PRÁTICAS E FORMAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ENSINO REMOTO: LETRAMENTO DIGITAL COMO DESAFIO NO PÓS-PANDEMIA
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Palavras-chave:
ensino de matemática, Pandemia, Letramento digital, Prática e formação docenteResumo
O contexto pandêmico da covid-19 tornou-se um momento oportuno ao debate da formação tecnológica de professores e da prática de ensinar em ambientes virtuais. Assim, o objetivo do estudo foi evidenciar aspectos do aprender e ensinar e do letramento digital de professores que ensinaram matemática na Educação Básica, durante o ensino remoto emergencial. Este artigo caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, com amostragem por conveniência e não-probabilística, seguindo uma abordagem mista, com dados qualitativos e quantitativos. A coleta de dados consistiu na aplicação de questionários digitais, voltada para professores de matemática que realizaram atividades de ensino remoto, no ano letivo de 2020 e em parte de 2021. Obteve-se repostas de 70 docentes. Os resultados evidenciam o uso de diversas estratégias pelos docentes para enfrentar as exigências do ensino remoto, bem como investimentos próprios para aquisição de equipamentos. O baixo letramento digital da maioria dos professores foi enfrentado com procura autônoma de qualificação e adesão aos pacotes das grandes empresas de tecnologia, frisando-se a ausência das secretarias e das instituições de ensino na formação para as aulas remotas. Conclui-se que o ensino remoto de matemática foi, muitas vezes, um desafio solitário do professor, ao arcar com ônus financeiros e formativos para obtenção de algum êxito. Apesar dos esforços individuais, o letramento digital docente ainda se impõe como pauta política a ser enfrentada no pós-pandemia.
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