TESTANDO A EFICIÊNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO APRENDIZADO DE BIOLOGIA, A PARTIR DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i3.12866

Palavras-chave:

Práticas, Metodologias ativas, Aprendizagem, Biologia

Resumo

Um dos maiores desafios dos professores de Biologia ao lecionar no ensino médio, está na adequação de recursos didáticos alternativos no processo de ensino, de modo que facilite a mediação e a compreensão do conteúdo abordado. As aulas práticas como método de ensino é uma ferramenta importante e uma ponte de interação entre os conhecimentos científicos e empíricos. Pensando na escassez dos recursos didáticos enfrentada pelos professores, principalmente nas escolas publicas, o presente estudo teve como objetivo testar a eficiência de aulas práticas de biologia para o ensino médio, utilizando materiais de baixo custo. Foram selecionadas aulas práticas para os três anos do ensino médio. Para cada prática selecionada, os participantes tiveram uma aula teórica/expositiva prévia, com abordagem voltada ao assunto envolvendo a aula prática. Após a aula teórica, os participantes responderam um questionário de múltipla escolha referente o assunto abordado durante a aula teórica. Na sequencia foi realizada a aula prática correspondente à aula teórica ministrada. Após a aula prática, o mesmo questionário foi aplicado novamente. Análises com o uso de teste t-pareado e médias gerais de acerto foram realizadas para avaliar a eficácia da aula prática no processo de ensino-aprendizagem. Nossos resultados demonstram que, após as aulas práticas houve aumento significativo na aprendizagem dos discentes, evidenciando que a aplicação das mesmas, contribuiu de maneira eficiente, não só com o aprendizado do tema abordado na aula, mas também em outros temas relacionados.

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Biografia do Autor

Susane Silva Sartori, Secretaria de Educação de Mato Grosso (SEDUC), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Possui graduação em Biologia - Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994). Atualmente é professora efetiva no estado do Mato grosso e leciona na Escola Estadual Prefeito Artur Ramos. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase e especialização em psicopedagogia. Mestre em Biologia pelo programa ProfBio UFMT.

Katiane Mara Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Possui graduação (1998) em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Biologia Comparada pela Universidade de São Paulo - USP, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Pós-Doutorado pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada II do Departamento de Biologia e Zoologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT-Cuiabá). Tem experiência na área de Zoologia, atuando principalmente com sistemática de peixes neotropicais.

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Publicado

2021-11-27

Como Citar

SILVA SARTORI, S.; FERREIRA, K. M. TESTANDO A EFICIÊNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO APRENDIZADO DE BIOLOGIA, A PARTIR DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 3, p. e21097, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.12866. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12866. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências