PRÁTICAS E FORMAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO REMOTO: LETRAMENTO DIGITAL COMO DESAFIO NO PÓS-PANDEMIA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v10i1.12985

Palavras-chave:

ensino de matemática, Pandemia, Letramento digital, Prática e formação docente

Resumo

O contexto pandêmico da covid-19 tornou-se um momento oportuno ao debate da formação tecnológica de professores e da prática de ensinar em ambientes virtuais. Assim, o objetivo do estudo foi evidenciar aspectos do aprender e ensinar e do letramento digital de professores que ensinaram matemática na Educação Básica, durante o ensino remoto emergencial. Este artigo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, com amostragem por conveniência e não-probabilística, seguindo uma abordagem mista, com dados qualitativos e quantitativos. A coleta de dados consistiu na aplicação de questionários digitais, voltada para professores de matemática que realizaram atividades de ensino remoto, no ano letivo de 2020 e em parte de 2021. Obteve-se repostas de 70 docentes. Os resultados evidenciam o uso de diversas estratégias pelos docentes para enfrentar as exigências do ensino remoto, bem como investimentos próprios para aquisição de equipamentos. O baixo letramento digital da maioria dos professores foi enfrentado com procura autônoma de qualificação e adesão aos pacotes das grandes empresas de tecnologia, frisando-se a ausência das secretarias e das instituições de ensino na formação para as aulas remotas. Conclui-se que o ensino remoto de matemática foi, muitas vezes, um desafio solitário do professor, ao arcar com ônus financeiros e formativos para obtenção de algum êxito. Apesar dos esforços individuais, o letramento digital docente ainda se impõe como pauta política a ser enfrentada no pós-pandemia.

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Biografia do Autor

Claúdio Lopes de Freitas, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGDOC/UFPA). Especialista em Educação para Relações Étnico-raciais (IFPA/NEAB/Belém). Graduado em Pedagogia (UFPA). Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação (FAPAN). Formação Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação (SENAC/Belém). Possui experiência docente em Educação Superior na Universidade Federal do Pará e no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/Pedagogia/UFPA e em cursos profissionalizantes pela MICROLINS/Belém. Atualmente sou professor da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC); ministrante de oficinas de formação continuada de professores para o uso de tecnologias digitais e educacionais e desenvolvedor de sites acadêmicos e comerciais. Atua ainda como assessor em TI, tendo como foco a produção de material didático digital.

Débora Alfaia da Cunha, Universidade Federal do Pará (UFPA), Castanhal, Pará, Brasil.

Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (Unb) e Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea/UFPA). Possui Graduação em Pedagogia (1996), habilitação em Supervisão escolar (1997), especialização em Corporeidade, esporte e educação (1998) e em Estatísticas educacionais (2006), todos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Professora do quadro permanente da UFPA, lotada no Campus Universitário de Castanhal. Na graduação. ministra as disciplinas: fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de matemática, ludicidade, motricidade e corporeidade, bem como as relacionadas ao trabalho científico. Na extensão, coordena o projeto de formação continuada de educadores e de vivências lúdicas em cultura africana e afro-brasileira, voltado a educação das relações étnico-raciais. Na pesquisa, coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em interculturalidade e Educação (GEPIntE), voltado à problemática intercultural em espaços educativos, em especial na Educação Superior.

Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

Doutora (2013) e Mestre (2004) em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/UFPA; especialista em Educação e Problemas Regionais (2000)-PPGED/UFPA; Graduada em Pedagogia(1998) pela UFPA; é professora de ensino superior, Associada I, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará(UFPA) onde atua no ensino de graduação e de pós-graduação desde 2009. Coordena o projeto de pesquisa: Letramentos matemático e científico na formação e na prática de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (2019-2020), vinculado ao PPGDOC-IEMCI. Tem experiência e estudos no campo da formação e saberes de professores para a docência na Educação Básica e Superior com temas que incluem a perspectiva do professor-pesquisador reflexivo da própria prática; processos de aprendizagens envolvendo a alfabetização e letramento em linguagem, bem como os letramentos matemático e científico de alunos do primeiro ao quinto ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental anos iniciais; abordagens em estudos que consideram histórias de vida; saberes docentes; pesquisa narrativa; biografia e autobiografia; memorial de formação; projetos de trabalho; currículo; planejamento de ensino e de pesquisa; gêneros textuais na docência; leitura e produção de gêneros textuais acadêmicos.

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Publicado

2022-03-02

Como Citar

FREITAS, C. L. de; CUNHA, D. A. da; MANFREDO, E. C. G. PRÁTICAS E FORMAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO REMOTO: LETRAMENTO DIGITAL COMO DESAFIO NO PÓS-PANDEMIA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 10, n. 1, p. e22012, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i1.12985. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12985. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática