PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA AULAS DE PALEONTOLOGIA: PROPOSIÇÃO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14673


Palavras-chave:

Ensino de paleontologia, Formação de professores, Ensino e aprendizagem, Réplicas de fósseis, Ensino de Ciências

Resumo

Conhecimentos biológico, geológico e ambiental há milhões de anos na Terra constitui fundamentos da Paleontologia. O professor tem função na divulgação desses conhecimentos de forma objetiva e com linguagem acessível, mas dificuldades são encontradas para o ensino devido a carência de materiais didáticos. Buscamos incentivar a prática de professores de ciências sobre o ensino de Paleontologia através de oficinas para confecção de réplicas de fósseis em escolas. A abordagem qualitativa teve a aplicação de questionários semiestruturados destinadas a 10 professores em dois momentos. Nos resultados, os participantes afirmaram dificuldades em ministrar conteúdos sobre Paleontologia, devido à baixa produção de materiais didáticos, o que faz muitos utilizarem apenas o livro didático. As oficinas foram alternativas eficazes no desenvolvimento de saberes indispensáveis à profissão docente, O uso de réplicas, mostrou-se importante para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, despertando o interesse dos alunos e tornando as aulas mais dinâmicas.

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Biografia do Autor

  • Anderson Thiago do Nascimento, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

    Mestre em Biologia Ambiental com área de concentração em Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos, pelo Instituto de Estudos Costeiros da Universidade Federal do Pará - IECOS/UFPA (2016). Especialista em Ecologia, Gestão Escolar e Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo - FAMEESP (2022). Além disso especializou-se também em Aplicabilidades de Novas Tecnologias como Ferramentas Pedagógicas para o Ensino de Ciências - Química e Física, pelo Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará - ICEN/UFPA (2011). Possui Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Programus (2013) e em Ciências Naturais com habilitação em Física pelo Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (2009). Tem experiência nas áreas de cíências, física e química pela Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará - SEDUC (2010-2022). Já atuou como professor colaborador na Faculdade Pan Americana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/PARFOR, Universidade do Estado do Pará - UEPA, nos curso de Licenciatura em Pedagogia e Engenharia Ambiental, respectivamente. Atuou também, como professor colaborador nos cursos de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Pará - UFRA/PARFOR e Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará - UFPA, onde desenvolveu pesquisas voltadas sobre o ensino de ciências com enfoque em: Formação de Professores de Ciências e Biologia, Livro Didático, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Física e Química, Informática, Educação e suas Tecnologias, Educação Especial e Inclusiva, bem como como sobre Educação Ambiental e Ambientes Costeiros como Espaços não formais de Aprendizagem. Tem experiência em estudos sobre Praias Amazônicas e seus Processos Morfodinâmicos. Atualmente é aluno de Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia pela Universidade Federal do Pará - PPGECO/EMBRAPA/UFPA, onde desenvolve pesquisa sobre Ecologia de Peixes de Riachos Amazônicos.

  • João Manoel da Silva Malheiro, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

    Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas (UFPA), Especialização em Ensino de Ciências (UEPA), Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA), Doutorado em Educação para a Ciência (UNESP/Bauru) , Pós-Doutorados (Universidade do Porto; UNESP/Campus Bauru e pela UTFPR). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática e da Faculdade de Pedagogia (Campus Castanhal). Coordenador do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão FormAÇÃO de Professores de Ciências e do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz. Linha de pesquisa: Formação de Professores de Ciências e Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem de Ciências.

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA AULAS DE PALEONTOLOGIA: PROPOSIÇÃO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23026, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14673. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14673. Acesso em: 16 abr. 2025.