UNIR PARA RESISTIR: DIMENSÕES POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA ETNOMATEMÁTICA EM UMA ASSOCIAÇÃO DE PEQUENOS AGRICULTORES

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.9851

Palavras-chave:

Etnomatemática. Produtor rural. Decolonialidade. Cultura.

Resumo

Uma das perspectivas da etnomatemática é ressignificar os conteúdos da matemática escolar. Para isso, a ênfase deve ser dada à aprendizagem dos alunos ancorada em seu ambiente cotidiano, relacionando os conteúdos escolares aos saberes provenientes da cultura. Dessa forma, é importante investigar práticas em que a matemática escolar seja concebida como parte da realidade e da própria vida. Este artigo tem como objetivo mostrar estratégias de natureza matemática que são trabalhadas e processadas em atividades camponesas.  Essas atividades possibilitam, por meio de uma Associação de Pequenos Agricultores, criar e recriar formas de resistência à exploração dos produtores. Utilizamos uma abordagem qualitativa, pelo viés da Etnomatemática, com observação participante, registros fotográficos e entrevistas com produtores rurais. Os resultados mostram processos mentais de natureza matemática dos produtores rurais, independentes de escolarização, que foram desenvolvidos, por meio da cultura, nas suas atividades diárias. Esses processos são decoloniais e podem ser aproveitados como estratégias de ensino e aprendizagem em uma escola da comunidade.

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Biografia do Autor

Edinilson dos Anjos Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - PPGEA/UFRRJ

José Roberto Linhares de Mattos, Universidade Federal Fluminense (UFF). Instituto de Matemática e Estatística. Departamento de Geometria. Niterói. RJ.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, Brasil.

Sandra Maria Nascimento de Mattos

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  Universidade Católica Portuguesa

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Publicado

2020-06-05

Como Citar

SILVA, E. dos A.; MATTOS, J. R. L. de; MATTOS, S. M. N. de. UNIR PARA RESISTIR: DIMENSÕES POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA ETNOMATEMÁTICA EM UMA ASSOCIAÇÃO DE PEQUENOS AGRICULTORES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 415-437, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.9851. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9851. Acesso em: 25 set. 2020.