IMPLICAÇÕES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14275


Palavras-chave:

Formação de professores, Professor pesquisador, Programa de Residência Pedagógica

Resumo

O professor pesquisador é visto como um profissional capaz de superar os desafios do processo de ensino-aprendizagem a partir da aplicação da pesquisa como princípio educativo na prática docente. Para isso, a vivência da pesquisa educacional necessita acontecer desde a formação inicial do professor. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou investigar as implicações do Programa de Residência Pedagógica/CAPES na formação de professores pesquisadores nos cursos de Licenciatura em Química do IFSertãoPE. O estudo pautou-se pelos princípios da pesquisa qualitativa, classificando-se como pesquisa de campo com viés descritivo. Participaram 23 residentes de Química que atuaram nas edições de 2018 e 2020 do Programa de Residência Pedagógica nos campi Floresta, Ouricuri e Petrolina do IFSertãoPE. Utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, um questionário com 7 (sete) questões discursivas. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a residência pedagógica contribuiu para fortalecer o compromisso com o ensino de Química, trabalhando elementos essenciais à prática docente, a partir da articulação teoria-prática na formação inicial docente, considerando a pesquisa como recurso formativo. Também, ficou evidente no estudo que o programa, ao reconhecer e aplicar a pesquisa como base educativa, oportunizou aos residentes uma formação integral para atuarem como professores pesquisadores no ensino de Química.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Ribeiro Coelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Petrolina, Pernambuco, Brasil.

    Graduando em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Campus Petrolina. Atuou, na qualidade de bolsista, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2018-2020) e no Programa de Residência Pedagógica (2020-2021), ambos do IFSertãoPE, sob gerenciamento da Capes. Discute temas relacionados ao ensino de Química e à formação de professores de Química.

  • Débora Santos Carvalho dos Anjos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Petrolina, Pernambuco, Brasil.

    Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Sergipe (2003), Especialização em Ensino de Química e Biologia Ead-UNIVASF (2016), Mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e Doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é Professora/Pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, atuando na Licenciatura em Química. É Líder do Grupo de Pesquisa Materiais Aplicados e o Vale do São Francisco, atuando na área de Química, com ênfase em Polímeros, Físico-Química e Química Inorgânica. Atuou como membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) do IFSertãoPE. Atuou como Coordenadora do Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência/CAPES, como Coordenadora de Área do Programa de Iniciação a Docência/CAPES (2012-2014) e como Coordenadora Institucional deste mesmo programa (2014-2016). Atuou como Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IF Sertão-PE (2016-2017). Atuou como Docente Orientadora do Programa Residência Pedagógica/CAPES de 2018 a 2020 e de 2020 a 2022.

Referências

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em 30 nov. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Edital nº 1/2020. Brasília: 06 jan. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-resid-c3-aancia-pedag-c3-b3gica-pdf. Acesso em: 20 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Portaria GAB nº 38, de 18 de fevereiro de 2018. Brasília: 01 mar. 2018. Disponível em: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=130#anchor. Acesso em: 20 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Portaria nº 259, de 17 de dezembro de 2019. Brasília: 19 dez. 2019. Disponível em: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=3023. Acesso em: 20 out. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BREMM, D.; GÜLLICH, R. I. da C. Sistematização de experiências: conceito e referências para formação de professores de ciências. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 8, n. 3, p. 553-573, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10788

CAVALCANTE, Ilane Ferreira; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. A experiência da pesquisa na formação docente: unindo teoria à prática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 12, p. 16-35, 2017. https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5730

COELHO, Lucas Ribeiro; VIEIRA, Maria do Socorro Tavares Cavalcante. Contribuições do Programa de Residência Pedagógica para a formação inicial de professores nos cursos de licenciatura em química do IF Sertão-PE. International Journal Education and Teaching (PDVL), Recife, v. 3, n. 1, p. 20-35, jan./abr. 2020. Disponível em: https://ijet-pdvl.com/index.php/pdvl/article/view/112/383. Acesso em: 18 jul. 2022.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2021.

FREITAS, Mônica Cavalcante de; FREITAS, Bruno Miranda de; ALMEIDA, Danuda Mendes. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540/5196. Acesso em: 17 nov. 2021.

IFSERTÃOPE. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Campus Floresta. Projeto pedagógico do curso superior do curso licenciatura em química. Floresta, 2019. Disponível em: https://www.ifsertao-pe.edu.br/images/Consup/2019/37/Resolucao-37-2019%20Consup%20Reformulao%20Licenciatura%20em%20Qumica%20Campus%20Floresta%201%201.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021.

IFSERTÃOPE. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Campus Ouricuri. Projeto pedagógico do curso de licenciatura plena em química. Ouricuri, 2014. Disponível em: https://www.ifsertao-pe.edu.br/reitoria/images/cursos/superior/ppc%20verso%20final%20atualizado%20em%20abril%20de%202014.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021.

IFSERTÃOPE. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Campus Petrolina. Projeto pedagógico do curso superior licenciatura em química. Petrolina, 2018. Disponível em: https://www.ifsertao-pe.edu.br/images/Campus_Petrolina/2018/Atualpagicursos/LicQuimica/PPC%20FINAL%20-%20revisado%20e%20enviado%20para%20CONSULP.pdf. Acesso em: 30 nov. 2021.

LEITE, Eliana Alves Pereira et al. Alguns desafios e demandas da formação inicial de professores na contemporaneidade. Educação & Sociedade, Campinas, v. 39, n. 144, p. 721-737, jul./set. 2018. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302018183273

LORENZETTI, Leonir; SILVA, Thiago Felipe; BUENO, Tafiny Nayara Nunes. A pesquisa em ensino de química e sua relação com a prática docente. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 12, n. 1, p. 1-28, jan./abr. 2019. http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v12n1.5020

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MAZUCATO, Thiago (Org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: Funepe, 2018. Disponível em: https://faculdadefastech.com.br/fotos_upload/2022-02-16_10-06-51.pdf. Acesso em: 23 out. 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educacion, Madrid, 2009. Disponível em: https://www.educacionyfp.gob.es/revista-de-educacion/en/dam/jcr:31ae829a-c8aa-48bd-9e13-32598dfe62d9/re35009por-pdf.pdf. Acesso em: 22 mar. 2020.

OLIVEIRA, D. F. de; MOREIRA, A. S.; SOARES, E. C.; RINALDI, C. Experimentação na concepção de professores mestrandos em ensino de ciências naturais. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 8, n. 1, p. 10-28, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i1.9251

PENITENTE, Luciana Aparecida de Araújo; GIROTO, Claudia Regina Mosca; SOUZA, Altair Borges de. Entre o discurso e a prática: o lugar da

pesquisa na formação de professores. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 11, n. 1, p. 336-359, jan./abr. 2018. http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v11n1.5814

PESCE, Marly Krüger de; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Formação do professor pesquisador na perspectiva do professor formador. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 39-50, jul./dez. 2012. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/62/52. Acesso em 5 nov. 2021.

PIO, Rosana Martins; FRANÇA, Dilvano Leder de; DOMINGUES, Soraya Correa. A pesquisa na prática pedagógica dos professores. Revista Educare, João Pessoa, v. 1, n. 1, p. 101-115, jan./jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/educare/article/view/28557-62197/18087. Acesso em: 7 ago. 2022.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 30 nov. 2020.

RABELO, Francy Sousa; LIMA, Maria Socorro Lucena. A relação teoria-prática pela pesquisa na formação inicial do pedagogo. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1-11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5608/4541. Acesso em: 18 jul. 2022.

SANTANA, Kelly de Santana et al. As pesquisas desenvolvidas em um curso de licenciatura em química: reflexões para a formação do professor-pesquisador. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 3, n. 15, p. 1-25, 2022. https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10347

SEVERINO, Antônio Joaquim Severino. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013. Disponível em: https://www.ufrb.edu.br/ccaab/images/AEPE/Divulga%C3%A7%C3%A3o/LIVROS/Metodologia_do_Trabalho_Cient%C3%ADfico_-_1%C2%AA_Edi%C3%A7%C3%A3o_-_Antonio_Joaquim_Severino_-_2014.pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.

SILVA, Wanderson Diogo Andrade da et al. Formação inicial docente e estágio curricular supervisionado na licenciatura em química: percepções e experiências de alunos concluintes. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 9, n. 3, p. 1-20, set./dez., 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.12034

SOARES, S. T.; LIMA, S. S.; CARBO, L. Conhecimento especializado de professores de química: modelo teórico. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 8, n. 2, p. 648-666, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.10255

Downloads

Publicado

2023-05-31

Como Citar

IMPLICAÇÕES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISADORES. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23022, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14275. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14275. Acesso em: 19 abr. 2025.