A PROFISSIONALIZAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE EM QUÍMICA E O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR: UM VIÉS HISTÓRICO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i1.11294

Palavras-chave:

Profissão docente. Processo histórico da docência. Formação docente. Formação em Química. Epistemologia do conhecimento docente.

Resumo

Este trabalho é fruto de uma análise crítica realizada por meio de revisão bibliográfica, dividida em duas dimensões, no plano sócio-histórico, sendo elas: o processo de profissionalização da carreira docente, com foco especial em Química, e a natureza do conhecimento profissional docente. Este artigo tem como objetivo compreender como ocorreu a profissionalização da carreira docente em Química e qual a natureza do conhecimento profissional docente. A legitimação da profissão docente está intimamente ligada ao reconhecimento de um corpo de conhecimentos profissionais específicos. Entretanto, a falta de entendimento sobre a natureza e concepção do conhecimento profissional docente dificulta o reconhecimento social da docência e, também, do processo de profissionalização da carreira docente, especialmente, pelo modo como algumas políticas públicas para a formação docente são implantadas.

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Biografia do Autor

Graziele Borges de Oliveira Pena, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Adjunto II (desde 2010) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Campus Universitário do Araguaia (CUA) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) - Curso de Química Licenciatura. Doutora em Química (2018) pelo Departamento de Química de Pós-Graduação da UFG na área de concentração de Ensino de Química. Mestre em Química (2010) pelo Departamento de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na área de concentração de Ensino em Química com ênfase na Formação Docente. Possui Graduação em Química: Licenciatura e Bacharelado (2004) pela UFU. Pesquisadora na área de Ensino de Química. Subáreas: Formação Docente, Início da Carreira Docente, Programas de Inserção à docência, História e Epistemologia da Ciência, Epistemologia do Conhecimento profissional Docente em Química, Desenvolvimento do PCKC, Profissionalização da carreira docente, Teoria de Aprendizagem e Currículo. Pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa NECSus: Núcleo de Estudos em Currículo, Cultura e Subjetividades. Atuou como coordenadora de projetos de extensão PAPIC (Programa de Acompanhamento de Professores em Início de carreira) e PAPIC/Química (Programa de Acompanhamento de Professores de Química em início de carreira), orientadora de alunos de extensão (editais PBEXT e EXT), Mulheres Cientistas, coordenadora de projetos de pesquisa, orientadora de alunos de pesquisa (PIBIC), membro do Núcleo Estruturante Docente (NDE) do Curso de Licenciatura em Química da UFMT/CUA, Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química do Araguaia ? LaPEQuiA. Atuou como professora de Química da Educação Básica e Ensino Técnico (2005-2008). Atuou na indústria (2004-2005).

Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Universidade Federal de Goiás

Licenciada, mestre e doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás. Professora associada da área de Ensino de Química na Universidade Federal de Goiás, orientando no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química-UFG e no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG, coordenadora de área do PIBID/Química UFG campus Goiânia (Edição 2020), coordena o LEQUAL- Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas. Pesquisadora colaboradora da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química (RELAPEQ) desde a criação da rede em 2014. É pesquisadora do NUPEC-Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências da UFG. Vice-diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química nas gestões 2016-2018 e 2018-2020. Editora da seção de Educação da Revista Química Nova. Responsável pela seção "Relatos de Sala de Aula" da Revista Química Nova na Escola. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de Química/Ciências, Educação Ambiental, políticas públicas e ensino de Química, jogos e atividades lúdicas voltadas para o ensino de Química e mídias no ensino de Química.

Referências

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Publicado

2021-01-22

Como Citar

PENA, G. B. de O.; MESQUITA, N. A. da S. A PROFISSIONALIZAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE EM QUÍMICA E O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR: UM VIÉS HISTÓRICO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 1, p. e21011, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i1.11294. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11294. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências