PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA DO CAMPO, SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES, MUNICÍPIO DE DIAMANTINO-MT

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v8i1.9467

Palavras-chave:

Escola do Campo. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

O artigo apresenta a análise do processo de avaliação de aprendizagem no cotidiano escolar dos alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Décio Luiz Furigo, pela ótica dos professores da escola. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso. Para realizar a pesquisa utilizou-se questionário aberto, além da observação direta dos sujeitos envolvidos, professores e alunos. A pesquisa desenvolveu-se na escola do campo, localizada em Deciolândia, município de Diamantino, Mato Grosso. O marco teórico está apoiado nos estudos de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Gasparin, entre outros. Os problemas da avaliação estão relacionados à concepção de ensino e aprendizagem aplicadas na escola, que muitas vezes reduzem o processo avaliativo à aplicação de provas e testes mensais, bimestrais ou semestrais. Percebeu-se no desenvolvimento da investigação que a avaliação é direcionada, e, embora usando diversos instrumentos considerados modernos, esta classifica os alunos, fazendo uma seleção dos que podem ser aprovados e dos que não podem ser aprovados. Por meio deste estudo percebeu-se que os professores precisam se aprofundar mais em relação ao processo avaliativo, pois é muito importante para o aluno e muitas vezes não é utilizado como deveria ser.

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Biografia do Autor

Flavia Jardim, Instituto de Ensino Superior Vanguarda

Mestranda em Educação pelo Instituto de Ensino Superior Vanguarda (IESV). Técnica Administrativa Educacional da Escola Estadual Décio Luiz Furigo, Diamantino, Mato Grosso, Brasil

Selma Baia Batista, Vanguarda Instituto de Educação Centro Univesitario

Possui graduação em Licenciatura em ciências biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000), mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor colaborador da Universidade Federal de Mato Grosso, Professor da Faculdade Integrada Candido Rondon. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: tecameba, ecologia, protozoarios, solo, pesticidas, diversidade microbiana, estress hidrico, atividade enzimática, solo, ddge, solo, amazonia e pesticida, chromobacteria violaceum, violaceinana.

Ivone Guimaraes Favreto, Secretaria de Estado de Educação e Cultura de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993), graduação em Economia Doméstica - Fund Fac de Ciências Humanas de Francisco Beltrão Pr (1981) especialista em Educação Ambiental (1995) UFMT, Mestre em Educação, área de concentração Teorias e Práticas Pedagógicas da Ed. Escolar pela UFMT (2006). Atualmente é professor titular do Centro Universitário de Várzea Grande e professora aposentada pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura MT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, Estágio Supervisionado, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, instrumentalização aulas práticas ciências, Biologia, formação continuada e proposta pedagógica. Professora Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso nos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia de Alimentos.

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Publicado

2020-03-16

Como Citar

JARDIM, F.; BATISTA, S. B.; FAVRETO, I. G. PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA DO CAMPO, SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES, MUNICÍPIO DE DIAMANTINO-MT. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 1, p. 360–372, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i1.9467. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9467. Acesso em: 26 abr. 2024.