindo orientações com o mesmo orientador. Como instrumento de pesquisa utilizou-se a entrevista seguindo um roteiro com perguntas abertas, com gravação de áudio para resguardar os dados coletados. Como resultados obteve-se que tanto o desenvolvimento pessoal como o desenvolvimento profissional foram diretamente impactados após o curso doutoral, com incremento de orientações, projetos de pesquisa e extensão, além de avançarem para cargos de coordenação de cursos nas instituições de ensino na qual atuavam. Já sobre os impactos com relação a própria região Amazônica, os professores assumiram compromisso com as regionalidades, com alguns dos diferentes povos indígenas existentes e com a biodiversidade, entendendo-a parte importante da preservação e sustentabilidade local. Houve, ainda, formação de recursos humanos, preparando os futuros professores com base em recursos próprios intelectuais de seres, saberes e fazeres ancestrais, originais e tradicionais.
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