ANÁLISE DOS TIPOS DE ENGAJAMENTOS EM VÍDEOS PRODUZIDOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO YOUTUBE EM 2021

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.14782

Palavras-chave:

Tipos de engajamentos, Vídeos, Aprendizagem multimídia, Ensino de Química

Resumo

As redes sociais fornecem um ambiente para a comunicação direta e rápida para um amplo público engajado com seus interesses pessoais (e acadêmicos). Em particular, o YouTube oferece um ambiente rico por meio do qual professores e estudantes de Química podem se envolver e construírem conhecimento. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar os tipos de engajamentos presentes nos vídeos produzidos para o ensino de Química nos canais nacionais mais acessados na plataforma YouTube no ano de 2021, além de identificar os princípios da aprendizagem multimídia e os tipos de vídeos presentes. Para isso, a pesquisa foi realizada em quatro etapas: (I) seleção das páginas na plataforma do YouTube; (II) classificação dos canais a partir dos criadores de conteúdos; (III) Análise dos princípios da aprendizagem multimídia e dos tipos de vídeos; (IV) análise dos tipos de engajamento apresentados nos vídeos dos canais. Os resultados mostraram que três tipos de engajamentos foram observados nos canais analisados, sendo o emocional e cognitivo os mais presentes. Por outro lado, pelo menos cinco princípios da aprendizagem multimídia foram observados nos vídeos e que o vídeo como integração foi o mais abordado nas produções dos canais.

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Biografia do Autor

Francisco de Assis Alves Neto, Professor de Química da Educação Básica, Recife, Pernambuco, Brasil.

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor de Química da Educação Básica, Recife, Pernambuco, Brasil.

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Departamento de Educação, Recife, Pernambuco

Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Licenciado em Química (2008) e mestre no Ensino de Ciências (2011) pela UFRPE e Doutor em Química Computacional (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do programa de mestrado profissional em Química (PROFQUI) da UFRPE. Docente permanente do programa de pós-graduação em Ensino das Ciências da UFRPE. Coordenador do programa Residência Pedagógica em Química da UFRPE. Coordenador do Laboratório para Elaboração e Utilização de Tecnologias no Ensino de Química (LEUTEQ) e do Grupo de pesquisa InPraMEQ (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino de Química) da UFRPE. Tem experiência na área de Química e Ensino de Química: Em Química desenvolve pesquisas em Astroquímica e Química Computacional; Em Ensino de Química atua principalmente nas seguintes temáticas: (1) Tecnologias no Ensino de Química; (2) Metodologias Ativas, Aprendizagem Tecnológica Ativa, Gamificação e Ensino Híbrido; (3) processos e materiais educativos no Ensino de Ciências/Química; (4) Experimentação, divulgação científica e formação de professores. 

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Publicado

2023-06-23

Como Citar

ALVES NETO, F. de A.; LEITE, B. S. ANÁLISE DOS TIPOS DE ENGAJAMENTOS EM VÍDEOS PRODUZIDOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO YOUTUBE EM 2021 . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23032, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14782. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14782. Acesso em: 28 abr. 2024.