PROMOVENDO VIDA À NATUREZA ATRAVÉS DE AÇÕES EDUCATIVAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.15349

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Meio ambiente, Plantio

Resumo

O presente trabalho apresenta a proposta de uma atividade ambiental, de forma interdisciplinar, como ferramenta para o desenvolvimento da integração entre alunos, professores e responsáveis, de todos os segmentos de uma escola privada no Sul de Minas Gerais, no intuito de conscientizar a formação de valores em prol do meio ambiente. Foram debatidos durante as aulas assuntos referentes aos impactos que as queimadas podem causar no agravamento do efeito estufa, à situação da fauna e flora da região em que os alunos vivem e foram elencadas as possíveis soluções para a preservação ambiental. O projeto iniciou com arrecadação de mudas nativas e frutíferas da região em consonância com o bioma local, para o plantio e reflorestamento de áreas degradas do município. Como resultados percebemos que é essencial medidas de conservação   e   preservação do meio em que as pessoas estão inseridas, principalmente, em situações nas quais o ser humano possa tornar um ator ativo e participante deste processo essencial à manutenção da qualidade de vida. Conclui-se que tornar o aluno protagonista em meio a um processo educacional possibilita uma formação mais ampla, enquanto o professor atua como um mediador das atividades planejadas e executadas proporcionando maior responsabilidade, tomada de decisão e maior relação entre aluno e professor.

Downloads

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

##plugins.generic.paperbuzz.sourceName.pdf##
36
Oct 13 '23Oct 16 '23Oct 19 '23Oct 22 '23Oct 25 '23Oct 28 '23Oct 31 '23Nov 01 '23Nov 04 '23Nov 07 '23Nov 10 '237.0
|

Biografia do Autor

Jean Louis Landim Vilela, Professor da Educação Básica, pública e privada, Caxambu, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul, possui graduação em Ciências Naturais e Exatas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1999); pós graduação "LATO SENSU" em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA; mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL. Atualmente é professor de Física na Escola Estadual São Sebastião - Cruzília MG; coordenador e professor de Matemática e Física no Centro Educacional Genny Gomes - Sistema Poliedro - Caxambu MG.

Rodolfo Ribeiro Júnior, Professor da Educação Básica e da Faculdade de São Lourenço, Minas Gerais, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), mestrado em Biotecnologia pela Universidade Vale do Rio Verde (2006) e especialização em Gestão de Meio Ambiente pela Universidade Cândido Mendes. (

Anderson Claiton Ferraz, ). Professor da Educação Básica do Estado de São Paulo, Salto de Pirapora, São Paulo, Brasil.

Possui Graduação em Processos de Produção pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (2000), Graduação em Física pela Universidade de Franca (2008), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba (2017) e Doutor pelo Programa de Ensino de Ciências e Matemática-Universidade Cruzeiro do Sul (2023). Atualmente é Professor Educação Básica - Secretaria Estadual de Educação.

Alex Paubel Junger, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo, SP, Brasil

Pós - Doutor em Engenharia e Gestão da Inovação, Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC. Mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos, possui graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e Letras: Português-Inglês. Atualmente é docente colaborador no Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Ensino de Ciências (CAPES 5) e pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (CAPES 4), orientando pesquisas de mestrado e doutorado na área de Ensino. Atuando, concomitantemente, como professor na Fundação Getúlio Vargas (FGV), lecionando Estratégia, Empreendedorismo e Inovação. Para além disso, atuo em auditorias como avaliador de cursos no INEP/MEC e avalio Programas de Pós-Graduação Stricto-Sensu na CAPES vinculado a área 46 (Ensino).

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília: MEC. Versão entregue ao CNE em 03 de abril de 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf. Acesso em: 03 jun. 2022.

BREMM, D.; GÜLLICH, R. I. da C. Sistematização de experiências: conceito e referências para formação de professores de ciências. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 553–573, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10788

DE OLIVEIRA, C. B.; GONZAGA, L. T.; GOMES, E. C.; TERÁN, A. F. Espaços educativos: oportunidade de uma prática educativa problematizadora. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 59–73, 2019. https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n1.p59-73.i6962

DIÓRIO, A. C. D.; SCHRÖDER, A. Educação ambiental: educação para um futuro sustentável. Curitiba: Divulgação Cultural, 2021.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e Interdisciplinaridade no ensino brasileiro – efetividade ou ideologia, 6ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: Didática, Prática de Ensino e Direitos Humanos? Texto apresentado ao XVII ENDIPE – Encontro Nacional de Prática de Ensino, 2014.

MARQUES, T. S.; OLIVEIRA, E. M.; ROCHA, W. M. A formação de sujeitos ecológicos: um estudo do coletivo jovem de meio ambiente. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 91–108, 2019. https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p91-108.i8439

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª edição. São Paulo: Hucitec Editora, 407 p, 2014.

PRODANOV, C. C, & Freitas, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico (2ª ed.). Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

ROSSINI, C. M.; CENCI, D. R. Interdisciplinaridade e Educação Ambiental: um diálogo sustentável. Revista Prática Docente. v.5, n.3, p. 1733-1746, 2020. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/830. Acesso: 01 fev. 2023.

SANTOS, A. do N. P.; RODRIGUES, J. S.; FARIAS, A. R. S. Importância da interdisciplinaridade na formação docente no processo de letramento. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 05, Vol. 01, p. 66-77, 2021. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/processo-de-letramento. Acesso: 26 jun. 2023.

SANTOS, D. M.; LEAL, N. M. A pedagogia de projetos e sua relevância como práxis pedagógica e instrumento de avaliação inovadora no processo de ensino aprendizagem. Revista Científica da FASETE, v.12, n.19, p. 81-96, 2018. Disponível em: https://www.publicacoes.unirios.edu.br/index.php/revistarios/article/view/298. Acesso: 30 jan. 2023.

SCHONS, S. M. A questão ambiental e a condição da pobreza. Revista Katálysis, v.15, n.01, p.70 – 78, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/y9scXHn89BBn9zgyXcrbsrd/?format=pdf&lang=pt. Acesso: 26 jun. 2023.

SILVA, C. C.; SILVA, F. P. da. Uma abordagem sobre a importância da interdisciplinaridade no ensino da Educação Ambiental na escola. Revista Brasileira de Meio Ambiente, v.8, n.4, p. 57-67, 2020. Disponível em: https://revistabrasileirademeioambiente.com/index.php/RVBMA/article/view/534. Acesso: 30 jan. 2023.

SILVA, M. F. da; JÚNIOR, A. M. da S. A interdisciplinaridade na prática da Educação Ambiental e no trabalho docente: um estudo de caso em uma escola pública de Macapá, Amapá, Brasil. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.39, n.1, p. 178-195, 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/360249199_A_interdisciplinaridade_na_pratica_da_Educacao_Ambiental_e_no_trabalho_docente_um_estudo_de_caso_em_uma_escola_publica_de_Macapa_Amapa_Brasil. Acesso: 01 fev. 2023.

STAMBERG, C. da S. A interdisciplinaridade e o ensino de ciências na prática de professores do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, v.11, n.3, 2016. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/587. Acesso: 29 jan. 2023.

VITORAZZI, D. L; GOUVEIA, D. S. M; SILVA, A. M. T. B da S. Representações Sociais do Meio Ambiente: Implicações em Abordagens de Educação Ambiental sob a Perspectiva Crítica com Alunos da Primeira Etapa do Ensino Fundamental. Ciência e Educação, v.26, n.01, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/D9crzp6HK9p5FQZvsBdRXtr/?format=pdf&lang=pt. Acesso: 26 jun.2023

WORD ART. Versão 4.8.1. Word Art – Gerador de nuvem de palavras, 2023. Disponível em: https://wordart.com/. Acesso: 29 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2023-10-13

Como Citar

VILELA, J. L. L. .; RIBEIRO JÚNIOR, R. .; FERRAZ, A. C. .; JUNGER, A. P. . PROMOVENDO VIDA À NATUREZA ATRAVÉS DE AÇÕES EDUCATIVAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23055, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15349. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15349. Acesso em: 24 nov. 2024.