PERCEPÇÕES SOBRE O APLICATIVO FOQ1 QUÍMICA POR ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i1.11227

Palavras-chave:

TDIC;, Aplicativo móvel;, Ensino de Química;, Fórmulas e Equações Químicas.

Resumo

A utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), em especial dos Recursos Didáticos Digitais (RDD), tem transformado muitas práticas docentes contribuindo para a construção do conhecimento dos seus estudantes. Neste sentido, essa pesquisa tem por objetivo investigar a percepção dos estudantes de uma escola pública na utilização do aplicativo para dispositivo móvel denominado FoQ1 Química nos estudos da Química. Para isso, a pesquisa apresenta um estudo de caso realizado com 75 estudantes de quatro turmas do ensino médio (duas turmas do primeiro ano e duas turmas do segundo ano). A pesquisa foi realizada em quatro (4) etapas: (1) apresentação do app FoQ1 Química; (2) aplicação de um questionário avaliativo; (3) realização de uma entrevista não-diretiva; (4) análise das respostas do questionário avaliativo e da entrevista não-diretiva. Os resultados mostram que o aplicativo FoQ1 Química pode ser um RDD auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Química, proporcionando aos estudantes possibilidades de construírem seu conhecimento de forma simples e objetiva. Embora alguns estudantes tenham apresentado dificuldades nos conteúdos da Química, o uso do aplicativo FoQ1 Química pode contribuir para a compreensão destes conteúdos. O desenvolvimento de aplicativos com o intuito de ajudar no ensino de Química se mostra como uma alternativa proeminente, tendo o professor como seu principal desenvolvedor e os estudantes como os principais usuários.

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Biografia do Autor

Jocimario Alves Pereira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui Licenciatura em Ciências Agrárias - UFPB (2014) e Licenciatura em Química - FAC (2017). Com Especialização em Química - UCAM (2016), na Educação de Jovens e Adultos na Diversidade Social - UFPB (2017) e em Tecnologias Digitais para o Ensino Básico - UECE (2019). Mestre em Química - UFRPE (2020). Professor contratado da rede Estadual da Paraíba desde 2013, atuando nas disciplinas de Química, Física, Matemática e Robótica. Professor efetivo da Prefeitura de Conceição - PB desde 2019, atuando na disciplina de Ciências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino médio, agricultura familiar, meio ambiente, educação colaborativa, redes sociais e produtos educacionais.

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É Licenciado em Química, mestre no Ensino das Ciências e Doutor em Química Computacional. É coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede (PROFQUI-UFRPE). Também é Docente permanente do programa de pós-graduação em Ensino das Ciências da UFRPE. Atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado. Coordena os grupos de pesquisas LEUTEQ (Laboratório para Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química) e InPraMEQ (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino de Química) do diretório de grupos do CNPq e é pesquisador colaborador do Núcleo SEMENTE.Tem experiência na área de Química e Ensino de Química: Em Química desenvolve pesquisas em Astroquímica e Química Computacional; Em Ensino de Química atua principalmente nas seguintes temáticas: (1) Tecnologias no Ensino de Química; (2) Metodologias Ativas, Aprendizagem Tecnológica Ativa, Gamificação e Ensino Híbrido; (3) processos e materiais educativos no Ensino de Ciências/Química; (4) Experimentação, divulgação científica e formação de professores. Atua como consultor ad-hoc de periódicos especializados em Educação em Ciências/Química, nacionais e internacionais, e agências de fomento (CNPq, CAPES). Na Sociedade Brasileira de Química (SBQ) foi tesoureiro da Regional Pernambuco [mandatos 2016-2018, 2018-2020] e é o atual vice-diretor da Divisão de Ensino [mandato 2020-2022]. Foi representante da região nordeste na Comissão Nacional de Ensino de Química (2016-2018) que contribuiu para a criação da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ). Atualmente faz parte da diretoria de comunicação da SBEnQ (2018-2020).

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Publicado

2021-01-13

Como Citar

PEREIRA, J. A.; LEITE, B. S. PERCEPÇÕES SOBRE O APLICATIVO FOQ1 QUÍMICA POR ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 1, p. e21001, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i1.11227. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11227. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências