PRESSUPOSTOS FREIREANOS, CTS E PLACTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS
DOI:
10.26571/reamec.v9i3.12803Palavras-chave:
Paulo Freire, CTS/PLACTS, Ensino de Ciências, CurrículoResumo
Aproximações entre o educador Paulo Freire e referenciais ligados ao enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) começam a tomar maiores contornos, principalmente no Ensino de Ciências (EC). Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo, através do repositório do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no qual investigamos: de que maneira a articulação entre os pressupostos de Paulo Freire do enfoque (CTS) e o Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS) estão sendo desenvolvidos, principalmente, no EC? Com o objetivo de discutir sinalizações e reflexões acerca de pesquisas que utilizam aproximações Freire/CTS na Educação, ligadas ao EC. Como método de análise do corpus, seguimos com a Análise Textual Discursiva. Seus resultados estão apresentados em quatro categorias: i) Diálogos na estruturação curricular sob aproximação Freire-CTS. ii) Busca da participação e democratização em processos decisórios diante de temas Científico-Tecnológicos. iii) Encontro com a educação problematizadora de Freire e a suposta neutralidade da Ciência-Tecnologia iiii) Divergências e desafios entre abordagens Freire-CTS. Portanto, entendemos que a referida aproximação aponta para mudanças, principalmente no EC, ao problematizar questões sociais, contribuindo na formação crítica dos sujeitos diante sua realidade.
Downloads
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
AULER, D. Articulação Entre Pressupostos do Educador Paulo Freire e do Movimento CTS: Novos Caminhos Para a Educação em Ciências. CONTEXTO & EDUCAÇÃO, v. 22 n. 77, p. 167-188, 2007. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.167-188
AULER, D. Cuidado! Um cavalo viciado tende a voltar para o mesmo lugar. 1ª ed. Curitiba. Appris, 2018.
AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: Pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência e Ensino, v.1, n. especial, p. 1-20, 2007. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4960414/mod_folder/content/0/ENFOQUE%20CI%C3%8ANCIA-TECNOLOGIASOCIEDADE.pdf?forcedownload=1. Acesso em 22 de jul. 2021.
AULER, D.; DALMOLIN, A. M. T.; FENALTI, V. S. Abordagem Temática: natureza dos temas em Freire e no enfoque CTS. Alexandria, v. 2, n. 1, p. 67-84, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37915. Acesso em 22 de jul. 2021.
AULER, D.; DELIZOICOV, D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias, v. 5, n. 2,p. 337-355, 2006. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen5/ART8_Vol5_N2.pdf. Acesso em: 22 de jul. 2021.
AULER, D.; DELIZOICOV, D. Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas Críticas, v. 21, n. 45, p. 275-296, 2015. https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4525.
DAGNINO, R. Mais além da participação pública na ciência: buscando uma reorientação dos estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade em ibero-américa. CTS+I – Revista iberoamericana de Ciencia, Tecnologia, Sociedad e Innovación. n. 7, p. 01-15, 2006. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3112229. Acesso em: 22 jul. 2021.
DAGNINO, R. Neutralidade da ciência e determinismo tecnológico: um debate sobre a tecnociência. Campinas, SP, Unicamp, 2008.
DAGNINO, R. A tecnologia social e seus desafios. In: Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas. Campina Grande, EDUEPB, 2014.
DAGNINO, R. O que é o PLACTS (pensamento latino-americano em ciência, tecnologia e sociedade)? In: Neder, R. T. (Org.). CTS - ciência tecnologia sociedade e a produção de conhecimento na Universidade. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina, 2013.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 5ª. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
FERST, E. M.; GHEDIN, E. L. Panorama das publicações nos ENPECS sobre CTS nos anos iniciais do ensino fundamental. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 57-75, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5317. Acesso em: 17 out. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 63ª. ed São Paulo, Paz e Terra, 2020a.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 71ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2020b.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7º. ed. São Paulo, Atlas, 2019.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3.ed. Ijuí, Editora Unijuí, 2016.
ROSO, C. C.; AULER, D. A participação na construção do currículo: práticas educativas vinculadas ao movimento CTS. Ciência & Educação, v. 22, n. 2, p. 371-389, 2016. https://doi.org/10.1590/1516-731320160020007.
SANTOS, W. L. P. Educação científica humanística em uma perspectiva freireana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 109-131, 2008. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37426/28747. Acesso em: 22 de jul. 2021.
SANTOS, R. A. Busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da
ciência-tecnologia na sociedade: sinalizações de práticas educativas cts. 2016. 205 f. Tese
(Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de
Santa Maria, Santa Maria, Rs, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/3513/SANTOS,%20ROSEMAR%20AYRES%20DOS.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 22 de jul. 2021.
SANTOS, R. A.; ROSA, S. E. AULER, D. A não neutralidade da ciência-tecnologia em abordagens CTS no contexto brasileiro. Atas... IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1279-1.pdf. Acesso em: 22 de jul. 2021.
STRECK, D.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte, Editora Auténtica, 2015.
STRIEDER, R. B. Abordagens CTS na educação científica no Brasil: Sentidos e perspectivas. 2012. 283 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-13062012-112417/publico/Roseline_Beatriz_Strieder.pdf. Acesso em: 22 de jul. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Guilherme Schwan, Rosemar Ayres dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.