ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE MENINAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: REFLEXÕES E PERSPECTIVAS DE INTERVENÇÃO
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.14810Palavras-chave:
Espaços socioeducativos, Educação científica, Formação cidadã, Vida em sociedadeResumo
O objetivo deste estudo foi refletir sobre as possíveis conjecturas e perspectivas para o processo de Alfabetização Científica de meninas em situação de privação de liberdade em um Centro Socioeducativo da cidade de Manaus-AM, a partir do nível de Alfabetização Científica apresentado por esse público. A pesquisa possui abordagem qualitativa. Foi utilizado um questionário para coleta de dados e a análise de conteúdo e triangulação de dados para interpretação e análise dos resultados. Foi verificado que apenas uma, dentre as cinco participantes, apresenta índices correspondentes aos necessários para ser considerada alfabetizada cientificamente. Destaca-se, também, que os eixos 2 (Natureza da Ciência) e 3 (Impactos da Ciência) são aqueles que apresentam maiores carências em relação à Alfabetização Científica das participantes. Com isso, o instrumento se mostra como uma importante ferramenta para orientação docente no processo de ensino e aprendizagem, auxiliando-o na escolha por novas ferramentas didático-pedagógicas e na conscientização de que a Ciência faz parte da formação humana e, sendo essencial para a formação cidadã dos indivíduos, especialmente no caso daqueles privados de liberdade, auxiliando-os, assim, no processo de ressocialização.
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