PABLO MONTESINO E A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES EM ESPANHA (1838-1550)
DOI:
10.26571/reamec.v9i3.13012Palavras-chave:
Perito, Saber ensinar, Recursos Tecnológicos. Formação de Professores. Pandemia de COVID-19., Escolas de Formação de ProfessoresResumo
As Escuelas Normales foram criadas na Espanha pelo Plan de Instrucción Primaria de 1838, como instituições de formação de professores. Os seus professores foram formados na Escuela Normal Central que começou a funcionar em 1839 em Madrid. As Escuelas Normales forneceram, pela primeira vez, conhecimentos profissionais aos professores; em particular, conhecimentos profissionais como professores de matemática nas escolas primárias. Este artigo analisa a influência de Pablo Montesino na formação do "conhecimento para ensinar" matemática, que era considerado necessário para um professor de escola primária. Pablo Montesino foi o primeiro Diretor da Escuela Normal Central, e o especialista que influenciou a orientação e o desenvolvimento do ensino primário, da formação de professores através da sua participação em comissões e associações, do seu ensino na Escola Normal Central, mediante a a publicação de livros, artigos e até documentos legislativos.
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