O PROCESSO DE APRESENTAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE MATO GROSSO NA CIDADE DE SINOP (MT).

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p215-234.i5440


Palavras-chave:

Currículo, Formação Continuada, Formação na Escola

Resumo

Este artigo tem como objetivo de discutir como o currículo prescrito pelas Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso foi apresentado aos professores de Matemática da rede estadual da Educação Básica da cidade de Sinop (MT). Para isso, apresenta-se uma breve revisão sobre currículo e formação continuada. Posteriormente, adotando uma perspectiva de pesquisa qualitativa, baseada em documentos e entrevistas do tipo Grupo Focal, com três grupos de professores – formadores, gestores e professores –, evidencia-se que a ausência de participação dos professores nas discussões das orientações curriculares, bem como as limitações dos formadores e da dinâmica formativa adotada, acentuam o distanciamento entre teoria e prática na formação continuada, contribuindo para que os professores se vejam como receptores da proposta curricular e solitários para enfrentar as dificuldades de implementação das prescrições do referido currículo em sala de aula.

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Biografia do Autor

  • Magno Rodrigo da Silva, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso

    Possui curso Técnico em Multimeios Didáticos pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2015), graduação em Ciências Naturais e Matemática com Habilitação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015) e especialização em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes (2016). Atualmente cursa o Mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campo Grande. É Técnico Administrativo Educacional no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Sinop (CEFAPRO); Editor-Chefe da Revista Eletrônica de Educação do Norte de Mato Grosso - REENOMA (ISSN: 2448-3192) . Têm interesses de pesquisa na área de Matemática, Educação Matemática, Formação de Professores e Tecnologia Educacional.

  • Edson Pereira Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso

    Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (1997), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002), Doutorado em Educação Matemática na UNESP/Rio Claro (2012) e é professor efetivo, Adjunto I da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Sinop. Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática, com ênfase em Didática da Matemática e Formação de Professores. Atualmente é coordenador do Grupo de Estudos em Ciências Naturais e Matemática (GECINMAT) e coordenador de matemática do subprojeto PIBID "Interdisicplinar em Ciências Naturais e Matemática" do Campus de Sinop/UFMT, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação matemática, história da matemática, ensino de matemática e produção de significados. 

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

O PROCESSO DE APRESENTAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE MATO GROSSO NA CIDADE DE SINOP (MT). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 5, n. 2, p. 215–234, 2017. DOI: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n2.p215-234.i5440. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5440. Acesso em: 16 abr. 2025.