O PAPEL DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NA SISTEMATIZAÇÃO DE UMA PRÁTICA POLÍTICO-PEDAGÓGICA CRÍTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM A TEMATIZAÇÃO DE LUTAS
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e20432Palavras-chave:
Formação Docente, Educação Física Escolar, Prática Pedagógica CríticaResumo
O presente estudo visa analisar as implicações da formação inicial/continuada para a organização do trabalho educativo de professores(as) de Educação Física que tematizam as lutas nas aulas do componente curricular. A investigação foi realizada com oito educadores(as) da educação básica, oriundos de diferentes regiões do Brasil, selecionados(as) por meio de amostragem típica intencional. Como instrumento de produção das informações, utilizou-se entrevistas semiestruturadas elaboradas pelos pesquisadores e realizadas em ambiente virtual via Google Meet. O material empírico foi submetido à análise temática. Os resultados evidenciaram que a maioria dos(as) docentes tiverem uma formação inicial tradicional, mas foi o contato com algum(a) professor(a) mais politizado na graduação, participação em grupos de pesquisa/projetos de extensão e a entrada em cursos de mestrado e doutorado que possibilitou a sistematização de projetos de lutas na Educação Física escolar em uma perspectiva crítica.
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