PRÁTICAS DE LEITURA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.14884

Palavras-chave:

Práticas de leitura, Mediação, Aulas de Ciências

Resumo

Este trabalho objetivou identificar as práticas de leitura de professores de Ciências das redes municipal e estadual das cidades de Mariana e Ouro Preto - MG por meio de uma pesquisa quali-quantitativa. A coleta de dados foi realizada, em um primeiro momento, por intermédio da aplicação de questionários distribuídos a 20 professores de escolas públicas. Além disso, um fragmento de aula da mediação de leitura de uma professora foi analisado. Os resultados evidenciam que os exercícios fotocopiados estão muito presentes na sala de aula e a leitura de textos didáticos é realizada sem que os professores utilizem estratégias didáticas que os textos de ciências exigem. Nesse sentido, o propósito dos textos não leva os estudantes à compreensão dos conteúdos e dialogia nas aulas de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jane Aparecida Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto(2002) e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto(2015). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Educação.

Sheila Alves Almeida, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Sheila Alves de Almeida é professora Associada do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, ministrando as disciplinas de metodologias e práticas do ensino de ciências no curso de Pedagogia. Orienta pesquisas no Programa de Pós Graduação em Educação no Instituto de Ciências Humanas e Sociais/ICHS-UFOP. Mestre em Educação na linha de Educação e Ciências pela UFMG (2005) e doutora na linha Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP (2011). Atuou como Professora do Ensino Fundamental por 15 anos em escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte. Coordenou atividades do PIBID Biologia na UFOP até 2017. Atua principalmente nos seguintes temas: divulgação científica para crianças, leitura e escrita nas aulas de ciências do Ensino Fundamental, formação de professores e interações discursivas nas aulas de ciências com o foco nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Referências

ALBUQUERQUE, Helena Machado. A escola como ambiente educativo. In: Jornal APASE, São Paulo: Sindicato de Supervisores do Magistério no Estado de São Paulo, v. 13, n. 104, p. 5-8, 2002.

ALMEIDA, Maria José, SILVA, Henrique César Linguagens, leituras e ensino de ciências. Campinas: Mercado das Letras, 1998.

ALMEIDA, Maria José. P. M. Discursos da Ciência e da escola: Ideologias e leituras possíveis. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

ALMEIDA, Sheila Alves. Cenas de leitura da Ciência Hoje das Crianças: Modos de uso e apropriação da revista em sala de aula. Educação em Revista (ONLINE), v. 34, p. 1, 2018.

ALMEIDA, Sheila Alves; APARECIDA, Jane. Professor de Ciências também pode ensinar leitura. 2018. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/14121/professor-de-ciencias-tambem-pode-ensinar-leitura; https://www.portaliede.com.br/professor-de-ciencias-tambem-pode-ensinar-leitura/. Acesso: 05/04/2022.

MAZZOTTI, Alda Judit; GEWANDSZNAJDE, Fernando. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, no. 113, p.40, 2001. Disponível em https://www.scielo.br/j/cp/a/Ly5RGTH4Yj8zGKbfz6DQFtC/?format=pdf&lang=pt. Acesso: 13/10/2023

ASSUNÇÃO, Antônio Luiz. Sob o regime da produção de sentido. In:MARI, H. et al (org.). Ensaios sobre leitura. Belo Horizonte: Pucminas, 2007.

CARO, Carmen; PAULA, Helder; BARBOSA, Mairy; CAIXETA, Maria Emília; SOARES, Nilma; AGUIAR, Orlando; SCHMITZ; Ruth; MOURA, Selma. Construindo Consciências: Ciências: 9º ano: Ensino fundamental. São Paulo: Scipione, 2009.

ESPINOZA, Ana. La especificidad de las situaciones de lectura en “naturales”. Lectura y Vida. Revista Latinoamericana de Lectura, 2006.

ESPINOZA, Ana; CASAMAJOR, Adriana; PITTON, Egle. Enseñar a leer textos de ciências. Buenos Aires: Paidós, 2009

JÚNIOR, Célio da Silva; CAIXETA, Maria Emília; MACHADO, Andréa Horta. Leitura em sala de aula de ciências como uma prática social. Revista Ensaio, v. 17, p.633, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172015170305

KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 2001.

KLEIMAN, Ângela. Texto & Leitor. Aspectos cognitivos da leitura. Pontes: Campinas, São Paulo, 2013.

KLEIMAN, Ângela. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Campinas: Cefiel - Unicamp; MEC, 2005.

LACOMBE, Michael da Silva. A veiculação da ciência nas capas de revistas: o caso da revista Galileu. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, Tese. Ufscar, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1104. Acesso 13/10/2023.

MARTINS, I. Visual imagery in science education Visual Imagery in School Science Textbooks. In GRAESSER A, OTERO J e DE LEON, J. A. (eds.) The Psychology of Scientific Text Comprehension. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Ass. Publ., pp. 73-90, 2002

MACEDO, Maria do Socorro Alencar. Interações e práticas de letramento em sala de aula: o uso do livro didático e da metodologia de projetos. Tese. Faculdade de Educação, UFMG, 2004.

OLIVEIRA, Jane Aparecida. Trilhas e caminhos de leitura: estratégias de mediação utilizadas por uma professora nas aulas de Ciências. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5936. Acesso: 13/10/2023.

PAULA, Helder.; LIMA, Maria Emília. Formulação de questões e mediação da leitura. Investigações em ensino de ciências, v.15, n.3, p.429-461, 2010. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/257. Acesso: 13/10/2023.

PEREIRA, Guilherme; ORTIGÃO, Maria Isabel. Pesquisa quantitativa em educação: algumas considerações. Periferia, v. 8, n. 1, p.66 2016. Disponível: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/27341. Acesso: 13/10/2023.

SANTOS FILHO, Carlos Alberto Soares dos; WENZEL, Judite Scherer . Textos de divulgação científica na formação de professores de ciências: uma revisão. Revista REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 10, p. e22042, 2022. https://doi.org/10.26571/reamec.v10i2.13453

SILVEIRA, Maria Inez Matoso. Modelos Teóricos e estratégias de leitura de leitura: suas implicações no ensino. Maceió: EDUFAL, 2005.

SOARES, Magda. As condições sociais da leitura. In: ZILBERMAN, R.; SILVA, E.T. (org.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 2005.

SOARES, Leonardo Antônio. Análise do jornal popular Super Notícia sob enfoque crítico e multimodal. Alfa, v.61, n.3, p.575-597, 2017.https://doi.org/10.1590/1981-5794-1711-5.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.

SOUSA JUNIOR, Luciano. Calixto de.; GALIETA, Tatiana. Histórias em quadrinhos e ficção científica: análise e proposta de uso no ensino de ciências. . Revista REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 9, p. e21093, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.12870

SUTTER, Miriam. Pelas Veredas da Memória: revisitando ludicamente velhas palavras. PUC RIO, 2005.

Downloads

Publicado

2023-10-18

Como Citar

OLIVEIRA, J. A. .; ALMEIDA, S. A. PRÁTICAS DE LEITURA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23061, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14884. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14884. Acesso em: 3 maio. 2024.