INTERAÇÕES INTERMOLECULARES NA ARTE DO GRAFITE: UMA PROPOSTA TEÓRICA DE JOGO EDUCATIVO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOCIOCULTURAIS E POLÍTICOS
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.14893Palavras-chave:
Ensaio Teórico, Ética, Jogo Educativo, Ensino de Química, Formação de ProfessoresResumo
Com as crescentes denúncias de violência e injustiças nas relações sociais, a educação pensada “em” e “para” os direitos humanos se faz insurgente ao sistema atual de ensino e aprendizagem. Precisamos fazer dialogar as ciências da natureza com as ciências sociais, garantindo possibilidades de aprendizagem científica e atitudinal que permeiam a ética na formação dos estudantes, para isso é necessário repensar o modelo do professor de química. Os autores procuraram planejar, neste ensaio, as possibilidades de um jogo educativo informal para o ensino das interações intermoleculares dentro do contexto social dos estudantes, contemplando importantes questões que podem possibilitar reflexões sobre o ensino de química e a educação em direitos humanos. Este trabalho é um ensaio teórico que utilizou a análise estrutural-funcional de concepções importantes para a formação de professores de química como agentes sociais, culturais e políticos. Este é um processo intencional, transgressor e democrático, interessado em despertar no professor a consciência da presença das assimetrias nas relações sociais, de forma que possa levar a uma busca constante por equidade.
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