ESTADO DO CONHECIMENTO: ENSINO DE BIOLOGIA SOBRE O CERRADO EM TEXTOS ACADÊMICOS

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v11i1.14761

Palavras-chave:

Cerrado, Educação Ambiental, Estado do conhecimento, Ensino de Ciências, Ecologia

Resumo

Este artigo apresenta um estado do conhecimento acerca do Ensino de Biologia com ênfase no Cerrado, considerando a publicação de dissertações e artigos científicos e a necessidade de conhecer pesquisas com abordagem crítica e relevante para a sensibilização das pessoas sobre a importância socioambiental do bioma. As publicações selecionadas compreendem aquelas que associam os temas Cerrado, Ensino de Biologia, Ensino de Ecologia e Ensino Médio e foram publicadas entre os anos de 2016 a 2021. Nessas pesquisas publicadas encontramos, por um lado, a implementação de diferentes estratégias didáticas, como produções audiovisuais, sequências didáticas, aulas de campo, jogos de tabuleiro, livros didáticos, livros paradidáticos, palestras e atividades envolvendo o plantio de mudas de espécies típicas do Cerrado. Por outro lado, nota-se pouca ênfase no ensino sobre o Cerrado a partir de um viés sistêmico. Tendo isso em vista, os resultados apontam para a importância de materiais de divulgação sobre o Cerrado a partir dessa uma perspectiva, dada a necessidade de estabelecer uma relação de valorização do bioma como sistema complexo, considerando sua relevância nacional.

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Biografia do Autor

Naielly Christhiny Paz Rodrigues, Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Naielly Christhiny Paz Rodrigues é bióloga licenciada pela Universidade Federal de Mato Grosso e mestre em Ensino de Ciências Naturais pela mesma universidade. Sua dissertação intitula-se "Educação ecológica complexa abordada com ênfase no Cerrado: a construção de um paradidático e suas implicações para o Ensino de Ciências". Também no mestrado escreveu o livro "Elementos do Cerrado e sua relação: trilhando caminhos para uma educação ecológica complexa".Já atuou no programa de Residência Pedagógica da CAPES, foi estagiária no Instituto Centro de Vida (ICV), onde participou do Projeto de Extensão Proteção jurídica e conservação das Áreas Úmidas de Mato Grosso: aprimoramento das decisões judiciais pelo uso de técnicas de valoração do dano ambiental". Em 2017 participou do Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais (GPPE), colaborando com as discussões acerca das políticas educacionais, atuando diretamente na elaboração e concretização de ciclos de debates e palestras.Atuou como Educadora Social no Instituto Reação, polo Três Barras. Atuou na educação básica em escolas particulares e públicas de Cuiabá. Em 2022 desenvolveu um trabalho no Pré ENEM Digit@L, financiado pela DRE-SEDUC-Cuiabá. Atualmente é professora na Escola Estadual João Crisóstomo de Figueiredo, onde ministra aulas nas turmas de 1s a 3s anos e na EJA.

Mariuce Campos de Moraes, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Sou graduada em Licenciatura Plena em Química, mestre em Educação e doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso. Sou professora desde 1990, tendo iniciado minhas experiências docentes na Educação de Jovens e Adulto, passei também por escolas de Ensino Médio regular, segui posteriormente para a Educação Profissional, no então CEFET de São Vicente-MT, onde atuei por nove anos. Atualmente, sou docente da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus/Cuiabá. Tenho experiência no ensino de Química e interesse por sociologia das ciências, sociologia da educação, ensino de ciências, agroecologia, desenvolvimento rural e educação ambiental. Atualmente, sou pesquisadora vinculada ao Laboratório de Investigação da Química, da Diversidade e das Aprendizagens (LÍQUIDA) e à Rede Terra como princípio educativo. Sou docente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais, UFMT Campus Cuiabá.. Minhas intenções atuais de pesquisa articulam estudos da Química, de sustentabilidade, de subjetividade e de cultura.

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Publicado

2023-08-25

Como Citar

RODRIGUES, N. C. P.; MORAES, M. C. de . ESTADO DO CONHECIMENTO: ENSINO DE BIOLOGIA SOBRE O CERRADO EM TEXTOS ACADÊMICOS. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23039, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14761. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14761. Acesso em: 28 abr. 2024.