MEDIAÇÃO DOCENTE NA ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE ESTUDANTES DO 5º ANO DE UMA ESCOLA DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.10128


Palavras-chave:

Ensino de matemática. Problemas aditivos. Pesquisa da Própria Prática. Educação do Campo.

Resumo

Este estudo teve o objetivo investigar de que maneira a prática do professor pode contribuir para que estudantes do 5º ano de uma escola do campo construam estratégias para resolver problemas aditivos. Trata-se de uma pesquisa da própria prática enquanto metodologia de investigação qualitativa em Educação Matemática. A pesquisa ocorreu de abril a junho de 2019, totalizando 10 encontros, em uma escola do campo localizada em uma comunidade rural do município Marabá - Pará. Os instrumentos empregados na produção dos dados foram: o diário de campo do pesquisador, os documentos (cadernos) dos estudantes e as transcrições dos áudios gravados das aulas. Os resultados evidenciam que o diálogo entre o professor e os estudantes, bem como os questionamentos que o professor faz, provocando os estudantes a pensar sobre o que estão produzindo, é uma maneira de a prática do professor contribuir para que estudantes do 5º ano de uma escola do campo construam estratégias para resolver problemas aditivos.

Downloads

Biografia do Autor

  • Jonas Souza Barreira, Universidade Federal do Pará

    Doutorando do Programa de Pós-Graducação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) - do Instituto de Educação Matemática e Cientifica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará ? UFPA. Na Linha de Pesquisa: Formação de Professores. Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Cientifica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará ? UFPA. Na Linha de Pesquisa: Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática. Possui graduação em Educação do Campo - ênfase em Matemática e Sistema de Informação pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA (2017) e graduação em Pedagogia - Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (2014). Atualmente é professor na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) - Marabá, Técnico Pedagógico e Formador de Professores (SEMED) Itupiranga. Tem experiência na área de Educação do Campo com ênfase em Matemática, atuando principalmente no seguinte tema: Educação Matemática. Ensino de Matemática e Formação de Professores que ensinam Matemática. Atualmente Participa do Projeto: Letramentos Matemático e Científico na Formação e na Prática de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental IEMCI/UFPA(2019). Também do Projeto: Laboratório Itinerante de Ensino e Experimentação em Ciências e Matemáticas (LABICIM) para as escolas do campo da microrregião de Marabá (2016). É membro do Grupo de Estudos em Educação Matemática e Práticas Socioculturais na Amazônia (GPEMAZON) .e do Grupo de Estudos e Pesquisas CNPq: Alfabetização, Letramento e Práticas em Linguagens Docentes na Amazônia (ALLEPLIDA)

  • Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Universidade Federal do Pará

    É Doutora (2013) e Mestre (2004) em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/UFPA; especialista em Educação e Problemas Regionais (2000)-PPGED/UFPA; Graduada em Pedagogia(1998) pela UFPA; é professora de ensino superior, Adjunto IV, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI-UFPA) onde atua no ensino de graduação nos temas Teoria e Prática da Alfabetização I e II e Estudos Teórico-Práticos da Alfabetização em Língua Materna I, II, III, IV, V e VI; Abordagens Curriculares para a educação em Ciências e Matemática e Linguagens (I, II e III); e no ensino de pós-graduação no Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC)-IEMCI-UFPA. Vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Cnpq: Alfabetização, Letramento e Práticas em Linguagens Docentes na Amazônia (ALLEPLIDA). Coordena o projeto de pesquisa: Letramentos matemático e científico na formação e na prática de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (2019-2020), vinculado ao PPGDOC-IEMCI. Tem experiência e estudos no campo da formação e saberes de professores para a docência na Educação Básica e Superior com temas que incluem a perspectiva do professor-pesquisador reflexivo da própria prática; processos de aprendizagens envolvendo a alfabetização e o letramento em termos de ciências, matemática, linguagem de alunos do primeiro ao quinto ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental anos iniciais; abordagens em estudos que consideram histórias de vida; pesquisa narrativa; biografia e autobiografia; memorial de formação; projetos de trabalho; currículo; planejamento de ensino e de pesquisa; gêneros textuais na docência; leitura e produção de gêneros textuais acadêmicos. 

  • José Sávio Bicho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

    Professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), atuando na Licenciatura em Educação do Campo (LPEC). Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT/UFPA/UEA), mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (Área de concentração: Educação Matemática) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), especialista em EAD e Novas Tecnologias pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). É vice-lider do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Práticas Socioculturais da Amazônia (GPEMAZON/UNIFESSPA). Participa do Grupo de Pesquisa Educação em Fronteiras (EmF/UFF) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura (GEPEC/UFF). Participa do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino (NUPHCE/UNIFAP). Tem interesse na área da Educação Matemática com ênfase em Etnomatemática e saberes da tradição, tecnologias e mídias digitais no ensino, aprendizagem e formação de professores.

Referências

ARAGÃO, R. M. R.; GONÇALVES, T. O. Vamos introduzir práticas de investigação narrativa no ensino de matemática?! AMAZÔNIA: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, jul./dez. 2014.

ARROYO, M. A. Educação Básica e o movimento social do campo. In: ARROYO, M. G; CALDART, R. S; MOLINA, M.C. (Orgs.). Por uma Educação do Campo. 5. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2017.

BARREIRA, J. S.; MANFREDO, E. C. G; BICHO, J. S. Contribuições de pesquisas sobre ensino de matemática nos anos iniciais com enfoque no professor pesquisador da própria prática (2013-2017). VIDYA, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 215-232, jan./jun., 2019.

BARREIRA, J. S. Pesquisa da própria prática ao ensinar matemática: uma análise de estratégias de resolução de problemas com estudantes do 5º ano de uma escola do campo. 2020. 136f. Dissertação (Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto – Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Matemática do Campo. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Diretoria de Apoio à Gestão Educacional; Diretoria de Apoio à Gestão Educacional, 2014.

CARVALHO, S. F. de. Formação continuada em serviço e o uso da lousa digital em aulas de matemática: ações e reflexões de um grupo de professores. 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande.

CONTRERAS, J. Autonomia de professores. Tradução de Sandra Trabuco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002.

D’AMBROSIO, B. S. O Professor-pesquisador diante da produção escrita de alunos. In: ONUCHIC, L. R.; LEAL JUNIOR, L. C.; PIRONEL, M. (Orgs.). Perspectivas para resolução de problemas. São Paulo: Editorial, 2017.

DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 1989.

DANTE, L. R. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GALVÃO, E. S. da. Interagir, comunicar, refletir: ambiente de aprendizagem matemática numa perspectiva de resolução de problemas. 2014. 191f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade São Francisco, Itatiba, São Paulo.

GHEDIN, E. Perspectivas sobre a identidade do educador do campo. In: GHEDIN, E. (Org.). Educação do Campo: epistemologia e prática. São Paulo: Cortez, 2012.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1999.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2013.

ITACARAMBI, R. R. Resolução de problemas nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Livraria da Física, 2010.

KILPATRICK, J. Variáveis e metodologias em pesquisa sobre resolução de problemas. In: ONUCHIC, L. R.; LEAL JUNIOR, L. C.; PIRONEL, M. (Orgs.). Perspectivas para resolução de problemas. São Paulo: Editorial, 2017.

LIMA, C. N. M. F.; NACARATO, A. M. A investigação da própria prática: mobilização e apropriação de saberes profissionais em matemática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, p. 241-266, ago. 2009.

MORAIS, R. S.; ONUCHIC, L. R.; LEAL JUNIOR, L. C. Resolução de problemas, uma matemática para ensinar? In: ONUCHIC, L. R.; LEAL JUNIOR, L. C.; PIRONEL, M. (Orgs.). Perspectivas para resolução de problemas. São Paulo: Editorial, 2017.

MUNIZ, C. A. A criança das séries iniciais faz matemática? In: PAVANELLO, R. M. (Org.). Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: a pesquisa e a sala de aula. São Paulo: Ed. SBEM, 2004 (v. 2).

NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2013.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas Reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A.V.; BORBA, M. C. (Orgs.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

POLYA, G. A arte de resolver problemas. Tradução e adaptação de Heitor Lisboa de Araujo. 2. reimp. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

ROSA, C. C. da. A Formação do Professor Reflexivo no Contexto da Modelagem Matemática. 2013. 263 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA. A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 77-91.

SILVA JUNIOR, F. J. S. Intervenções didáticas no ensino de frações e a formação de professores. 2015. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo.

SPINILLO, A. G.; MAGINA, S. Alguns “mitos” sobre a educação matemática e suas consequências para o ensino fundamental. In: PAVANELLO, R. M. (Org.). Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: a pesquisa e a sala de aula. São Paulo: Ed. SBEM, 2004 (v. 2).

STENHOUSE, L. La investigación como base da la enseñanza. 6. ed. Madrid, España: Morata, 2007.

ZEICHNER, K. M. Formando professores reflexivos para a educação centrada no aluno: possibilidades e contradições. In: BARBOSA, R. L. L. (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: UNESP, 2003. p. 35-55.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Como Citar

MEDIAÇÃO DOCENTE NA ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE ESTUDANTES DO 5º ANO DE UMA ESCOLA DO CAMPO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 8, n. 2, p. 392–414, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.10128. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10128. Acesso em: 3 abr. 2025.
Crossref
3
Scopus
0
Crossref Logo
Jonas Souza Barreira, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, José Sávio Bicho (2020)
MEDIAÇÃO DOCENTE NA ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE ESTUDANTES DO 5º ANO DE UMA ESCOLA DO CAMPO. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 8(2), 392.
Crossref Logo
Jonas Souza Barreira, José Sávio Bicho, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo (2023)
Resolução de problemas matemáticos: guia pedagógico para educadoras e educadores do campo. Revista BOEM, 11, e0133.
Crossref Logo
Jonas Souza Barreira, Mark Carvalho da Silva, Nazareno Araújo Barbosa, Jaél Sanches Nunes, Thiago Araújo Morais, Valdiney Conceição da Silva, Mardony Barbosa de Paula Gonçalves, Francirlei Lima Gomes, Yeda Nayara Chaves do Nascimento Milesi, Ueslei dos Santos Nascimento (2024)
SENTIDOS CONSTRUÍDOS POR PROFESSORES DE ESCOLAS DO CAMPO ACERCA DA CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Contemporânea, 4(12), e7159.