DESCRIÇÃO DAS AÇÕES DOCENTES DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS EM AULAS DE MATEMÁTICA COM JOGOS
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.16004Palavras-chave:
Ação Docente, Ensino de Matemática, Jogos lúdicos, LicenciaturaResumo
O desenvolvimento da pesquisa que apresentamos neste artigo pautou-se na descrição das ações docentes de estudantes dos períodos finais de um Curso de Licenciatura em Ciências Exatas, em aula de Matemática planejada e executada com jogos. Assumimos nesta investigação a Análise de Conteúdo para elaborar os procedimentos metodológicos de coleta e análise dos dados, que foram obtidos por intermédio de gravações em vídeo e notas de campo provenientes da observação direta da sala de aula. Das análises realizadas emergiram quinze categorias vinculadas às ações descritas. Comparando com os resultados de pesquisas anteriores, verificamos que dez categorias foram manifestadas em outras ocasiões interpretativas, sendo elas: Agradecer; Comentar; Chamar a atenção; Escrever; Esperar; Explicar; Organizar; Pedir; Perguntar e Responder. No entanto, cinco novas categorias foram identificadas: Apresentar; Intervir; Interagir; Justificar; Supervisionar. Foi possível evidenciar também que as categorias expressam diversos tipos de relações com o ensinar em sala de aula, algumas delas relacionadas ao planejamento da aula, que neste caso considerou a utilização de jogos matemáticos.
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