REVISTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO INPA: UMA VISÃO A PARTIR DA ANÁLISE DISCURSIVA BAKHTINIANA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.16503

Palavras-chave:

Revista, Discurso, Amazônia, INPA, Divulgação institucional

Resumo

A Amazônia é conhecida por sua biodiversidade, formas culturais e tecnológicas, em exposições científico-culturais as audiências urbanas, turísticas e autóctones. Há instituições de Ciência e Tecnologia amazônicas que realizam atividade de divulgação científica das suas próprias pesquisas e tecnologias. O objetivo desse trabalho é conhecer a proposta comunicativa da Revista de Divulgação Científica (RDC) de uma instituição de Ciência e Tecnologia, o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia – INPA, o seu Discurso de Divulgação Científica (DDC). Para isso, analisaremos 12 volumes publicados em cerca de seis anos, pela Pró-Reitoria de Extensão/INPA, a partir do aporte da leitura do Círculo de Bakhtin, visando construir uma interpretação fundamentada na Análise Discursiva. Nossos resultados - foram levantados 129 textos em 12 números de RDC, no qual se destacaram temas de desenvolvimento, pesquisa, educação, saúde, entre outros. Percebeu-se uma distinção entre o discurso da divulgação científica (65%) e divulgação institucional científica (34%) dos textos selecionados. Desse último grupo, selecionou-se dois textos na área de Educação Ambiental para análise detalhada, e percebeu-se uma perspectiva institucional de apresentação de projeto extensionista voltada ao público escolar, utilizou-se dos objetos de pesquisa biológica para ser atrativo para divulgação científico-ambiental com proposito de conservação da Amazônia.

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Biografia do Autor

Saulo Cézar Seiffert Santos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil.

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), especialização em Docência do Ensino Superior pelo Centro de Pesquisa da Amazônia (CEPAM), graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atuo na Área de Ensino de Ciências do Departamento de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECIM), UFAM, campus Manaus. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, aprendizagem significativa (D. Ausubel), analogias e metáforas no ensino, ensino de zoologia, análise dialética discursivo (Círculo de Bakhtin) e educação em espaços não formais. Membro da Associação Brasileira de Cristão na Ciência (ABC²) e líder do grupo de estudos em Manaus/AM.

Malena Albuquerque Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil

Sou formada em Licenciatura em Ciências Naturais, pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, no ano de 2022 fui bolsista da UFAM no Programa de Institucional de Iniciação Cientifica - PIBIC no projeto Discurso da Divulgação Cientifica Amazônica: Uma visão da Revista de Divulgação Cientifica do INPA. Também participei do Programa Institucional de Iniciação a Docência-PIBID no ano de 2020 a 2021 em uma escola pública da cidade de Manaus, ademais fui voluntaria na Casa da Física como professora de Ciências e Biologia, ministrando aulas remotas para alunos de 6 ano a 2 serie do ensino médio. Atualmente estou no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática(PPGECIM) da Universidade Federal do Amazonas, na linha de pesquisa Processos de Ensino e Aprendizagem.

Mirlane Maria Moura Matos, Graduanda em Licenciatura em Ciências Naturais (UFAM). Iniciação Científica – PIBIC (UFAM), Manaus, Amazonas, Brasil.

Possui graduação em Tecnologia em gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (2012).

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Publicado

2023-10-30

Como Citar

SANTOS, S. C. S. .; OLIVEIRA, M. A.; MATOS, M. M. M. REVISTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO INPA: UMA VISÃO A PARTIR DA ANÁLISE DISCURSIVA BAKHTINIANA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23077, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.16503. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16503. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Rede de Formação e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática