CULTURA MIDIÁTICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p48-61.i5342

Palavras-chave:

Cultura Midiática, Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, Alfabetização Científica, Infância.

Resumo

Neste trabalho fazemos uma discussão sobre a emergência da cultura midiática e o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e suas contribuições para o processo de alfabetização cientifica das crianças. Abordamos ainda possibilidades para o processo educacional, bem como, concepções a respeito do processo de Interatividade e Transposição Didática. O estudo representa a base teórica de uma pesquisa que está em processo de execução no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - PPGEEC, pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Tem caráter bibliográfico e se debruça na investigação por meio de levantamentos realizados em artigos, livros, periódicos e trabalhos de especialistas que abordam a temática em questão. Podemos considerar que diante do atual cenário, a escola deve projetar suas ações no sentido de formar cidadãos críticos e com habilidades inerentes a sociedade midiática, buscando adotar novas maneiras de ensinar, que leve em consideração o conhecimento próprio do aluno.

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Biografia do Autor

Roberto Sanches Mubarac Sobrinho, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1994), Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal do Amazonas (1996), Mestrado Em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2002), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) com aprofundamentos de estudos em Sociologia da Infância no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, braga-PT (2008). Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas.É professor Associado da Universidade do Estado do Amazonas na área de concurso História da Criança, Criança, Sociedade e Cultura e Teoria e Prática da Educação Infantil. Professor Permanente do Mestrado em Educação-UEA, Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas-UEA e Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia-UEA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Infancia, Metodologia da Pesquisa em Educação e com Crianças, Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: politica pública e Curriculo, educação infantil, ideologia, metodologia e formacao de professores. Tem vários trabalhos publicados na área da educação infantil e projetos de pesquisa na temática da infância indígena. Professor do Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia e do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade do Estado do Amazonas.Pesquisador visitante do Instituto CERTI Amazônia, onde tem atuado no apoio pedagógico de projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação e coordenador em atividades relativas à execução de procedimentos de consultoria em projetos educacionais. Contatos (92) 8231-7799 rmubarac@hotmail.com. rsobrinho@UEA.edu.br . ORCID https://orcid.org/0000-0003-4893-0883

Vallace Chriciano Souza Herran, Secretaria Municipal de Educação

Mestre em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2017). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Nilton Lins (2016). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2014). Atualmente atua como Professor dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de Manaus. Tem experiência na área de Coordenação de Cursos Superiores, Projetos Institucionais, EaD, implementação de AVAS e seleção de tutores. Estuda e tem interesse nas áreas de Tecnologias Aplicadas à Educação; Metodologia Científica; Currículo, Infâncias e Processos de Ensino e Aprendizagem.

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Publicado

2017-07-12

Como Citar

SOBRINHO, R. S. M.; HERRAN, V. C. S. CULTURA MIDIÁTICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 5, n. 1, p. 48–61, 2017. DOI: 10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p48-61.i5342. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5342. Acesso em: 18 abr. 2024.