TEMAS TRANSVERSALES EM EDUCACIÓN BASICA: ¿QUÉ DICEN LAS INVESTIGACIONES DESARROLLADAS DE 2017 A 2021?
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.15302Palabras clave:
Enseñanza transversal, Interdisciplinariedad, Transdisciplinariedad, Producción científica, Estado del conocimientoResumen
Los Temas Transversales (TT) son cuestiones urgentes dentro de las diferentes áreas de conocimiento que componen el currículo de la educación básica, ya que proponen un vínculo entre los contenidos escolares y las cuestiones sociales. Fueron incluidos en el currículo nacional cuando se publicaron los Parámetros Curriculares Nacionales (PCN) como alternativa para desarrollar una enseñanza más integrada y contextualizada. En este estudio, el objetivo fue analizar la producción científica de los programas de posgrado stricto sensu en Brasil entre 2017 y 2021 que investigó el enfoque de los Temas Transversales en la educación básica. Se realizaron búsquedas en el Catálogo CAPES de Tesis y Disertaciones, utilizando los descriptores y combinaciones “temas transversales”; “temas transversales” Y “práctica docente”; “temas transversales” Y “profesores”; y “temas transversales” Y “enseñanza”, y se encontraron 42 trabajos académicos. La visión de conjunto mostró algunas lagunas en cuanto a la producción sobre el tema. Entre ellas, la distribución geográfica de los estudios, que se limita principalmente a las regiones Sur y Sudeste del país, y la necesidad de una mayor cobertura de los temas tratados. Se concluyó que, aunque han pasado más de dos décadas desde la publicación del PCN y la inclusión de los Temas Transversales en el currículo, la propuesta de enseñanza desde la perspectiva de la transversalidad y la interdisciplinariedad, que adopta temas de relevancia social como eje central del trabajo pedagógico y busca promover la educación ciudadana, aún requiere de mucha reflexión en el ámbito escolar y académico.
Descargas
Referencias
ARAÚJO, U. F. Temas transversais, pedagogia de projetos e as mudanças na educação. São Paulo: Summus, 2014.
AZAMBUJA, C. R. et al. Percepções de acadêmicos de educação física do sul do Brasil sobre o tema transversal saúde. Arch Health Invest, v.5, n.4, p.201-207, 2016.
https://doi.org/10.21270/archi.v5i4.1332
BENITES, L. B.; FEIFFER, A. H. S.; DINARDI, A. J. Concepções de meio ambiente e de educação ambiental de um grupo de professores da educação básica e a influência destas nos projetos ambientais desenvolvidos. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient, n. 1, p. 281-294, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.14295/remea.v0i1.8579
BOMFIM, A. M. et al. Parâmetros Curriculares Nacionais: uma revisita aos Temas Transversais Meio Ambiente e Saúde. Trab. Educ. Saúde, v. 11, n. 1, p. 27-52, 2013. https://doi.org/10.1590/S1981-77462013000100003
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2017. Brasília, DF, 2018. Disponível em:< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 12 de julho de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Contexto Histórico e Pressupostos Pedagógicos. Brasília, 2019. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf> Acesso em: 24 dez. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diretoria de Avaliação. CAPES - Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, Dados das Teses e Dissertações da Pós-Graduação 2017 a 2020. Brasília, 2020a. Disponível em: < https://metadados.capes.gov.br/index.php/catalog/203>. Acesso em: 20 dez 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de Implementação da Base Nacional Comum Curricular: orientações para o processo de implementação da BNCC. Brasília, 2020b. Disponível em: <https://implementacaobncc.com.br/>. Acesso em: 23 dez 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. GEOCAPES - Sistema de Informações Georreferenciadas. Distribuição de Programas de Pós-Graduação no Brasil por Área de Avaliação. Brasília, 2020c. Disponível em: < https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/#> Acesso em: 23 dez 2021.
BUSQUETS, M. D.; LEAL, A. A educação para a saúde. In BUSQUETS, M. D. et al. Temas Transversais em Educação: bases para uma formação integral. 2. ed. São Paulo; Ática, 1999, p. 61-103.
CARVALHO, F. B.; BELTRÃO, G. G. B.; FEIO, J. da S.; TERÁN, A. F. Possibilidades de alfabetização científica no bosque da ciência, Manaus, AM, Brasil. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 342–356, 2018. https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2018.v6.n2.p342-356.i7042
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt> Acesso em: 14 dez 2021.
GOULART, A. S. et al. Breve perspectiva de licenciandos sobre Temas Transversais: Meio ambiente, Saúde e Sexualidade. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. 01-16, 2020. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5337
INOUE, A. A.; MIGLIORI, R. F.; D’ AMBROSIO, U. Temas transversais e educação em valores humanos. São Paulo: Peirópolis, 1999.
LOPES, A. C. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.
LOPES, A. C. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Revista Retratos da Escola, v. 13, n. 25, p. 59-75, 2019. https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.963
MORENO, M. Temas Transversais: um ensino voltado para o futuro. In BUSQUETS, M. D. et al. Temas Transversais em Educação: bases para uma formação integral. 2. ed. São Paulo; Ática, 1999, p. 19-59.
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MORIN. E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 8. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN. E. Introdução ao pensamento complexo. 5. Ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
NARDI, R. A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática no Brasil. Ciência & Educação, v.21, n.2, p. 01-05, 2015. https://doi.org/10.1590/1516-731320150020001
NEGRÃO, F. da C.; MORHY, P. E. D. A inserção da disciplina de educação em espaços não formais no curso de Pedagogia. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 219–234, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v7i3.9337
NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. Trad. Lúcia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.
NICOLLI, A. A. Educação da sexualidade para o século XXI: Concepções, proposições e ações escolares. Santa Catarina: Imprimax, 2001.
ROMANOWSKI, J. P; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo Estado da Arte em educação. Diálogo educacional, v. 6, n.19, p. 37-50, 2006. Disponível em: < https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24176/22872>. Acesso em: 23 dez. 2021.
RUIZ, J. B. et al. Educação ambiental e os temas transversais. Akrópolis, v.13, n.1, p.31-38, 2005. Disponível em: <https://ojs.revistasunipar.com.br/index.php/akropolis/article/view/451/410> Acesso em: 04 mar 2023.
SILVA, A. P. P. N; SOUZA, R. T.; VASCONCELOS, V. M. R. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação, v. 43, n. 3, p. 1-12, 2020. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.37452
SOARES, S. T.; LIMA, S. S.; CARBO, L. Conhecimento especializado de professores de química: modelo teórico. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 648–666, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.10255
SUANNO, M. V. R. Prefácio. In: SANTOS, Akiko; SOMMERMAN, Américo (Orgs). Ensino disciplinar e transdisciplinar: uma coexistência necessária. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014, p.13-16.
YUS, R. Temas Transversais: em busca de uma nova escola. Porto Alegre: Artmed,1998.
ZARTH, S. M. Temas Transversais no Ensino Fundamental: educação para a saúde e orientação sexual. 2013. 120f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Cómo citar
Licencia
Derechos de autor 2023 Maria Adriana Santos Carvalho, Aline Andréia Nicolli, Janaína Costa e Silva, Quitéria Costa de Alcantara Oliveira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.










































































