ESTADO DO CONHECIMENTO: ENSINO DE BIOLOGIA SOBRE O CERRADO EM TEXTOS ACADÊMICOS
DOI:
10.26571/reamec.v11i1.14761Palavras-chave:
Cerrado, Educação Ambiental, Estado do conhecimento, Ensino de Ciências, EcologiaResumo
Este artigo apresenta um estado do conhecimento acerca do Ensino de Biologia com ênfase no Cerrado, considerando a publicação de dissertações e artigos científicos e a necessidade de conhecer pesquisas com abordagem crítica e relevante para a sensibilização das pessoas sobre a importância socioambiental do bioma. As publicações selecionadas compreendem aquelas que associam os temas Cerrado, Ensino de Biologia, Ensino de Ecologia e Ensino Médio e foram publicadas entre os anos de 2016 a 2021. Nessas pesquisas publicadas encontramos, por um lado, a implementação de diferentes estratégias didáticas, como produções audiovisuais, sequências didáticas, aulas de campo, jogos de tabuleiro, livros didáticos, livros paradidáticos, palestras e atividades envolvendo o plantio de mudas de espécies típicas do Cerrado. Por outro lado, nota-se pouca ênfase no ensino sobre o Cerrado a partir de um viés sistêmico. Tendo isso em vista, os resultados apontam para a importância de materiais de divulgação sobre o Cerrado a partir dessa uma perspectiva, dada a necessidade de estabelecer uma relação de valorização do bioma como sistema complexo, considerando sua relevância nacional.
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