PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: CONTEXTO E PESQUISADORES BRASILEIROS EM UM MAPEAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18054


Palavras-chave:

Educação Matemática, Pensamento algébrico, Produções acadêmicas, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

Há algum tempo, o pensamento algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental vem ganhando espaço nas discussões acadêmicas. O objetivo deste artigo é descrever quem pesquisa sobre e o contexto no qual as pesquisas sobre pensamento algébrico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental foram desenvolvidas nas últimas três décadas (1990 – 2020). Assim, por meio de uma abordagem qualitativa, apresenta-se, neste texto, parte de um mapeamento de teses e dissertações que tratam do pensamento algébrico dos Anos Iniciais no período, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foi analisado se os trabalhos tratavam da formação do professor dos anos iniciais, o ano e/ou anos do Ensino Fundamental que constituíam seus focos, quais os autores das teses e dissertações e os dados gerais, tais como a instituição em que foram desenvolvidos e o ano de defesa. Os resultados indicam que o número de produções sobre o tema aumentou no período de 2017 a 2020, período que concentra mais da metade dos trabalhos, e que os trabalhos são desenvolvidos por pesquisadores de diversas instituições do país. Apesar do número crescente, considera-se necessário um maior número de pesquisas voltadas à formação inicial e continuada de professores. Quanto à formação acadêmica e à experiência profissional dos pesquisadores, destaca-se que os estudos sobre o tema são feitos por licenciados em Matemática que atuam nos diferentes níveis da educação.

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Biografia do Autor

  • Tchierly Juliani Bier de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil

    Doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.Especialista em Educação Matemática para as séries iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professora da Secretaria Municipal de Educação - Cascavel -Pr, com atuação nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Atuei como Coordenadora Pedagógica escolar entre os anos de 2010 - 2015 e Diretora Escolar entre os anos de 2015 - 2016. Atuo também em cursos para Formação Docente pela Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP). Enquanto docente atuei na Educação Infantil e em todos os anos do Ensino Fundamental I. Atualmente ocupo a função de Coordenadora Pedagógica Municipal no grupo de Formação de Professores responsável pela disciplina de Matemática. Assessora Pedagógica Municipal da Educação de Jovens e Adultos.

  • Dulcyene Maria Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009), com estágio (doutorado sanduíche) na Universidade de Lisboa (2007-2008) e pós-doutorado na Universidade de Lisboa (2017-2019). É professora efetiva da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, desde 2003. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, história da matemática, história da educação matemática, história da educação luso-brasileira, história e livro didático, Pibid, educação matemática em contextos diversos (educação indígena, educaçaõ prisional). Foi coordenadora geral do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Unioeste (Pibid), de 2013 a 2017. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) Unioeste. 

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Publicado

2025-06-01

Como Citar

OLIVEIRA, Tchierly Juliani Bier de; RIBEIRO, Dulcyene Maria. PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: CONTEXTO E PESQUISADORES BRASILEIROS EM UM MAPEAMENTO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25026, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.18054. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18054. Acesso em: 5 dez. 2025.