MAPEAMENTO DE PESQUISAS BRASILEIRAS: INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.14481

Palavras-chave:

Ensino de Ciências., Análise de Conteúdo., Banco de dissertações e teses.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral: mapear as concepções e as contribuições de autores de teses e dissertações produzidas no país, analisando a Investigação Ação (IA) na Formação de professores em Ciências nos Anos Iniciais. Assim, questiona-se: Como as pesquisas articulam a IA na formação de professores em Ciências para os Anos Iniciais? Quais eixos teóricos da IA estão refletidos nas pesquisas sobre a formação de professores em Ciências para os Anos Iniciais? Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio da tipologia de pesquisa bibliográfica. Foi realizado um mapeamento da base de dados, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no período de 2013 a 2020, que indicou um quantitativo de seis pesquisas nesta delimitação. Para análise dos dados obtidos na busca foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo. Foi possível perceber que a maior parte das Pesquisas envolvendo IA na Formação de professores em Ciências nos Anos Iniciais se concentram na Região Sul. Em relação aos tipos de IA, uma pesquisa foi classificada como IA Técnica, duas pesquisas foram identificadas como IA Prática e três pesquisas identificadas como IA Crítica. Salienta-se, a importância de seguir investigando e utilizando nas pesquisas a IA para a formação de professores em Ciências nos Anos Iniciais.

 

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Biografia do Autor

Kaliandra Pacheco de Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Carro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Kaliandra Pacheco de Lima, 24 anos. Possui formação no Magistério - Curso Normal. Possui graduação em Pedagogia e em Licenciatura em Matemática (IFFar). Bolsista Pibid 2019-2020. Possui Pós graduação em Ensino de Matemática. Mestranda em Ensino de Ciências PPGEC, Campus Cerro Largo- Linha 2: Formação de Professores e Práticas pedagógicas. Orientanda da Dr. Rúbia Hemmel. Professora dos Anos Iniciais da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima -Santa Rosa - Efetiva 20h.

Rúbia Emmel, Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui Licenciatura em Pedagogia, pela Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM (2008), Especialização em Educação Infantil e Alfabetização (2009), Mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2011) e Doutorado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2015). Durante o Curso de Doutorado, participou de Projeto de Pesquisa: Concepções de Saúde e Educação para a Saúde na formação continuada de Professores: contribuições a organização curricular da educação básica e superior, no Centro de Investigação e Estudos da Criança, da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Atuou como Pedagoga/Técnica Administrativa em Educação, junto ao Departamento de Ensino do Câmpus Feliz, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Foi professora de ensino superior, no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Sociedade Educacional Três de Maio/SETREM. Foi Professora Adjunta, Magistério Superior, no Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade do Tocantins - UFT, Câmpus Arraias.Atuou como Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, IFRS, Câmpus Feliz, na área da Pedagogia. Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal Farroupilha, IFFAR, Câmpus Santa Rosa, na área de Pedagogia, nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Ciências Biológicas.Professora do Quadro permanente do PPGEC - Mestrado em Ensino de Ciências. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas - GEPPEPPE, UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul). Pesquisadora do Grupo de Estudos em Formação Docente, IFFAR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Formação de Professores, Fundamentos e Metodologias do Ensino de Ciências, Educação Infantil, Pesquisa em Educação, Pesquisa-ação, Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado, livro didático, cultura escolar, Gestão Educacional, Coordenação Pedagógica. 

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Publicado

2023-02-05

Como Citar

LIMA, K. P. de; EMMEL, R. MAPEAMENTO DE PESQUISAS BRASILEIRAS: INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23002, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14481. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14481. Acesso em: 22 jul. 2024.