MAPEAMENTO DE PESQUISAS BRASILEIRAS: INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.14481Palavras-chave:
Ensino de Ciências., Análise de Conteúdo., Banco de dissertações e teses.Resumo
Este artigo tem como objetivo geral: mapear as concepções e as contribuições de autores de teses e dissertações produzidas no país, analisando a Investigação Ação (IA) na Formação de professores em Ciências nos Anos Iniciais. Assim, questiona-se: Como as pesquisas articulam a IA na formação de professores em Ciências para os Anos Iniciais? Quais eixos teóricos da IA estão refletidos nas pesquisas sobre a formação de professores em Ciências para os Anos Iniciais? Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio da tipologia de pesquisa bibliográfica. Foi realizado um mapeamento da base de dados, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no período de 2013 a 2020, que indicou um quantitativo de seis pesquisas nesta delimitação. Para análise dos dados obtidos na busca foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo. Foi possível perceber que a maior parte das Pesquisas envolvendo IA na Formação de professores em Ciências nos Anos Iniciais se concentram na Região Sul. Em relação aos tipos de IA, uma pesquisa foi classificada como IA Técnica, duas pesquisas foram identificadas como IA Prática e três pesquisas identificadas como IA Crítica. Salienta-se, a importância de seguir investigando e utilizando nas pesquisas a IA para a formação de professores em Ciências nos Anos Iniciais.
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