SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.15042Palavras-chave:
Educação Matemática, Anos Finais do Ensino Fundamental, Pensamento Algébrico, Recursos didáticosResumo
Para o desenvolvimento do pensamento algébrico é essencial utilizar estratégias metodológicas de ensino para desenvolver nos estudantes habilidades algébricas, com vistas a produzir significados aos objetos de conhecimento da álgebra. A pesquisa teve como objetivo investigar atividades organizadas em uma sequência didática que abordem os conceitos de polinômios e suas operações para estudantes do Ensino Fundamental nos anos finais, na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular. Esta investigação adotou uma abordagem do tipo qualitativa, com desenho característico de um estudo de caso. As análises das produções realizadas pelos estudantes de uma escola estadual na cidade de Manaus, estado do Amazonas, em conjunto com as observações e registros de imagens durante a aplicação das sequências de atividades, apontaram que a realização de tarefas organizadas em uma sequência didática aliada à metodologia de resolução de problemas e mediada pelo uso de material concreto como recurso didático, despertou o interesse dos alunos pelas atividades e contribuiu para o desenvolvimento de elementos característicos do pensamento algébrico, à medida que permitiu construir gradativamente conceitos matemáticos com significado. Além disso, a organização do trabalho docente em sala de aula contribuiu para o desenvolvimento de aspectos sociais e emocionais nos estudantes.
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