UMA DIDÁTICA EXPERIMENTAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CINEMÁTICA NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i2.9832

Palavras-chave:

Ensino de Física. Cinemática. Experimento de Física. Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo apresentar uma prática experimental como didática de ensino e aprendizagem para a disciplina de Física no Ensino Médio. Assim, um modelo experimental foi idealizado para o estudo de cinemática no primeiro ano. O projeto teve como metodologia as seguintes etapas didáticas: inicialmente, foi aplicado um questionário; em seguida, os alunos foram instruídos sobre os conceitos relacionados à cinemática; posteriormente, foi exibido um vídeo relacionado ao assunto e, por fim, o experimento, como produto educacional. A análise dos objetivos a serem alcançados pelos alunos foi realizada por meio de duas novas aplicações do questionário, após a atividade experimental. Observou-se, a partir dos questionários, um resultado positivo em relação ao aprendizado significativo sobre os conteúdos abordados. Portanto, a partir deste trabalho reforçou-se que a prática experimental contribui para o ensino e aprendizagem dos conceitos da Física na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Aclemildo Cruz Pereira, SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES

Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário do Norte(2019), graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Acre(2013), graduação em BACHAREL EM TEOLOGIA LIVRE pela FACULDADE TEOLÓGICA NACIONAL(2018), especialização em Matemática pela FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE(2019) e mestrado-profissionalizante em Educação pela Universidade Federal do Acre(2019). Atualmente é não da IW Projetos e não da SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES.

Antonio Romero da Costa Pinheiro, Universidade Federal do Acre

Graduação em Física (2010) pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Graduação Intercâmbio (2011) na Universidade de Milão - UNIMI. Possui mestrado em Física (2013) na Universidade Federal Fluminense - UFF, onde desenvolveu pesquisas na área de Óptica Quântica e Informação Quântica. Doutorado em Fisica (2016) pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF. No doutoramento desenvolveu pesquisas na área de Física de Nuclear com ênfase em reações nucleares de spallation, onde estudou as colisões próton-núcleos nas faixas de energia de interesse para aplicações terapêuticas e em reatores baseado em ADS. Trabalhou no desenvolvimento de novas ferramentas educacionais para o ensino de física a distância do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor na Universidade Federal do Acre, no Departamento de Física. Pesquisa nas áreas de Física Nuclear, Métodos Geofísicos e Sísmicos, Óptica e Eletromagnetismo, Informação Quântica e Ensino de Física.

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Publicado

2020-05-02

Como Citar

PEREIRA, A. C.; PINHEIRO, A. R. da C. UMA DIDÁTICA EXPERIMENTAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CINEMÁTICA NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 272–289, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.9832. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9832. Acesso em: 3 dez. 2024.

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