A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NO EMBATE ENTRE CATÓLICOS E LIBERAIS

Autores

DOI:

10.26571/2318-6674.a2014.v2.n1.p123-141.i5300

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Aritmética, História da educação matemática, Educadores Católicos, Liberais escolanovistas.

Resumo

Este texto discute o papel dos Problemas e as finalidades de sua resolução, no ensino de aritmética, nas práticas escolares das décadas de 1930 e 1940, período em que diversos grupos de intelectuais debatiam os novos rumos a serem propostos para a educação. A metodologia utilizou-se do ferramental teórico-metodológico construído por historiadores, sobretudo, da história cultural, principalmente, os conceitos de representação, prática e apropriação propostos por Roger Chartier e estratégias e táticas, apresentados por Michel De Certeau. Aponta-se, como resultados, para uma representação construída, principalmente, a partir das defesas de intelectuais ligados ao movimento que ficou conhecido como ―Escola Nova‖, das características de um Bom Problema, que deveriam ser reais, úteis e interessantes ao aluno, e que sobrepujaram outras propostas, em um cenário de embate entre grupos antagônicos pelo monopólio do signo do Novo.

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Biografia do Autor

Maria Celia Leme da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Bacharel e Licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Nova de Lisboa (2006) e na Université Paris 11 (2015). É pesquisadora do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil desde 2005. Professora Associada da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde da UNIFESP. Sócia da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática e membro do GT 15 - História da Educação Matemática. Membro da Diretoria da SBHMat - Sociedade Brasileira de História da Matemática na gestão de 2015-2019. Membro do Comitê Científico do GT19 de Educação Matemática da ANPEd de 2017 a 2019. Membro da Comissão Organizadora dos ENAPHEMs - Encontro Nacional de Pesquisa de História da Educação Matemática (2012, 2014, 2016, 2018 e 2020). Editora Adjunta da HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática desde 2015. Membro do Comitê Científico da Coleção Savoirs Scientifiques & Pratiques denseignement desde 2017. Atuou como Avaliadora do PNLD - Programa Nacional do Livro Didático. Investiga na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação matemática, formação de professores, ensino dos anos inicias e ensino de geometria.

Publicado

2014-12-30

Como Citar

VIRGENS, W. P. das; SILVA, M. C. L. da. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NO EMBATE ENTRE CATÓLICOS E LIBERAIS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 2, n. 1, p. 123–141, 2014. DOI: 10.26571/2318-6674.a2014.v2.n1.p123-141.i5300. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/5300. Acesso em: 29 mar. 2024.