ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE MENINAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS DE INTERVENÇÃO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.14810

Palavras-chave:

Espaços socioeducativos, Educação científica, Formação cidadã, Vida em sociedade

Resumo

O objetivo deste estudo foi refletir sobre as possíveis conjecturas e perspectivas para o processo de Alfabetização Científica de meninas em situação de privação de liberdade em um Centro Socioeducativo da cidade de Manaus-AM, a partir do nível de Alfabetização Científica apresentado por esse público. A pesquisa possui abordagem qualitativa. Foi utilizado um questionário para coleta de dados e a análise de conteúdo e triangulação de dados para interpretação e análise dos resultados. Foi verificado que apenas uma, dentre as cinco participantes, apresenta índices correspondentes aos necessários para ser considerada alfabetizada cientificamente. Destaca-se, também, que os eixos 2 (Natureza da Ciência) e 3 (Impactos da Ciência) são aqueles que apresentam maiores carências em relação à Alfabetização Científica das participantes. Com isso, o instrumento se mostra como uma importante ferramenta para orientação docente no processo de ensino e aprendizagem, auxiliando-o na escolha por novas ferramentas didático-pedagógicas e na conscientização de que a Ciência faz parte da formação humana e, sendo essencial para a formação cidadã dos indivíduos, especialmente no caso daqueles privados de liberdade, auxiliando-os, assim, no processo de ressocialização.

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Biografia do Autor

Miceia de Paula Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2018) e graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Luterano de Manaus/Universidade Luterana do Brasil (2010). Atualmente é Professor EAD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas e Pedagoga do Sistema Socioeducativo da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental. Tem experiência em Gerenciamento de Projetos Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Ressocialização, Educação Científica e Tecnológica, Espaços Não Formais de Ensino, Formação de Professores na Educação Básica de Ensino Público.

Natanael Charles da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/ UECE). Pós-graduação em Biologia Vegetal (UCAM). Mestre em Ensino de Biologia (Profbio) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atuou como professor de biologia da Educação Básica pelas escolas: E.E.M. Euclides Pinheiro de Andrade - CE; Centro de Ensino Professor Aquiles Batista Vieira - Cidade de Alcântara - MA; Escola de Ensino Integral Joana Batista Sousa Silva na cidade de São Luís - MA. Atualmente é Professor EBTT pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - (IFPA) Campus Abaetetuba, responsável pelas disciplinas Biossegurança e Zoologia dos invertebrados (I e II) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987, licenciatura; 1988 bacharelado), Especialização em Microbiologia (1995, UFRN), Mestrado em Bioecologia Aquática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Desenvolveu pós doutoramento na Universidade de Coimbra (2012-2013). É professora associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte atuando no ensino presencial e a distância. Tem experiência na área de Microbiologia ambiental, com ênfase em Ecologia de Microrganismos aquáticos, principalmente em ecossistemas aquáticos do semi-árido norteriograndense. Em uma segunda linha de trabalho e orientação de alunos de pós-graduação, desenvolve pesquisas sobre o Ensino de Biologia, notadamente sobre as dificuldades de aprendizagem e concepções alternativas de professores e alunos do ensino básico em conteúdos biológicos e sustentabilidade. Desenvolve trabalhos de divulgação científica e educação para a sustentabilidade.

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

RODRIGUES, M. de P. .; SILVA, N. C. da; ARAÚJO, M. F. F. de . ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE MENINAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS DE INTERVENÇÃO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23029, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14810. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14810. Acesso em: 3 maio. 2024.