USO DE ANIMAÇÕES DE GENÉTICA MOLECULAR NAS AULAS INICIAIS DE GENÉTICA MENDELIANA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i1.12979

Palavras-chave:

Material genético, Expressão gênica, Livros didáticos, Animações

Resumo

O sucesso do estudo de Genética Mendeliana no ensino médio depende necessariamente de uma boa fundamentação dos seus conceitos iniciais. Por sua vez, para ocorrer a compreensão significativa desses conceitos, faz-se necessário atrelá-los aos assuntos relacionados à Genética Molecular, como a estrutura do material genético e sua expressão. O estudo compartilhado das duas áreas, e com o uso de animações de Genética Molecular, representa uma importante estratégia de intervenção pedagógica, no sentido de tornar esses conceitos menos abstratos e mais palpáveis aos alunos. Este trabalho objetiva analisar a eficiência do estudo compartilhado, assim como testar a eficácia do uso de animações de replicação e tradução gênica para melhor entendimento de conceitos como gene, genótipo e fenótipo. Foi elaborado como produto educacional, um catálogo contendo animações e sugestões de como promover o atrelamento entre os conceitos das duas áreas. O trabalho teve abordagem qualitativa e quantitativa e foi desenvolvido em uma escola pública de Primavera do Leste - MT, com 98 alunos das 3ª séries do EM. Por meio de três testes de desempenho acerca dos conceitos básicos de Genética, após o seu estudo isolado, estudo compartilhado e esse com o uso de animações, notou-se ganho gradativo na assimilação dos conceitos básicos da Genética Mendeliana. Os dados obtidos mostram a importância da estruturação dos pré-requisitos para a ancoragem dos novos conhecimentos, no caso, os conceitos genéticos, tornando-os mais compreensíveis e, por conseguinte, atenuando o insucesso observado nas escolas públicas no ensino de Genética Mendeliana.

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Biografia do Autor

Marivalter Gomes Costa, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Pontal do Araguaia, Mato Grosso, Brasil.

Biólogo, licenciado pela Universidade Federal de Moto grosso (campus do Pontal do Araguaia), especialista em Biotecnologia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atuo na docência como efetivo desde o ano 2000, ministrando aulas de Biologia na escola Estadual Alda G. Scopel (SEDUC -MT), em Primavera do Leste MT. 

Daniela Cristina Ferreira, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Bióloga, graduada pelo Centro Universitário de Rio Preto (2001), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Botucatu/SP. Em 2012, iniciou sua carreira de docente no ensino superior na Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Campus de Cuiabá. É credenciada, nos Programas de Pós-Graduação em Zoologia e Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, ProfBio, UFMT. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética animal, atuando principalmente nos seguintes temas: marcadores cromossômicos e moleculares em peixes de água doce, organização do genoma, elementos transponíveis, taxonomia integrativa.

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Publicado

2022-01-13

Como Citar

COSTA, M. G.; FERREIRA, D. C. USO DE ANIMAÇÕES DE GENÉTICA MOLECULAR NAS AULAS INICIAIS DE GENÉTICA MENDELIANA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 1, p. e22003, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i1.12979. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12979. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências