PROMOVENDO VIDA À NATUREZA ATRAVÉS DE AÇÕES EDUCATIVAS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.15349

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Meio ambiente, Plantio

Resumo

O presente trabalho apresenta a proposta de uma atividade ambiental, de forma interdisciplinar, como ferramenta para o desenvolvimento da integração entre alunos, professores e responsáveis, de todos os segmentos de uma escola privada no Sul de Minas Gerais, no intuito de conscientizar a formação de valores em prol do meio ambiente. Foram debatidos durante as aulas assuntos referentes aos impactos que as queimadas podem causar no agravamento do efeito estufa, à situação da fauna e flora da região em que os alunos vivem e foram elencadas as possíveis soluções para a preservação ambiental. O projeto iniciou com arrecadação de mudas nativas e frutíferas da região em consonância com o bioma local, para o plantio e reflorestamento de áreas degradas do município. Como resultados percebemos que é essencial medidas de conservação   e   preservação do meio em que as pessoas estão inseridas, principalmente, em situações nas quais o ser humano possa tornar um ator ativo e participante deste processo essencial à manutenção da qualidade de vida. Conclui-se que tornar o aluno protagonista em meio a um processo educacional possibilita uma formação mais ampla, enquanto o professor atua como um mediador das atividades planejadas e executadas proporcionando maior responsabilidade, tomada de decisão e maior relação entre aluno e professor.

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Biografia do Autor

Jean Louis Landim Vilela, Professor da Educação Básica, pública e privada, Caxambu, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul, possui graduação em Ciências Naturais e Exatas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1999); pós graduação "LATO SENSU" em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA; mestrado em Ensino de Física pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL. Atualmente é professor de Física na Escola Estadual São Sebastião - Cruzília MG; coordenador e professor de Matemática e Física no Centro Educacional Genny Gomes - Sistema Poliedro - Caxambu MG.

Rodolfo Ribeiro Júnior, Professor da Educação Básica e da Faculdade de São Lourenço, Minas Gerais, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), mestrado em Biotecnologia pela Universidade Vale do Rio Verde (2006) e especialização em Gestão de Meio Ambiente pela Universidade Cândido Mendes. (

Anderson Claiton Ferraz, ). Professor da Educação Básica do Estado de São Paulo, Salto de Pirapora, São Paulo, Brasil.

Possui Graduação em Processos de Produção pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (2000), Graduação em Física pela Universidade de Franca (2008), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba (2017) e Doutor pelo Programa de Ensino de Ciências e Matemática-Universidade Cruzeiro do Sul (2023). Atualmente é Professor Educação Básica - Secretaria Estadual de Educação.

Alex Paubel Junger, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo, SP, Brasil

Pós - Doutor em Engenharia e Gestão da Inovação, Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC. Mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos, possui graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e Letras: Português-Inglês. Atualmente é docente colaborador no Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Ensino de Ciências (CAPES 5) e pesquisador permanente no Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (CAPES 4), orientando pesquisas de mestrado e doutorado na área de Ensino. Atuando, concomitantemente, como professor na Fundação Getúlio Vargas (FGV), lecionando Estratégia, Empreendedorismo e Inovação. Para além disso, atuo em auditorias como avaliador de cursos no INEP/MEC e avalio Programas de Pós-Graduação Stricto-Sensu na CAPES vinculado a área 46 (Ensino).

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Publicado

2023-10-13

Como Citar

VILELA, J. L. L. .; RIBEIRO JÚNIOR, R. .; FERRAZ, A. C. .; JUNGER, A. P. . PROMOVENDO VIDA À NATUREZA ATRAVÉS DE AÇÕES EDUCATIVAS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23055, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15349. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15349. Acesso em: 2 mar. 2024.