AS CONTRIBUIÇÕES DAS DISCUSSÕES SOBRE A CIÊNCIA FRENTE À IDEIA DE PESQUISA COMO ENSINO

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i1.9533

Palavras-chave:

Espirito Científico, Obstáculos Epistemológicos, Professor Pesquisador.

Resumo

O ato de pesquisar é algo delicado que exige atenção, metodologia adequada e comprometimento científico, sobretudo, quando ocorre no exercício da docência. Assim sendo, o presente artigo objetiva “discutir as contribuições das discussões sobre a ciência em Gaston Bachelard para compreender os caminhos do docente frente à ideia de pesquisa como ensino e a figura do professor pesquisador, buscando compreender os caminhos do docente diante da pesquisa, no ato de ensinar. O manuscrito  tratado na análise é de cunho qualitativo e bibliográfico, tendo como base Gaston Bachelard (1996; 1978), com o enfoque na construção do espírito científico e superação dos obstáculos “epistemológicos”. Valemo-nos também de Lima e Kalhil (2016), Santos et al (2016), Dominguini e Silva (2010), Barcellos e Santos (2010), que em seus escritos se lançam nas ideias de Bachelard. Igualmente, caminhamos junto a Pedro Demo (2004; 2010; 2011) os quais contribuem com a base teórica a respeito da ação docente e pesquisa.

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Biografia do Autor

Mateus de Souza Duarte, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Educação em Ciências na Amazônia- PPGEEC- UEA, ano de 2019. Foi Bolsista da Fundação da Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM, 2017/2019. Foi Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES, 2012/2016. Atualmente é professor voluntário na Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Ciências em Espaços Não Formais (GEPENCEF). Tem experiência em pesquisa na Educação, nas áreas do Ensino de Ciências, Espaços Não-Formais, Divulgação Científica, Alfabetização Ecológica, Educação e Percepção Ambiental, Escolas e Comunidades Ribeirinhas, Saberes Tradicionais, Percepção e Criança, Saberes Docentes. Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas- UEA, 2016. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz-FACIBRA, 2016

Francisca Keila de Freitas Amoedo, Universidade do Estado do Amazonas

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Mestre em Educação e Ensino de Ciências da Amazônia- PPGEEC/UEA. Possui graduação em Pedagogia - UNIALSSELVE (2010) e graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2005). Pós-graduação em: Psicopedagogia, Ed. Inclusiva e LIBRAS. Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado do Amazonas-UEA.

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Publicado

2020-03-05

Como Citar

DUARTE, M. de S.; AMOEDO, F. K. de F. AS CONTRIBUIÇÕES DAS DISCUSSÕES SOBRE A CIÊNCIA FRENTE À IDEIA DE PESQUISA COMO ENSINO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 1, p. 268–285, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9533. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9533. Acesso em: 26 abr. 2024.