EPISTEMOLOGIA DA MODELAGEM MATEMÁTICA E IMPRESSÃO 3D NO ENSINO DE GEOMETRIA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v12.17920

Palavras-chave:

Epistemologia, Modelagem Matemática, Impressão 3D, Ensino de Geometria, Educação Matemática

Resumo

Neste artigo, exploramos a educação matemática através da lente dos epistemólogos, focando na natureza do conhecimento matemático e nas estratégias que promovem uma compreensão mais profunda da disciplina. Nosso objetivo é investigar a interação entre a Modelagem Matemática com Impressão 3D e a epistemologia da geometria, analisando como os epistemólogos contemporâneos abordam o uso dessa tecnologia no contexto educacional. Utilizamos uma abordagem bibliográfica, coletando dados a partir de um levantamento abrangente de artigos de revistas científicas, dissertações, teses e livros. As fontes de pesquisa incluíram bases de dados acadêmicas como Google Acadêmico, Scielo, Catálogo de Teses e Dissertações e Periódicos CAPES. Buscamos refletir sobre as teorias epistemológicas que influenciam o uso da Modelagem Matemática com Impressão 3D no ensino de matemática, visando melhorar a aprendizagem dos estudantes e tornar as aulas mais prazerosas e significativas. A interseção entre a Modelagem Matemática com Impressão 3D e a epistemologia da geometria representa uma área promissora de investigação, com potencial para transformar a prática educacional e a experiência de aprendizagem dos estudantes. Ao aprofundar a exploração desse tema, esperamos contribuir para a construção de um ensino de geometria mais dinâmico, envolvente e relevante.

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Biografia do Autor

Soleny Canuto de Lima, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

É graduada em Ciências da Natureza - Química pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (2017), possui Pós Graduação em Nível de Especialização em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Mato Grosso (2020). Graduanda no Ensino de Matemática no IFMT Campus Confresa-MT, participante como bolsista do PID. Atualmente é professora de matemática e ciências em uma escola de rede privada.

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - 2020) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa. Também é Editor-Gerente da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

Suellen Aparecida Greatti Vieira, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

Bacharela em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Licenciada em Matemática pelo Centro Universitário ETEP. Mestra em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Londrina, com enfoque na área de Equações Diferenciais Parciais. Doutora em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, também com enfoque em Equações Diferenciais Parciais. Atualmente é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa e Coordenadora do curso de Especialização em Ensino de Ciências.

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Publicado

2024-07-27

Como Citar

LIMA, S. C. de; LOPES, T. B.; VIEIRA, S. A. G. EPISTEMOLOGIA DA MODELAGEM MATEMÁTICA E IMPRESSÃO 3D NO ENSINO DE GEOMETRIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 12, p. e24042, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.17920. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17920. Acesso em: 4 out. 2024.

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