AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS) NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE 2014 E 2023
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18316Palavras-chave:
Sequência didática, UEPS, Avaliação da Aprendizagem, Ensino de QuímicaResumo
As discussões sobre os processos de ensino-aprendizagem frequentemente abordam o desafio de avaliar a compreensão conceitual dos alunos de forma significativa. Diante disso, este estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura, visando compreender a avaliação da aprendizagem em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) no contexto do Ensino de Química. A metodologia adotada seguiu um protocolo composto por oito fases, que perpassam desde a formulação da questão de pesquisa até a interpretação dos dados obtidos. Para isso foram delineadas diretrizes e estabelecidos critérios de inclusão e exclusão para guiar a seleção dos artigos. As fontes de pesquisa incluíram repositórios como SciELO, Periódicos CAPES e Google Scholar, considerando publicações entre janeiro de 2014 e dezembro de 2023. Os estudos selecionados foram cuidadosamente examinados para responder a seis questões específicas. Os resultados evidenciaram que as UEPS promovem o engajamento e a participação ativa dos alunos, favorecendo a aprendizagem significativa por meio da contextualização dos conteúdos, mobilização de conhecimentos prévios, elaboração de mapas conceituais e atividades investigativas. Entretanto, também foram identificados desafios, como dificuldades na aplicação prática dos conteúdos, barreiras relacionadas às linguagens específicas, lacunas conceituais e persistência de concepções alternativas. Tais obstáculos são agravados por fatores como o tempo pedagógico limitado, a escassez de recursos e a heterogeneidade dos saberes prévios. Esses achados evidenciam a necessidade de estratégias pedagógicas diferenciadas e apontam para a urgência de investimentos na formação, capacitação e qualificação contínua dos docentes, de modo a potencializar os benefícios das UEPS no ensino de Química.
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