LINGUAGEM E CONHECIMENTO, TEMA DA FORMAÇÃO INICIAL NA LICENCIATURA INTEGRADA EM CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E LINGUAGEM

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i1.9861

Palavras-chave:

Linguagem e conhecimento. Docência no ensino superior. Formação inicial de professores. Simetria invertida. Reflexão sobre a prática

Resumo

Este artigo relata a pesquisa de um professor sobre sua prática, ao ensinar o tema Linguagem e Conhecimento I, para uma turma de 40 licenciandos. O objetivo foi produzir novos sentidos sobre o ensino do tema, a partir da narrativa de uma tentativa de aproximar a formação proporcionada com a prática pedagógica desejada na atuação profissional, em uma perspectiva de simetria invertida. Além de discutirem seus conhecimentos prévios e alguns textos, os licenciandos pesquisaram assuntos relacionados ao conteúdo Natureza e Cultura do Marajó, planejaram atividades e elaboraram recursos didáticos para ensiná-lo a alunos dos anos iniciais, preocupando-se com a abordagem comunicativa. A narrativa da experiência tomou por base as memórias do professor, o planejamento realizado para o tema e as produções dos licenciandos. A análise interpretativa da narrativa possibilitou produzir os seguintes sentidos. É possível trabalhar com um tema teórico, na formação inicial de professores, em uma perspectiva de simetria invertida. A contextualização permite valorizar a identidade cultural e a história pessoal dos licenciandos, mobilizando suas emoções. O diálogo e o planejamento colaborativo de atividades, contribui para o desenvolvimento de vínculos afetivos, da criatividade e da autonomia dos futuros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Moysés Alves, Universidade Federal do Pará

IEMCI / UFPA

Andrela Garibaldi Loureiro Parente, Universidade Federal do Pará

Instituto de Educação Matemática e Científica

Educação em Ciências

Referências

ALVES, J. M.; PARENTE, A. G. L. Aprendizagem como produção subjetiva e ensino por pesquisa: uma tentativa de aproximação. In: II Simpósio nacional de epistemologia qualitativa e subjetividade, 2019, Brasília. Anais eletrônicos... Campinas, GALOÁ, 2019. Disponível em: https://proceedings.science/sneqs-2019/papers/aprendizagem-como-producao-subjetiva-e-ensino-por-pesquisa--uma-tentativa-de-aproximacao. Acesso em: 27 fev. 2020.

ANDRÉ, A. Formar o professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional. In: ANDRÉ, M. (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016, p. 17-34.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº. 1, de 18/02/2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf. Acesso em: 25 jan. 2014.

CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. Pesquisa narrativa: Experiência e História em Pesquisa Qualitativa. Trad. Grupo de Pesquisa narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU, Uberlândia: EDUFU, 2011.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

CORTELLA, M. S. Conteúdo e conhecimento. In: PROVOCAÇÕES FILOSÒFICAS, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SargvlQPWNk. Acesso em: 20 de março 2017.

CUNHA, P.; MONTANARI, V. Evolução do Bicho-Homem. São Paulo: Moderna, 1995.

FONTANA, R.A.C. A elaboração conceitual: a dinâmica das interlocuções na sala de aula. In: SMOLKA, A. L. B.; GÓES, M. C. R. (Orgs.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1993, p. 132-134.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A.; ALMEIDA, A. P. C. A. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GATTI, B. A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, 2013, p. 51-67. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n50/n50a05.pdf. Acesso em: 04 abr. 2018.

GONZÁLEZ REY, F. La subjetividade: su significación para la ciencia psicológica. In: FURTADO, O.; GONZÁLEZ REY, F. (Orgs.) Por uma epistemologia da subjetividade: um debate entre a teoria sócio-histórica e a teoria das representações sociais. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002, p. 19-42.

GONZÁLEZ REY, F. L. A imaginação como produção subjetiva: as ideias e os modelos da produção intelectual. In: MARTÍNEZ, A. M.; ÁLVAREZ, P. (Orgs.) O sujeito que aprende: diálogo entre a psicanálise e o enfoque histórico-cultural. Brasília: Liber Livro, 2014, p. 35-61.

JOSSO, M. C. Da formação do sujeito...Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Orgs.) O método (auto) biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: PAULUS, 2010, p. 59-79.

LEAKEY, R. A Origem da Espécie Humana. Rocco: Rio de Janeiro, 1995.

LURIA, A. R. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

MITJÁNS MARTINEZ, A.; GONZÁLEZ REY, F. Psicologia, Educação e Aprendizagem Escolar: avançando na contribuição da leitura cultural-histórica. São Paulo: Cortez Editora, 2017.

MORAES, M. C. Sentidos subjetivos de sustentabilidade e sua docência para professores em formação. 2015. 249 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal do Pará, Universidade do Estado do Amazonas, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, 2015. Disponível em: https://www.ufmt.br/ppgecem/arquivos/ee9523eecc26c24c40c518581d322906.pdf. Acesso em: 16 jan. 2020.

MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade Discursiva nas Salas de Aula de Ciências: Uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações no Ensino de Ciências. v. 3, 2002, p. 283-306. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/562. Acesso em: 20 jan. 2009.

OLIVEIRA, A. S.; BUENO, B. O. Formação às avessas: problematizando a simetria invertida na educação continuada de professores. Educação e Pesquisa. [online], v. 39, n. 4, p.875-890, out./dez. 2013. ISSN 1517-9702. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n4/en_aop992.pdf. Acesso em: 20 de jan. 2017. Doi: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000011.

OLIVEIRA, R. J. F. Alcances, possibilidades e impactos de metodologias em educação patrimonial ambiental. 2010. 198f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2010. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0Bxa8Ai93RdHQLWNLa0h5b1ZSY00/view. Acesso em: 15 mai. 2018.

PARENTE, A. G. L; ALVES, J. M. Aprendizagem em ciências como produção subjetiva de cultura científica escolar. In: XVIII ENEC - Encontro Nacional de Educação em Ciências, III ISSE - International Seminar of Science Education - Educação em Ciências: cruzar caminhos, unir saberes, 2019, Porto, Portugal. Anais eletrônicos... Disponível em: https://enec2019.fc.up.pt/storage/app/media/ENEC-Abstract-Book.pdf. Acesso em 27 fev. 2020.

SANTANA, A. R. O ambiente no olhar de alunos em diferentes momentos de escolarização. 2004. 90 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2004. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/2449/1/DissertacaoAmbienteOlharAlunos.pdf. Acesso em: 15 mai. 2018.

SCARPA, D. L.; TRIVELATO, S. L. F. Aula de ciências sob um olhar vygotskyano e bakhtiniano: “será que golfinho e baleia é peixe?” In: III Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais do III ENPEC - Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/iii-enpec/o30.htm. Acesso em: 15 mar. 2018.

UNIVESP. O que é linguagem? (1/2) 2008 (10m55s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I1Zusz__3e8. Acesso em: 17 de maio 2012.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

Publicado

2020-03-05

Como Citar

ALVES, J. M.; PARENTE, A. G. L. LINGUAGEM E CONHECIMENTO, TEMA DA FORMAÇÃO INICIAL NA LICENCIATURA INTEGRADA EM CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E LINGUAGEM. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 1, p. 249–267, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9861. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9861. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)