AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS) NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE 2014 E 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18316


Palavras-chave:

Sequência didática, UEPS, Avaliação da Aprendizagem, Ensino de Química

Resumo

As discussões sobre os processos de ensino-aprendizagem frequentemente abordam o desafio de avaliar a compreensão conceitual dos alunos de forma significativa. Diante disso, este estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura, visando compreender a avaliação da aprendizagem em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) no contexto do Ensino de Química. A metodologia adotada seguiu um protocolo composto por oito fases, que perpassam desde a formulação da questão de pesquisa até a interpretação dos dados obtidos. Para isso foram delineadas diretrizes e estabelecidos critérios de inclusão e exclusão para guiar a seleção dos artigos. As fontes de pesquisa incluíram repositórios como SciELO, Periódicos CAPES e Google Scholar, considerando publicações entre janeiro de 2014 e dezembro de 2023. Os estudos selecionados foram cuidadosamente examinados para responder a seis questões específicas. Os resultados evidenciaram que as UEPS promovem o engajamento e a participação ativa dos alunos, favorecendo a aprendizagem significativa por meio da contextualização dos conteúdos, mobilização de conhecimentos prévios, elaboração de mapas conceituais e atividades investigativas. Entretanto, também foram identificados desafios, como dificuldades na aplicação prática dos conteúdos, barreiras relacionadas às linguagens específicas, lacunas conceituais e persistência de concepções alternativas. Tais obstáculos são agravados por fatores como o tempo pedagógico limitado, a escassez de recursos e a heterogeneidade dos saberes prévios. Esses achados evidenciam a necessidade de estratégias pedagógicas diferenciadas e apontam para a urgência de investimentos na formação, capacitação e qualificação contínua dos docentes, de modo a potencializar os benefícios das UEPS no ensino de Química.

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Biografia do Autor

  • Blanchard Silva Passos, Secretaria de Educação Básica do Ceará - SEDUC, Pacatuba, Ceará, Brasil.

    Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, linha de pesquisa Ensino de Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2022) e atualmente cursa Doutorado em Ensino, linha de Pesquisa Ensino de Química pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/IFCE). Possui graduação em Química (Licenciatura) pela Universidade Federal do Ceará (2007), Especialização em Educação Profissional (2011). É Professor de Química da Rede Estadual de Ensino do Ceará (SEDUC-CE) com vínculo efetivo. Tem experiência na área de Metodologias de Ensino de Ciências e a Pesquisa em Ensino de Ciências, com ênfase no Ensino de Química.

  • Ana Karine Portela Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil

    Docente Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) e do Curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Polo IFCE. Docente efetiva do Instituto Federal Ceará (IFCE), atualmente lotada no Campus Paracuru. Áreas de interesse: Aprendizagem Significativa no Ensino de Química: Superação de Obstáculos Epistemológicos; Experimentação Química; Ensino de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTS/CTSA). Doutora e Mestre em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Licenciatura Química pela UFC e Técnica em Química Industrial pela Escola Técnica Federal do Ceará (ETFCE).

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Publicado

2025-02-25

Como Citar

PASSOS, Blanchard Silva; VASCONCELOS, Ana Karine Portela. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS) NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE 2014 E 2023. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25004, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.18316. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18316. Acesso em: 5 dez. 2025.