AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: TESES E DISSERTAÇÕES (2018-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.17815


Palavras-chave:

Formação de Professores de Matemática, Práticas Pedagógicas Inovadoras, Tecnologias Digitais

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática de literatura (RSL) sobre a integração das Tecnologias Digitais (TD) na formação de professores de Matemática no Brasil, destacando sua contribuição para a promoção de práticas pedagógicas inovadoras. A pesquisa foi conduzida com uma abordagem qualitativa e adotou a técnica de análise de conteúdo para a análise dos dados. Foram encontrados 14 trabalhos relevantes, sendo seis teses e oito dissertações, mediante o uso de descritores aplicados nos bancos de dados de teses e dissertações brasileiras, como o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), passando por dois critérios de exclusão e três de escolha. Os resultados indicam uma forte ênfase na aplicação prática das TD tanto na formação inicial quanto na continuada dos professores. As teses focam predominantemente na formação inicial, enquanto as dissertações equilibram entre formação inicial e continuada. As TD são reconhecidas pelo seu potencial de enriquecer o ensino de Matemática, facilitando o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e pedagógicas. As análises destacam a importância de uma abordagem crítica e reflexiva no uso das TD, alinhada com a necessidade de uma formação contínua e abrangente. Recomenda-se a realização de estudos longitudinais para investigar o impacto a longo prazo da integração das TD na formação de professores de Matemática, explorando também a modalidade de ensino híbrido e desenvolvendo novos recursos educacionais digitais.

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Biografia do Autor

  • Mateus Souza de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Jequié, Bahia, Brasil

    Atualmente, sou professor Dr. de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), onde desempenho atividades de ensino, pesquisa e extensão. Destaco, entre as conquistas que moldam minha jornada acadêmica, o doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em parceria com a Rede Nordeste de Ensino (Renoen). Também possuo um mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), além de um mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat - UESB). Minha trajetória foi enriquecida por especializações estrategicamente selecionadas, como Tecnologias e Educação Aberta e Digital pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), com dupla certificação pela Universidade Aberta (Uab) de Portugal, além de especializações em Gestão Educacional (UESB), Mídias na Educação (UESB) e Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Minha formação teve início com a graduação em Licenciatura em Matemática com enfoque em Informática (UESB), marco inicial que impulsionou meu percurso de descobertas no campo da Matemática. Sou autor do blog "MatheusMáthica" e do livro "Formação Continuada com Tecnologias Digitais: ensino de funções quadráticas". Além disso, sou autor de alguns artigos e capítulos de livros, posicionando-me como um agente de mudança no campo da Educação Matemática. A minha área de interesse abrange a interseção entre Educação Matemática, Tecnologias Digitais e a Formação de Professores. 

  • Maria Deusa Ferreira da Silva, Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), Belém, Pará, Brasil.

    Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (1995), com Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Rio Claro(1999) e Doutora em Educação - Linha de Educação Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (2010). Pós-Doutorado em Educação Matemática -UNESP Rio Claro (2016). Professora Titular na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - Campus de Vitória da Conquista (BA). Atua na área de Matemática, com ênfase no ensino de Geometria, Geometria Analítica e Cálculo Diferencial e Integral e na área de Educação Matemática desenvolvendo pesquisas nas seguintes linhas: Tecnologias Digitais no Ensino, Formação de Professores de Matemática e História da Matemática. 

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Publicado

2025-03-15

Como Citar

OLIVEIRA, Mateus Souza de; SILVA, Maria Deusa Ferreira da. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: TESES E DISSERTAÇÕES (2018-2023). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 13, p. e25006, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.17815. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/17815. Acesso em: 5 dez. 2025.