CAIXAS ENTOMOLÓGICAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16107

Palavras-chave:

Insetos, Coleções entomológicas, Atividade prática, Educação básica, Fundamental I

Resumo

A realização de atividades práticas no Ensino de Ciências na Educação Básica, em especial, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ainda apresenta algumas precariedades, seja por falta de estrutura da escola, seja por carência de material, seja devido à preparação docente, ou outro. Diante dessa lacuna, a presente pesquisa objetivou investigar as contribuições que a montagem e uso de caixas entomológicas trazem para o Ensino de Ciências do Ensino Fundamental I da Educação Básica. Com caráter qualitativo, o estudo consistiu em coletar insetos e utilizá-los em uma aula de Ciências com produção, pelos próprios alunos participantes, de uma caixa entomológica. A mesma foi composta por 19 exemplares de insetos. O lócus principal da pesquisa foi o Laboratório de Biodiversidade e Conservação (LABICON), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – (IFPA), Campus Abaetetuba, que possui uma coleção entomológica com fins didáticos e científicos. Os resultados apontam para o envolvimento e interesse dos discentes na realização da atividade, participação ativa dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, aproximação entre teoria e prática, bem como para a aceitação e perspectivas docentes para uso do material produzido. Com isso, apontamos a eficiência deste recurso metodológico no Ensino de Ciências, necessitando, contudo, que os professores se apropriem de experiências e conceitos relacionados ao tema, contextualizem a temática com assuntos inerentes às vivências dos estudantes e busquem formação continuada que os auxilie no aumento da diversificação e da interdisciplinaridade de suas aulas.  

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Biografia do Autor

Laís Nonato Rodrigues, Instituto Federal do Pará (IFPA), Abaetetuba, Pará, Brasil

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba. 

Natanael Charles da Silva, Instituto Federal do Pará (IFPA), Abaetetuba, Pará, Brasil.

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/ UECE). Pós-graduação em Biologia Vegetal (UCAM). Mestre em Ensino de Biologia (Profbio) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atuou como professor de biologia da Educação Básica pelas escolas: E.E.M. Euclides Pinheiro de Andrade - CE; Centro de Ensino Professor Aquiles Batista Vieira - Cidade de Alcântara - MA; Escola de Ensino Integral Joana Batista Sousa Silva na cidade de São Luís - MA. Atualmente é Professor EBTT pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - (IFPA) Campus Abaetetuba, responsável pelas disciplinas Biossegurança e Zoologia dos invertebrados (I e II) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Thayna Cristina Dias e Dias, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, São Paulo, Brasil.

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Unesp/Bauru, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação de Ciências e Matemática (PPGECM) da Unifesspa, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) e em Ensino de Astronomia e Ciências afins pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (Ufrpe). Colaboradora voluntária do Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto" (ODA), integra o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPEC- UNESP/Bauru). Possui interesses na áreas de: Educação Especial, ensino de Ciências nos anos iniciais, ensino de Astronomia, currículo e formação de professores.

Dyana Joy dos Santos Fonseca, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém, Pará, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA - Campus Abaetetuba (2009-2012); Especializou em Farmacologia e Interação Medicamentosa (UNINTER) no ano de 2015; Mestrado pela Universidade Federal Rural da Amazônia parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi na área de Botânica Tropical (2016-2018). Participou do Projeto Flora do Município de Abaetetuba,PA: Diversidade e Usos (2010-2012) e do Projeto Mais Educação (2010-2012). Ministrou aulas da Disciplina de Biologia nos municípios de Abaetetuba e Moju (2013-2014). Foi bolsista no projeto Coleções Científicas Biológicas do Museu Paraense Emílio Goeldi: informatização e participação no Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira SiBBr (AT/CNPq - 2015). Em 2018 exerceu docência na Universidade Federal do Pará, pólo de Melgaço, com a Disciplina de Morfologia e Fisiologia Vegetal; Atuou no Programa de Capacitação Institucional (PCI- DD) do Museu Paraense Emílio Goeldi com o Projeto: Coleção de briófitas do herbário Museu Paraense Emílio Goeldi (MG): dados sobre a diversidade e a distribuição das briófitas na Amazônia. Como pesquisadora, tem experiência na área de Ensino de Biologia, Etnobotânica e Coleções Biológicas.

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Publicado

2023-11-27

Como Citar

RODRIGUES, L. N. .; SILVA, N. C. da; DIAS, T. C. D. e .; FONSECA, D. J. dos S. . CAIXAS ENTOMOLÓGICAS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23088, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16107. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16107. Acesso em: 2 maio. 2024.