AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL: TESES E DISSERTAÇÕES (2018-2023)
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v13.17815Palavras-chave:
Formação de Professores de Matemática, Práticas Pedagógicas Inovadoras, Tecnologias DigitaisResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática de literatura (RSL) sobre a integração das Tecnologias Digitais (TD) na formação de professores de Matemática no Brasil, destacando sua contribuição para a promoção de práticas pedagógicas inovadoras. A pesquisa foi conduzida com uma abordagem qualitativa e adotou a técnica de análise de conteúdo para a análise dos dados. Foram encontrados 14 trabalhos relevantes, sendo seis teses e oito dissertações, mediante o uso de descritores aplicados nos bancos de dados de teses e dissertações brasileiras, como o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), passando por dois critérios de exclusão e três de escolha. Os resultados indicam uma forte ênfase na aplicação prática das TD tanto na formação inicial quanto na continuada dos professores. As teses focam predominantemente na formação inicial, enquanto as dissertações equilibram entre formação inicial e continuada. As TD são reconhecidas pelo seu potencial de enriquecer o ensino de Matemática, facilitando o desenvolvimento de habilidades tecnológicas e pedagógicas. As análises destacam a importância de uma abordagem crítica e reflexiva no uso das TD, alinhada com a necessidade de uma formação contínua e abrangente. Recomenda-se a realização de estudos longitudinais para investigar o impacto a longo prazo da integração das TD na formação de professores de Matemática, explorando também a modalidade de ensino híbrido e desenvolvendo novos recursos educacionais digitais.
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