JOGOS PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTA PARA ELUCIDAR AS PROPRIEDADES BÁSICAS DA MOLÉCULA DE DNA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.14804

Palavras-chave:

Aprendizagem, Genética, Sequência Didática, Metodologia Ativa

Resumo

O ensino de Genética é um grande desafio encontrado pelos professores de Biologia do Ensino Médio, pois depende de conceitos abstratos, elucidação de processos moleculares e interpretação de figuras planas. Com o propósito de trabalhar o lúdico e dinamizar o contexto da genética molecular, este trabalho teve como objetivo produzir e avaliar uma sequência didática investigativa fundamentada nos métodos de aprendizagem ativos, como a aprendizagem baseada em jogos e a utilização das tecnologias digitais de comunicação. Os processos metodológicos foram divididos em duas etapas complementares, a etapa 1 versa sobre a composição química dos ácidos nucleicos e na etapa 2, são abordados os processos de duplicação do DNA e a síntese de proteínas, com fases de problematização, sistematização, contextualização e conclusão. Nestas fases os estudantes aprenderam Genética Molecular, por meio de jogos digitais e ensino investigativo. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de rede pública no município de Nova Mutum/MT, com 44 estudantes matriculados no 3º Ano do Ensino Médio. A avaliação da sequência didática foi feita por 22 professores de Biologia que atuam na Ensino Médio. A análise dos resultados foi de caráter misto (qualitativa/quantitativa), sendo avaliado a utilização de quatro jogos abordando conteúdos de Genética Molecular. Os resultados pré e pós teste, identificaram índices satisfatórios na aprendizagem dos estudantes e bons índices na avaliação dos professores. Durante o desenvolvimento da pesquisa, pode-se observar o protagonismo dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, o interesse e o entusiasmo deles pela genética.

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Biografia do Autor

Vinícius Sabino de Paula, Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT), lotado na Escola Estadual José Aparecido Ribeiro. Nova Mutum, Mato Grosso, Brasil.

Mestre em Ensino de Biologia (PROFBIO) pela Universidade Federal de Mato Grosso. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Campus de Ituiutaba/MG (2004). Atualmente é professor efetivo de Biologia na Secretária do Estado de Educação de Mato Grosso desde 2007, atuando como professor regente de Biologia no Ensino Médio na Escola Estadual José Aparecido Ribeiro

Daniela Cristina Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Bióloga, graduada pelo Centro Universitário de Rio Preto (2001), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Botucatu/SP. Em 2012, iniciou sua carreira de docente no ensino superior na Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Campus de Cuiabá. É credenciada, nos Programas de Pós-Graduação em Zoologia e Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, ProfBio, UFMT. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética animal, atuando principalmente nos seguintes temas: marcadores cromossômicos e moleculares em peixes de água doce, organização do genoma, elementos transponíveis, taxonomia integrativa.

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

PAULA, V. S. de; FERREIRA, D. C. JOGOS PEDAGÓGICOS COMO FERRAMENTA PARA ELUCIDAR AS PROPRIEDADES BÁSICAS DA MOLÉCULA DE DNA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23051, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14804. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14804. Acesso em: 27 abr. 2024.