TEMAS TRANSVERSAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS DE 2017 A 2021?

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.15302

Palavras-chave:

Ensino Transversal, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Produção Científica, Estado do Conhecimento

Resumo

Os Temas Transversais (TT) são assuntos urgentes no âmbito das diferentes áreas do conhecimento que compõem o currículo da educação básica, pois propõem uma articulação entre os conteúdos escolares e as questões sociais. Eles foram inseridos no currículo nacional quando da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) como alternativa para o desenvolvimento de um ensino mais integrador e contextualizado. Neste estudo, o objetivo foi analisar a produção científica dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu no Brasil entre os anos 2017 e 2021, que investigou a abordagem dos Temas Transversais na educação básica. Foram realizadas buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, utilizando os descritores e as combinações “temas transversais”; “temas transversais” AND “prática docente”; “temas transversais” AND “professores”; e “temas transversais” AND “ensino”, sendo inventariados 42 trabalhos acadêmicos. O panorama traçado demonstrou algumas lacunas em termos de produção sobre o tema. Dentre elas, destacaram-se a distribuição geográfica dos estudos, que se limita, prioritariamente, às regiões Sul e Sudeste do país, e a necessidade de uma maior abrangência em relação aos temas abordados. Concluiu-se que, apesar de mais de duas décadas terem se passado desde a publicação dos PCN e da inclusão dos Temas Transversais no currículo, a proposta de um ensino na perspectiva da transversalidade e interdisciplinaridade, que adota como foco central do trabalho pedagógico temas de relevância social e buscam promover uma educação cidadã, ainda requer muitas reflexões nos campos escolar e acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Adriana Santos Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Formoso do Araguaia, Tocantins, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2006), mestrado em Ecologia e Evolução pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Universidade Federal de Goiás (2009). É doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica em Educação em Ciências (REAMEC). É professora no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) desde 2016.

Aline Andréia Nicolli, Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura (1995), com especialização em Metodologia do Ensino e Pesquisa em Biologia (1996), mestrado (2001) e doutorado (2009) em Educação e pós-doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2011). Professora e Pesquisadora no Centro de Educação, Letras e Artes, da Universidade Federal do Acre, com experiência em Formação de professores, atuando, principalmente, com Ensino de Ciências, Epistemologia e Práticas Pedagógicas e Pesquisa em Educação. Docente no Curso de Pedagogia, desde 2006. Professora credenciada no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, da Ufac, desde 2013, e no Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, Reamec, desde 2021. Tutora do PET - Conexões de Saberes: Comunidades Indígenas, na Ufac, desde 2021 e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências no Acre - Gepecac, desde 2010. Editora de seção da Revista Scientia Naturalis, desde dezembro de 2018, e da RBPEC, desde agosto de 2021. Professora de Educação infantil (1992), Ensino fundamental - anos iniciais (1993 a 1994), Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio (Ciências e Química, respectivamente) (1994-1995 e depois de 1998 a 2001), nas redes municipal, estadual e particular de ensino. Coordenadora de Ensino, na área de Ciências, na Secretaria Municipal de Educação de Concórdia, SC. (1995 - 1998). Professora de Ensino Superior (1997 a 2005) e Secretária Acadêmica, na Universidade do Contestado, de 2001 a 2005. No Acre, Responsável pela Comissão Própria de Avaliação e pelo Serviço de Atendimento ao Estudante, na Uninorte, em 2005. De 2012 a 2014, Coordenadora do Curso de especialização em Coordenação Pedagógica, ofertado por meio do Programa Nacional Escola de Gestores e Diretora de Apoio ao Desenvolvimento ao Ensino, na Ufac. Coordenadora, de 2014 a 2016, do Programa Nacional Escola de Gestores, na Ufac, Pró-reitora de Assuntos Estudantis (2014 a 2015) e Pró-reitora de Graduação (2015 a 2018). Presidente do Comfor, na Ufac (2014 a 2018). Além disso, Secretária e Tesoureira da Abrapec - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, de 2017 a 2019 e 2018 a 2020, respectivamente.

Janaína Costa e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Araguatins, Tocantins, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí. É docente efetiva com dedicação exclusiva, na área de biologia, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins(IFTO) - Campus Araguatins. Atualmente ministra disciplinas na Pós Graduação/Especialização no Ensino de Ciências e Matemática, na graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas e no Ensino médio. Atua como professora orientadora do Programa Residência Pedagógica. Já esteve como coordenadora do PIBID, também coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, além de supervisora e orientadora de estágio. Mestre em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins- Campus Palmas. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) - Pólo UFMT/Cuiabá.

Quitéria Costa de Alcantara Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Araguatins, Tocantins, Brasil.

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO, Campus Araguatins. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins - UNITINS (2002). Especialista nas áreas de Psicopedagogia/Orientação Educacional e em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino em Linguagem. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília -UnB (2016), na área de Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica (https://repositorio.unb.br/handle/10482/19842). Tem experiências na área da Educação, com ênfase em Formação de Professores, Prática Pedagógica, Estágio Supervisionado, Distúrbios de Aprendizagem e Habilidades Socioemocionais. Professora efetiva nos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Computação, lecionando as disciplinas: História da Educação, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Psicologia da Educação e Didática. Professora do curso de Pós-graduação Lato Sensu: Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática na disciplina de Didática e Metodologias. Membro atuante do Colegiado dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Computação e do Núcleo Docente Estruturante - NDE de ambos os Cursos de Licenciatura. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros e Indígenas-NEABI/UFPB. Fomenta prática pedagógica de forma inovadora, atuando com propostas interventivas em parceria com escolas de educação básica e comunidades rurais, tornando-as um laboratório vivo na troca de experiências entre professores em exercício e em formação.

Referências

ARAÚJO, U. F. Temas transversais, pedagogia de projetos e as mudanças na educação. São Paulo: Summus, 2014.

AZAMBUJA, C. R. et al. Percepções de acadêmicos de educação física do sul do Brasil sobre o tema transversal saúde. Arch Health Invest, v.5, n.4, p.201-207, 2016.

https://doi.org/10.21270/archi.v5i4.1332

BENITES, L. B.; FEIFFER, A. H. S.; DINARDI, A. J. Concepções de meio ambiente e de educação ambiental de um grupo de professores da educação básica e a influência destas nos projetos ambientais desenvolvidos. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient, n. 1, p. 281-294, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8579

BOMFIM, A. M. et al. Parâmetros Curriculares Nacionais: uma revisita aos Temas Transversais Meio Ambiente e Saúde. Trab. Educ. Saúde, v. 11, n. 1, p. 27-52, 2013. https://doi.org/10.1590/S1981-77462013000100003

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2017. Brasília, DF, 2018. Disponível em:< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 12 de julho de 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. Brasília, 2019. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf> Acesso em: 24 dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Avaliação. CAPES - Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, Dados das Teses e Dissertações da Pós-Graduação 2017 a 2020. Brasília, 2020a. Disponível em: < https://metadados.capes.gov.br/index.php/catalog/203>. Acesso em: 20 dez 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Guia de Implementação da Base Nacional Comum Curricular: orientações para o processo de implementação da BNCC. Brasília, 2020b. Disponível em: <https://implementacaobncc.com.br/>. Acesso em: 23 dez 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. GEOCAPES - Sistema de Informações Georreferenciadas. Distribuição de Programas de Pós-Graduação no Brasil por Área de Avaliação. Brasília, 2020c. Disponível em: < https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/#> Acesso em: 23 dez 2021.

BUSQUETS, M. D.; LEAL, A. A educação para a saúde. In BUSQUETS, M. D. et al. Temas Transversais em Educação: bases para uma formação integral. 2. ed. São Paulo; Ática, 1999, p. 61-103.

CARVALHO, F. B.; BELTRÃO, G. G. B.; FEIO, J. da S.; TERÁN, A. F. Possibilidades de alfabetização científica no bosque da ciência, Manaus, AM, Brasil. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 342–356, 2018. https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p342-356.i7042

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt> Acesso em: 14 dez 2021.

GOULART, A. S. et al. Breve perspectiva de licenciandos sobre Temas Transversais: Meio ambiente, Saúde e Sexualidade. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. 01-16, 2020. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5337

INOUE, A. A.; MIGLIORI, R. F.; D’ AMBROSIO, U. Temas transversais e educação em valores humanos. São Paulo: Peirópolis, 1999.

LOPES, A. C. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.

LOPES, A. C. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Revista Retratos da Escola, v. 13, n. 25, p. 59-75, 2019. https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.963

MORENO, M. Temas Transversais: um ensino voltado para o futuro. In BUSQUETS, M. D. et al. Temas Transversais em Educação: bases para uma formação integral. 2. ed. São Paulo; Ática, 1999, p. 19-59.

MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MORIN. E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 8. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORIN. E. Introdução ao pensamento complexo. 5. Ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

NARDI, R. A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática no Brasil. Ciência & Educação, v.21, n.2, p. 01-05, 2015. https://doi.org/10.1590/1516-731320150020001

NEGRÃO, F. da C.; MORHY, P. E. D. A inserção da disciplina de educação em espaços não formais no curso de Pedagogia. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 219–234, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v7i3.9337

NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. Trad. Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.

NICOLLI, A. A. Educação da sexualidade para o século XXI: Concepções, proposições e ações escolares. Santa Catarina: Imprimax, 2001.

ROMANOWSKI, J. P; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo Estado da Arte em educação. Diálogo educacional, v. 6, n.19, p. 37-50, 2006. Disponível em: < https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176/22872>. Acesso em: 23 dez. 2021.

RUIZ, J. B. et al. Educação ambiental e os temas transversais. Akrópolis, v.13, n.1, p.31-38, 2005. Disponível em: <https://ojs.revistasunipar.com.br/index.php/akropolis/article/view/451/410> Acesso em: 04 mar 2023.

SILVA, A. P. P. N; SOUZA, R. T.; VASCONCELOS, V. M. R. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação, v. 43, n. 3, p. 1-12, 2020. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.37452

SOARES, S. T.; LIMA, S. S.; CARBO, L. Conhecimento especializado de professores de química: modelo teórico. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 648–666, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.10255

SUANNO, M. V. R. Prefácio. In: SANTOS, Akiko; SOMMERMAN, Américo (Orgs). Ensino disciplinar e transdisciplinar: uma coexistência necessária. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014, p.13-16.

YUS, R. Temas Transversais: em busca de uma nova escola. Porto Alegre: Artmed,1998.

ZARTH, S. M. Temas Transversais no Ensino Fundamental: educação para a saúde e orientação sexual. 2013. 120f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

Downloads

Publicado

2023-10-13

Como Citar

CARVALHO, M. A. S. .; NICOLLI, A. A.; SILVA, J. C. e .; OLIVEIRA, Q. C. de A. TEMAS TRANSVERSAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS DE 2017 A 2021?. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23058, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15302. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15302. Acesso em: 27 abr. 2024.