PERCEPÇÃO AMBIENTAL E MAPAS MENTAIS: UM DIAGNÓSTICO DOS ALUNOS ACERCA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p344-359.i5765

Palavras-chave:

Percepção ambiental, Mapas mentais, Manguezal.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar a importância dos mapas mentais na percepção ambiental de alunos do 6º ano do Ensino de Ciências, quanto ao ecossistema manguezal. Para tanto, foi solicitado aos alunos que representassem o manguezal através de desenhos (mapas mentais), no intuito de avaliar o nível de percepção ambiental e de que maneira o ecossistema manguezal é visto por esses discentes. A análise foi feita através de categorização temática, permitindo a sistematização e interpretação das informações contidas nas redações sobre os temas mais citados pelos alunos. Nos mapas mentais e redações constatou-se que a paisagem afeta o indivíduo e vice-versa, através de diversidades de interpretações positivas e negativas, com algumas visões distorcidas e depreciativas quanto ao ecossistema manguezal. Os resultados revelam a necessidade de se fazer uma abordagem mais integradora e sistêmica dos assuntos discutidos em sala de aula, revelando a urgência de rever os métodos e práticas empregados durante o processo de ensino.

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Biografia do Autor

Aldeci dos Santos, Universidade de Brasília

possui gradua??o em PEDAGOGIA pelo Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo S/C Ltda (2000) e especializa??o em Especialização em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade de Brasília (2003) . Atualmente ? Técnica Pedagógica da Secretaria municipal de educação de estancia e Professora da Secretaria Municiipal de Edcuação de Socorro.

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

SANTOS, A. dos; VASCONCELOS, C. A. de. PERCEPÇÃO AMBIENTAL E MAPAS MENTAIS: UM DIAGNÓSTICO DOS ALUNOS ACERCA DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 5, n. 2, p. 344–359, 2017. DOI: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p344-359.i5765. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5765. Acesso em: 25 nov. 2024.