PRÁCTICAS Y FORMACIONES DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS EN EDUCACIÓN A DISTANCIA: LA LITERACIDAD DIGITAL COMO DESAFÍO POST-PANDÉMICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v10i1.12985


Palabras clave:

enseñanza de matemáticas, Pandemia, Literacidad digital, Práctica y formación docente

Resumen

El contexto de la Pandemia de covid-19 se presenta como un momento oportuno para debatir la formación tecnológica docente y la práctica docente en ambientes virtuales. Así, el objetivo de esta investigación fue destacar aspectos de la enseñanza y del aprendizaje y de la literacidad digital de los docentes que imparten matemáticas en Educación Básica durante la enseñanza remota de emergencia. Esta investigación es exploratoria, utilizando un muestreo de conveniencia no probabilístico, siguiendo un enfoque mixto, con datos cualitativos y cuantitativos. La recolección de datos se realizó por cuestionario en medios digitales a los profesores de matemáticas que realizaron actividades de enseñanza a distancia, en el año escolar 2020 y en parte del 2021. Se obtuvieron respuestas de 70 profesores. Los resultados muestran el uso de varias estrategias por parte de los docentes para enfrentar las demandas de la enseñanza remota, así como sus propias inversiones para la compra de equipos. La baja literacidad digital de la mayoría de los docentes se enfrentó a una búsqueda autónoma de calificación y adhesión a los paquetes de las grandes empresas tecnológicas, destacando la ausencia de secretarías e instituciones educativas en formación para clases a distancia. Se concluye que la enseñanza a distancia de las matemáticas fue, muchas veces, un desafío solitario para el docente, al asumir los costos financieros y de capacitación para obtener algún éxito. A pesar de los esfuerzos individuales, la literacidad pedagógica digital todavía se impone como una agenda política a enfrentar en la post-pandemia.

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Biografía del autor/a

  • Claúdio Lopes de Freitas, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGDOC/UFPA). Especialista em Educação para Relações Étnico-raciais (IFPA/NEAB/Belém). Graduado em Pedagogia (UFPA). Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação (FAPAN). Formação Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação (SENAC/Belém). Possui experiência docente em Educação Superior na Universidade Federal do Pará e no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/Pedagogia/UFPA e em cursos profissionalizantes pela MICROLINS/Belém. Atualmente sou professor da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC); ministrante de oficinas de formação continuada de professores para o uso de tecnologias digitais e educacionais e desenvolvedor de sites acadêmicos e comerciais. Atua ainda como assessor em TI, tendo como foco a produção de material didático digital.

  • Débora Alfaia da Cunha, Universidade Federal do Pará (UFPA), Castanhal, Pará, Brasil.

    Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (Unb) e Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea/UFPA). Possui Graduação em Pedagogia (1996), habilitação em Supervisão escolar (1997), especialização em Corporeidade, esporte e educação (1998) e em Estatísticas educacionais (2006), todos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Professora do quadro permanente da UFPA, lotada no Campus Universitário de Castanhal. Na graduação. ministra as disciplinas: fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de matemática, ludicidade, motricidade e corporeidade, bem como as relacionadas ao trabalho científico. Na extensão, coordena o projeto de formação continuada de educadores e de vivências lúdicas em cultura africana e afro-brasileira, voltado a educação das relações étnico-raciais. Na pesquisa, coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em interculturalidade e Educação (GEPIntE), voltado à problemática intercultural em espaços educativos, em especial na Educação Superior.

  • Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil.

    Doutora (2013) e Mestre (2004) em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/UFPA; especialista em Educação e Problemas Regionais (2000)-PPGED/UFPA; Graduada em Pedagogia(1998) pela UFPA; é professora de ensino superior, Associada I, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará(UFPA) onde atua no ensino de graduação e de pós-graduação desde 2009. Coordena o projeto de pesquisa: Letramentos matemático e científico na formação e na prática de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (2019-2020), vinculado ao PPGDOC-IEMCI. Tem experiência e estudos no campo da formação e saberes de professores para a docência na Educação Básica e Superior com temas que incluem a perspectiva do professor-pesquisador reflexivo da própria prática; processos de aprendizagens envolvendo a alfabetização e letramento em linguagem, bem como os letramentos matemático e científico de alunos do primeiro ao quinto ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental anos iniciais; abordagens em estudos que consideram histórias de vida; saberes docentes; pesquisa narrativa; biografia e autobiografia; memorial de formação; projetos de trabalho; currículo; planejamento de ensino e de pesquisa; gêneros textuais na docência; leitura e produção de gêneros textuais acadêmicos.

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Publicado

2022-03-02

Número

Sección

Educación Matemática

Cómo citar

FREITAS, Claúdio Lopes de; CUNHA, Débora Alfaia da; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt. PRÁCTICAS Y FORMACIONES DE PROFESORES DE MATEMÁTICAS EN EDUCACIÓN A DISTANCIA: LA LITERACIDAD DIGITAL COMO DESAFÍO POST-PANDÉMICO. REAMEC - Red Amazónica de Educación en Ciencias y Matemáticas, Cuiabá, v. 10, n. 1, p. e22012, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i1.12985. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12985. Acesso em: 20 dec. 2025.