O PENSAR MATEMÁTICO NAS OLIMPÍADAS DA MATEMÁTICA

Autores

  • Luiz Carlos Fernandes revistareamec@ufmt.br
  • Raquel Martins Fernandes Mota revistareamec@ufmt.br

DOI:

10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p115-130.i5347

Palavras-chave:

Ensino, Olimpíadas Mineira de Matemática, Pensar matemático.

Resumo

O presente artigo traz um relato de experiências da Olimpíada Mineira de Matemática, projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, bem como uma discussão sobre o trabalho realizado e a possibilidade de favorecer o pensar matematicamente. Objetiva-se analisar a Olimpíada Mineira de Matemática, a partir da noção do processo de formação do pensar matemático. Tem-se como problema de pesquisa: Até que ponto a Olimpíada Mineira de Matemática favorece a formação do pensar matemático? A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e observação assistemática. Descreve-se algumas das atividades que foram construídas e realizadas em conjunto com professores de escolas públicas, visando uma maior inter-relação entre a universidade e a escola participativa, principal foco das ações. Espera-se com este trabalho contribuir para o ensino de matemática apresentando as Olimpíadas como uma ferramenta pedagógica.

Downloads

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.sourceName.pdf##
1,259
Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025223
|
##plugins.generic.paperbuzz.sourceName.other##
18
Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 20254.0
|

Referências

DANIEL, LAFORTUNE, PALLASCIO, SYKES. Idéias e textos para pensar filosoficamente a matemática. In: KOHAN, Walter Omar (org). Filosofia para crianças. - Petrópolis, RJ: Vozes, 1998, v 1, pp.143-170.

FERNANDES, Raquel Martins. Comunidade de investigação Filosófica no Ensino Superior – teoria e prática. / Raquel Martins Fernandes. Cuiabá: UFMT/I E, 2003.

LIMA, Elon Lages. Do ensino médio à universidade, um salto quântico. In: Colóquio Brasileiro de Matemática. Rio de Janeiro: IMPA. 24 a 29 de julho de 2005.

LIPMAN, Matthew. O Pensar na Educação. Trad.: Ann Mary Fighiera Perpétuo. - Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

RIBEIRO, Janaína A C. Impactos de Atividades Relacionadas às Olimpíadas de Matemática no Ensino Básico. Belo Horizonte: UFMG. (Monografia de Especialização), 2005.

TEOBALDO, Maria Cristina. Racionalidade, ética e educação. Cuiabá: UFMT, Instituto de Educação, 1996.

ZABALA, Antoni. Enfoque Globalizador e Pensamento Complexo. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

Publicado

2017-07-12

Como Citar

FERNANDES, L. C.; MOTA, R. M. F. O PENSAR MATEMÁTICO NAS OLIMPÍADAS DA MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 5, n. 1, p. 115–130, 2017. DOI: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p115-130.i5347. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5347. Acesso em: 25 nov. 2024.