PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA AULAS DE PALEONTOLOGIA: PROPOSIÇÃO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.14673

Palavras-chave:

Ensino de paleontologia, Formação de professores, Ensino e aprendizagem, Réplicas de fósseis, Ensino de Ciências

Resumo

Conhecimentos biológico, geológico e ambiental há milhões de anos na Terra constitui fundamentos da Paleontologia. O professor tem função na divulgação desses conhecimentos de forma objetiva e com linguagem acessível, mas dificuldades são encontradas para o ensino devido a carência de materiais didáticos. Buscamos incentivar a prática de professores de ciências sobre o ensino de Paleontologia através de oficinas para confecção de réplicas de fósseis em escolas. A abordagem qualitativa teve a aplicação de questionários semiestruturados destinadas a 10 professores em dois momentos. Nos resultados, os participantes afirmaram dificuldades em ministrar conteúdos sobre Paleontologia, devido à baixa produção de materiais didáticos, o que faz muitos utilizarem apenas o livro didático. As oficinas foram alternativas eficazes no desenvolvimento de saberes indispensáveis à profissão docente, O uso de réplicas, mostrou-se importante para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, despertando o interesse dos alunos e tornando as aulas mais dinâmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anderson Thiago do Nascimento, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Mestre em Biologia Ambiental com área de concentração em Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos, pelo Instituto de Estudos Costeiros da Universidade Federal do Pará - IECOS/UFPA (2016). Especialista em Ecologia, Gestão Escolar e Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo - FAMEESP (2022). Além disso especializou-se também em Aplicabilidades de Novas Tecnologias como Ferramentas Pedagógicas para o Ensino de Ciências - Química e Física, pelo Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará - ICEN/UFPA (2011). Possui Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Programus (2013) e em Ciências Naturais com habilitação em Física pelo Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (2009). Tem experiência nas áreas de cíências, física e química pela Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará - SEDUC (2010-2022). Já atuou como professor colaborador na Faculdade Pan Americana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/PARFOR, Universidade do Estado do Pará - UEPA, nos curso de Licenciatura em Pedagogia e Engenharia Ambiental, respectivamente. Atuou também, como professor colaborador nos cursos de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Pará - UFRA/PARFOR e Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará - UFPA, onde desenvolveu pesquisas voltadas sobre o ensino de ciências com enfoque em: Formação de Professores de Ciências e Biologia, Livro Didático, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Física e Química, Informática, Educação e suas Tecnologias, Educação Especial e Inclusiva, bem como como sobre Educação Ambiental e Ambientes Costeiros como Espaços não formais de Aprendizagem. Tem experiência em estudos sobre Praias Amazônicas e seus Processos Morfodinâmicos. Atualmente é aluno de Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia pela Universidade Federal do Pará - PPGECO/EMBRAPA/UFPA, onde desenvolve pesquisa sobre Ecologia de Peixes de Riachos Amazônicos.

João Manoel da Silva Malheiro, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (UFPA), Especialização em Ensino de Ciências (UEPA), Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA), Doutorado em Educação para a Ciência (UNESP/Bauru) , Pós-Doutorados (Universidade do Porto; UNESP/Campus Bauru e pela UTFPR). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática e da Faculdade de Pedagogia (Campus Castanhal). Coordenador do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão FormAÇÃO de Professores de Ciências e do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz. Linha de pesquisa: Formação de Professores de Ciências e Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem de Ciências.

Referências

ALVES, Rosembergh da Silva.; BARRETO, Alcina Magnólia Franca. Concepção sobre paleontologia no ensino médio do centro de ensino experimental ginásio Pernambucano. In: XIX Congresso Brasileiro de Paleontologia e VI Congresso Latino-Americano de Paleontologia. Anais do XIX CBP e VI CLAP, 2005. Disponível em: https://sbpbrasil.org/anais-e-resumos/ . Acesso em: 03 nov. 2022.

BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 2001.

CANDAU, Vera Maria. Educação em Direitos Humanos: uma proposta de trabalho. Oficinas Aprendendo e Ensinando Direitos Humanos. João Pessoa, Programa Nacional de Direitos Humanos; Secretaria da Segurança Pública do estado da Paraíba; Conselho Estadual da Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão, 1999. Disponível em: http://dhnet.org.br/direitos/militantes/veracandau/candau_edh_proposta_trabalho.pdf Acesso em: 03 nov. 2022.

ANTANHEDE, S. C. da S. .; SILVA, A. F. G.; SILVA, F. H. S. da .; SILVA, M. de F. V. da . Interdisciplinaridade: características e possibilidades para o ensino de física e química. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 9, n. 1, p. e21019, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11243

BRITO, D. W. S. .; ANDRADE, A. N. de .; LOBO, H. B. A criança e a tecnologia digital: brincando e aprendendo ciências na educação infantil. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 9, n. 2, p. e21049, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.11116

CARVALHO, Ismar de Souza. Paleontologia. Rio de Janeiro: Interciência, 2004.

CASSAB, Rita de Cássia Tardin. Objetivos e Princípios. In: CARVALHO, Ismar de Souza. Paleontologia. 2ªed. Rio de Janeiro: Interciência, 2004. p.1-11.

COSTA, Kuenia Consoelo Rodrigues da; SILVA, Patrícia da Cunha Gonzaga.; OLIVEIRA, Paulo Victor.; FARIAS, Pedro Levy Costa Catunda. A utilização de modelos didáticos para o ensino de paleontologia nas disciplinas de Ciências e Biologia. Research, Society and Development, v. 1, n. 5, 2022, e41511528082. Disponível em: The use of didatic models for teaching paleontology in Science and Biology disciplines | Research, Society and Development (rsdjournal.org) Acesso em: 07 nov. 2022.

Doi: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28082.

ESCOLANO, Ângela Coletto Morales.; MARQUES, Eliane de Melo.; BRITO, Rafaela Rodrigues de. Utilização de recursos didáticos facilitadores do processo ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia nas escolas públicas da cidade de Ilha Solteira/SP. In: II Congresso Internacional de Educação: Educação, Trabalho e Conhecimento: desafio dos novos tempos. Anais II CIE, Ponta Grossa, PR, 2010. Disponível em: Utilização de recursos didáticos facilitadores do processo ensino - Ciência (doczz.com.br) Acesso: 07 nov. 2022.

FARIA, Ana Carolina Gelmini de.; VIEIRA, Ana Carolina Maciel.; MACHADO, Deusana Maria da Costa.; MATOS, Juliana Silva de.; PONCIANO, Luiza Corral Martins de Oliveira.; NOVAES, Mariana Gonzales Leandro. Utilização de Veículos Alternativos de Comunicação para a Difusão do Conhecimento Paleontológico. In: Anuário do Instituto de Geociências – UFRJ, 2007. Disponível em: https://www.ppegeo.igc.usp.br/index.php/anigeo/article/view/5306/0 Acesso em: 07 nov. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FRISON, Marli Dallagnol.; VIANNA, Jaqueline.; CHAVES, Jéssica Mello.; BERNARDI, Fernanda Maimann. Livro Didático como Instrumento de Apoio Para Construção de Propostas de Ensino de Ciências Naturais. In: Encontro nacional de pesquisa em educação em Ciências. Anais VII ENPEC, Florianópolis, 2009. Disponível em: https://www2.unifap.br/rsmatos/files/2017/09/Artigo_livro_didatico_1.pdf Acesso em: 07 nov. 2022.

FURTADO, Clara Maria. Manual de Orientações Metodológicas. Centro Universitário de Brusque – Unifebe. Brusque, 2014. Disponível em: https://www.unifebe.edu.br/site/wp-content/uploads/docs/arquivos/bilbioteca/manualdemetodologia2014.pdf Acesso: 07 nov. 2022.

HOHEMBERGER, Rômulo.; SCHWANKE, Cibele.; BILAR, Jéssica de Góes.; COUTINHO, Renato Xavier. A paleontologia na perspectiva do ensino: uma análise cientométrica. Terrae Didatica, v. 15, p. 1-9, 2019, e019025. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8653339/21324 Acesso em: 08 nov. 2022. Doi: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8653339

IZAGUIRRY, Bruna Bianca Dornelles.; ZIEMANN, Djulia Regina.; MÜLLER, Rodrigo Temp.; DOCKHORN, Juliana.; PIVOTTO, Otávio Lavarda.; COSTA, Fabiane Martins.; ALVES, Bianka Silva.; ILHA, Ana Luiza Ramos.; STEFENONN, Valdir Marcos.; SILVA, Sérgio Dias da. A Paleontologia na Escola: uma Proposta Lúdica e Pedagógica em Escolas do Município de São Gabriel, RS. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, Ano 7, v.7 n. 13, p. 2-16, 2013. Disponível em: http://sgbeduca.cprm.gov.br/media/professores/paleo_escola.pdf Acesso em: 08 nov. 2022.

JÚNIOR, Antônio Fernandes Nascimento.; SOUZA, Daniele Cristina de. (2009). A Confecção e Apresentação de Material Didático- Pedagógico na Formação de Professores de Biologia: O que diz a Produção Escrita? In: Encontro nacional de pesquisa em educação em Ciências. Anais VII ENPEC, Florianópolis, 2009. Disponível em: http://sgbeduca.cprm.gov.br/media/professores/paleo_escola.pdf Acesso 08 nov. 2022.

LIMA, Elmo de Souza.; MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. (2007). A Formação Continuada de Professores de Ciências Naturais: perspectivas para o Semiárido Piauiense. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, PI. Ano 12, n. 16, p. 85 96, jan./jun. 2007. Disponível em: (PDF) A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS: PERSPECTIVAS PARA O SEMI¬ÁRIDO PIAUIENSE | Elmo Lima - Academia.edu Acesso: 08 nov. 2022.

MATOS, Cláudia Helena Cysneiros.; OLIVEIRA, Carlos Romero Ferreira de.; SANTOS, Maria Patrícia de França.; FERRAZ, Célia Siqueira. Utilização de Modelos Didáticos no Ensino de Entomologia. Revista De Biologia e Ciências da Terra, v. 9, n.1, p. 19-23, 2009. Disponível em: Utilização de Modelos Didáticos no Ensino de Entomologia (redalyc.org) Acesso em: 08 nov. 2022.

MELLO, Fernanda Torello de.; MELLO, Luiz Henrique Cruz de.; TORELLO, Maria Beatriz de Freitas. A Paleontologia Na Educação Infantil: Alfabetizando e Construindo o Conhecimento. Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 395-410, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/RQpZvQKLgH5KCWTLhVTB34n/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 08 nov. 2022.

MORAES, Simone S. de.; SANTOS, Joelma F. S. dos.; BRITO, Maria Mônica de. Importância dada à Paleontologia na Educação Brasileira: Uma análise dos PCNs e dos livros didáticos utilizados nos colégios públicos de Salvador-Bahia. In: CARVALHO, Isnar de Souza. Paleontologia: Cenários da vida, v. 2, p. 71-75, 2007, Rio de Janeiro (RJ): Interciência. Disponível em: https://www.academia.edu/1184571/Import%C3%A2ncia_dada_%C3%A0_Paleontologia_na_educa%C3%A7%C3%A3o_brasileira_uma_an%C3%A1lise_dos_PCN_e_dos_livros_did%C3%A1ticos_utilizados_nos_col%C3%A9gios_p%C3%BAblcios_de_Salvador_-_Bahia Acesso em: 08 nov. 2022.

NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, v. 25, n. 1, p. 11-20, jan/jul. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/FVqZ5WXm7tVyhCR6MRfGmFD/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 08 nov. 2022. Doi: https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100002

OLIVEIRA FILHO, Antonio Carolino.; SILVA, Francisco Carlos Vieira.; PARENTE, Nórlia Nabuco. (2014). Trabalhando Experimentos de Baixo Custo na Área da Física no Ensino Médio. In: Seminário de Iniciação A docência professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes decentes. Anais SIDPEF, Rio Grande do Norte, 2014. Disponível em: https://docplayer.com.br/10135371-Trabalhando-experimentos-de-baixo-custo-na-area-da-fisica-no-ensino-medio-francisco-carlos-vieira-da-silva-2-norlia-nabuco-parente-3-resumo.html Acesso em: 08 nov. 2022.

ORLANDO, Tereza Cristina.; LIMA, Adriene Ribeiro.; SILVA, Ariadne Mendes da.; FUZISSAKIA, Carolina Nakau.; RAMOS, Cíntia Lacerda.; MACHADO, Daisy.; FERNANDES, Fabrício Freitas.; LORENZI, Júlio César.; LIMA, Marisa Aparecida de.; GARDIM, Sueli.; BARBOSA, Valéria Cintra Barbosa.; TRÉZ, Thales de A. Planejamento, Montagem e Aplicação de Modelos Didáticos para Abordagem de Biologia Celular e Molecular no Ensino Médio por Graduandos de Ciências Biológicas. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, n. 1, 2009. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/Biologia/Artigos/modelos_didaticos.pdf Acesso em: 08 nov. 2022.

PEZARINI, A. R.; MACIEL, M. D. Um modelo didático misto para a argumentação no ensino de ciências e biologia: para além das tendenciosidades. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 8, n. 3, p. 342-361, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10800

PERES, Bruno Peruzzi.; MACHADO FILHO, Márcio da Mota.; ÁVILA, Maurício Cendón do Nascimento.; PESSANO, Edward Frederico Castro. O ensino de Paleontologia nos anos finais do Ensino Fundamental: Fragilidades e potencialidades em livros didáticos de Ciências. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 7, p. e40610716641, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/16641 . Acesso em: 15 nov. 2022. Doi: DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16641

PINTO, Carmem Lúcia Lascano.; BARREIRO, Cristhianny Bento.; SILVEIRA, Denise do Nascimento. Formação Continuada de Professores: ampliando a compreensão acerca deste conceito. Revista Thema, v. 7, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/19 Acesso em: 08 nov. 2022.

REBELO, Isabel Sofia.; MARTINS, Isabel P.; PEDROSA, Maria Arminda. Formação Contínua de Professores para uma Orientação CTS do Ensino de Química: Um Estudo de Caso. Química Nova na Escola, n. 27, p. 30-33, fev, 2007. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc27/06-ibero-5.pdf Acesso em: 08 nov. 2022.

REIS, Márcia Aparecida Fernandes dos.; CARVALHO, Carlos Vitor de Alencar.; CARVALHO, Janaína Veiga.; RODRIGUES, Maria Antonieta da Conceição.; MEDEIROS, Marco André Malmann.; VILLENA, Hélio Heringer; OLIVEIRA, Fernanda Marini de.; DORNELAS, Viviane Rezende. Sistema Multimídia Educacional para o Ensino de Geociências: uma Estratégia Atual para a Divulgação da Paleontologia no Ensino Fundamental e Médio. In: Anuário do Instituto de Geociências, v. 28, n.1, p. 70-79, 2005. Disponível em: https://ppegeo.igc.usp.br/index.php/anigeo/article/view/4848/4360 Acesso em: 08 nov. 2022.

SANTOS, L. M. R. dos .; SOARES, E. C.; RIBEIRO, M. T. D. Modelos mentais de relação entre ciência e fé: desafios para a formação docente. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 8, n. 3, p. 362-377, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.11092

SOARES, S. T.; LIMA, S. S.; CARBO, L. Conhecimento especializado de professores de química: modelo teórico. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 8, n. 2, p. 648-666, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.10255

ROCHA, Carlos José Trindade; MALHEIRO, João Manoel da Silva. Experimentação Investigativa e Interdisciplinaridade como promotora da Escrita e Desenho no Ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 11, n. 06, p. 409-426, 2020. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1950/1379 Acesso em: 27 out. 2021. DOI 10.26843/rencima.v11i6.1950

SCHWANKE, Cibele.; SILVA, Mirian do Amaral Jonis. Educação e paleontologia. In: CARVALHO, Isnar de Souza. Paleontologia. 2 ed. Rio de Janeiro (RJ): Interciência, 2004, p. 123-130.

SILVA, Camila Neves.; MENDES, Micaela Aparecida Faria.; CARVALHO, Milla Mariano.; STROPPA, Gustavo Martins. Paleontologia e Ensino básico: análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais e dos livros didáticos em Juiz de Fora, MG, Brasil. Revista Brasileira de Paleontologia, 24(1), p. 62-69, 2021. Disponível em: https://sbpbrasil.org/publications/index.php/rbp/article/view/168/62 Acesso em: 08 nov. 2022. Doi: https://doi.org/10.4072/rbp.2021.1.05

SOUSA, Matheus Yuri Costa de. Produção de Réplicas de Âmbares e Moldes em Escola do Ensino Fundamental: ferramentas lúdicas para estudo de Paleontologia. 2019. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Universidade Federal de Campina Grande, Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Campina Grande (PB), 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/12394/3/MATHEUS%20YURI%20COSTA%20DE%20SOUSA%20-%20TCC%20LICENCIATURA%20EM%20CI%c3%8aNCIAS%20BIOL%c3%93GICAS%20CES%202019.pdf Acesso em: 15 nov. 2022.

SOUZA, Salete Eduardo. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas”. Anais I EPE, IV JPE, XIII SPUEM, 2007. Maringá (PR). Disponível em: http://www.dma.ufv.br/downloads/MAT%20103/2015-II/slides/Rec%20Didaticos%20-%20MAT%20103%20-%202015-II.pdf Acesso em: 08 nov. 2022.

SOUZA, Ângelo Ricardo de. O professor da educação básica no Brasil: identidade e trabalho. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 48, p. 53-74, abr/jun. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/FngnXxdLgh8tdkL4qs93QLS/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 08 nov. 2022.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27989/29770 Acesso em: 08 nov. 2022.

VIEIRA, Elaine.; VOLQUIND, Léa. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como? 4. ed. Porto Alegre (RS): Edipucrs, 2002.

WENGZYNSKI, Cristiane Danielle.; TOZETTO, S. (2012). Formação Continuada Face as suas Contribuições para a Docência. In: Seminário de Pesquisa da Região Sul. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/A-Forma%C3%A7%C3%A3o-Continuada-face-as-suas-contribui%C3%A7%C3%B5es-a-Wengzynski-Tozetto/cd4125ea6e56eebeb582fe3d023b88d2253af8be#citing-papers Acesso em: 08 nov. 2022.

ZUCON, Maria Helena.; VIEIRA, F. S.; PRAZERES, Myriam Fernanda Ferreira dos.; DANTAS, Mário André Trindade. O Ensino de Paleontologia e a Percepção dos Alunos do Curso de Biologia da Universidade Federal de Sergipe. In: IV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade. Anais IV CIEC, 2010. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10338/51/50.pdf Acesso em: 08 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-01

Como Citar

NASCIMENTO, A. T. do .; MALHEIRO, J. M. da S. PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA AULAS DE PALEONTOLOGIA: PROPOSIÇÃO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23026, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14673. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14673. Acesso em: 21 jun. 2024.