MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS PESQUISAS BRASILEIRAS: UM RECORTE DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2017-2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.15489


Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Educação Matemática, Processo de Ensino e Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como objetivo avultar e compreender a produção de conhecimento e o desenvolvimento do mesmo sobre a Modelagem na Educação Matemática nas pesquisas de Teses e Dissertações nos Programas de Pós-Graduação no Brasil no período de 2017-2022, através de uma revisão sistemática da literatura. Trata-se de uma pesquisa com cunho qualitativo, numa perspectiva indiciária e os dados foram levantados na BDTD- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, entre os anos de 2017 a 2022. Foram levantados 29 estudos para o recorte, e deles indicados 7 trabalhos para a análise, tendo em conta os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, onde foram descritos os quantitativos destas pesquisas, suas abordagens, seus desenvolvimentos, suas práticas educacionais, seus pressupostos teóricos e epistemológicos, seus níveis de ensino e suas contribuições e as suas dificuldades relatadas. Verificamos um crescimento das pesquisas na área de Modelagem na Educação Matemática com mais ênfase no ensino superior e os resultados mostram que a Modelagem na Educação Matemática pode potencializar a interdisciplinaridade, o desenvolvimento do pensamento crítico, a autonomia, o diálogo   e integração de tecnologias de comunicação e informação no ensino.

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Biografia do Autor

  • Francisco Sebastião Sumbane, Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Cidade de Maputo, Maputo, Moçambique.

    Graduado em Matemática pela Universidade Eduardo Mondlane (2011), ESPECIALISTA em Tutoria em Educação a distancia (2020)e MESTRE em Educação em Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas (2021), Membro de grupos de pesquisa: Grupo de pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação em Ciências(GPIMEM) e Alternativas Inovadoras para o Ensino de Ciências Naturais na Amazônia(AIECAM).

  • Sandra Oliveira de Almeida, Escola Estadual Duque de Caxias, Manaus, Amazonas, Brasil.

    Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade La Salle Manaus (2012), graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2004), mestrado em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2015), doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2022) e doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2022). Atualmente é professora da Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré e professor da Escola Estadual Solon de Lucena Manaus. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização científica, educação ambiental, divulgação científica, PCN e espírito científico.

  • Sebastião Sumbana, Universidade de São Tomás de Moçambique (USTM), Cidade de Maputo, Maputo, Moçambique

    Possui mestrado em Gestão Empresarial pela Universidade Eduardo Mondlane(2017). Atualmente é Docência da Universidade São Tomás de Moçambique. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS PESQUISAS BRASILEIRAS: UM RECORTE DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2017-2022. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23080, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15489. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15489. Acesso em: 16 abr. 2025.