EPISTEMOLOGIA FEMINISTA E ENSINO DE MATEMÁTICA: O PAPEL DA ESCOLA NA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES E DIFERENÇAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.18062

Palavras-chave:

Relações de Gênero, Ensino de Matemática, Escola, Professores, Diminuição de desigualdades

Resumo

O crescente número de pesquisas sobre as relações de poder entre homens e mulheres evidencia a necessidade de estudos e mudanças no discurso e nas práticas sociais e educacionais que envolvem gênero (masculino e feminino), relações de gênero e ensino, especialmente de Matemática. O papel da escola é crucial para fortalecer a construção da identidade de gênero sem preconceitos, padrões ou oposições, e para valorizar a mulher na sociedade. Professores podem contribuir para reduzir as desigualdades de gênero dentro e fora da escola, desconstruindo e reelaborando discursos e práticas. Neste artigo, com abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica, reflete-se sobre a prática pedagógica desenvolvida por professores de Matemática no Ensino Fundamental, analisando como ela pode contribuir para a emancipação e o aprendizado em matemática, além de empoderar e fortalecer a mulher na perspectiva de um sujeito ativo na construção de uma sociedade mais igualitária. Conclui-se que a desconstrução do paradigma de gênero na escola passa pela implementação de um currículo que respeite as diferenças, fundamentado legalmente e teoricamente, e por professores com visão crítica que questionem a naturalização do exercício matemático.

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Biografia do Autor

Silvia Aparecida Maschio, Secretaria do Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

Possui graduação em Ciências/Matemática - UNIC-Universidade de Cuiabá (1999). Especialista em Administração Pública - Gestão Escolar (2007) Faculdades Integradas de Várzea Grande - FIVE. É professora efetiva nas Redes Municipal e Estadual de Educação no município de Poconé-MT. Tem experiência na área de Ciências e Matemática, com ênfase em Matemática. Desempenhou funções de técnica de Laboratório de Informática Escolar. Foi Tutora Bolsista/FNDE do Programa Proinfo (2010/2011/2012) e Multiplicadora do Curso Pacto pela digitalização nos Municípios (2023). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino pelo IFMT - Instituto Federal de Mato Grosso em associação a UNIC - Universidade de Cuiabá.

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - 2020) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa. Também é Editor-Gerente da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

MASCHIO, S. A.; LOPES, T. B. EPISTEMOLOGIA FEMINISTA E ENSINO DE MATEMÁTICA: O PAPEL DA ESCOLA NA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES E DIFERENÇAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24050, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.18062. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18062. Acesso em: 4 out. 2024.

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