ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE BARRA DOS COQUEIROS - SERGIPE

Autores

DOI:

10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p163-178.i6447

Palavras-chave:

Percepção ambiental, Ensino fundamental, Manguezal

Resumo

O presente artigo traz um recorte da dissertação intitulada “percepção ambiental de alunos do ensino fundamental sobre o ecossistema manguezal” que teve como objetivo principal contribuir para a preservação ambiental dos manguezais através da percepção ambiental dos alunos do 6º ano de uma escola pública no município de Barra dos Coqueiros/SE. Nesse recorte, foi apresentado um diagnóstico sobre a percepção ambiental, no qual foram aplicados questionários a 30 alunos do 6º ano, turma B, do Colégio Estadual Dr. Carlos Firpo, referentes ao manguezal. A utilização do questionário apresentou importantes contribuições, no sentido de avaliar as percepções prévias dos alunos, onde se constatou que os discentes já apresentavam um conhecimento prévio e preocupação ambiental quanto ao ecossistema, porém, faz-se necessário realizar processos de sensibilização quanto aos aspectos atitudinais, sempre considerando o contexto discente.

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Biografia do Autor

Aldeci dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2008) ,mestrado em ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA pela Universidade Federal de Sergipe (2017).Especialização em Educação Ambiental para Formação de Professores, Especialização em Didatica e Práticas de Ensino, Especialização em andamento :Ensino de Biologia ,Ensino de Ciências ,Gestão e docência na Educação à distância, graduanda em Pedagogia..Atualmente é professora de Ciências da Rede Estadual (SEDUC), professora da Rede Municipal de Nossa Senhora do Socorro e Assistente a Docência no pólo de São Cristóvão CESAD/ Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Manguezal, Percepção Ambiental, Mapas Mentais, Botânica Sistematica de Algas e Educação a Distância.

Carlos Alberto de Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe

Com formação em licenciatura Geografia (1990); Pedagogia (1994) e Letras (2004); Especialização em Geografia do Brasil (FUNESO), Capacitação Pedagógica para Professores e Instrutores de Treinamento (UFRPE), Educação Ambiental (UFPE) e Desenvolvimento Sustentável para o Semiárido Nordestino (UFCG); Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe e Estágio Pós Doutoral em Educação Contemporânea (2015-UFPE). É Professor Associado do Depto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIMA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) na Universidade Federal de Sergipe. Atua nas áreas de Formação de Professores, Avaliação da Aprendizagem, Educação Ambiental, Trabalho Infantil, Ensino e Metodologia da Geografia e das Ciências Naturais,Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância. Integra o Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON) CNPQ/UFS, e é Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação - FOPTIC/CNPq/UFS.

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Publicado

2018-05-10

Como Citar

SANTOS, A. dos; VASCONCELOS, C. A. de. ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE BARRA DOS COQUEIROS - SERGIPE. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 6, n. 1, p. 163–178, 2018. DOI: 10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p163-178.i6447. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/6447. Acesso em: 25 nov. 2024.
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