OS ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO DA ARITMÉTICA NO CONTEXTO DE GRUPOS ESCOLARES MATO-GROSSENSES (1910 – 1930)

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i3.12867

Palavras-chave:

Disciplinas escolares, Ensino de aritmética, Aritmética escolar, Método intuitivo

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de pesquisa de uma dissertação na temática da História da Educação Matemática, a qual teve por objetivo o estudo dos aspectos históricos do ensino de aritmética no contexto de Grupos Escolares, no período da pedagogia intuitiva em Mato Grosso. A abordagem metodológica considerou os tratados da operação historiográfica de Michel de Certeau, com o ensinamento dos movimentos do ofício do historiador em termos das práticas científicas para constituir uma história. O conjunto documental analisado trata das narrativas produzidas pelas instituições escolares depositadas no Arquivo Público do Mato Grosso. Muitas destas fontes foram elaboradas em relatórios por personagens históricos da instrução mato-grossense, configurados pelo representante institucional, ou seja, o diretor escolar, que desta forma nos possibilitou a análise para compreensão dos significados históricos sobre o ensino de aritmética do período em destaque. Por meio das análises, identificamos uma implementação consolidada do método intuitivo para ensinar os conteúdos disciplinares de aritmética, preconizando assim a modernização das formas de ensinar, mediante a circulação e apropriação de livros, materiais didáticos, normativas e ideias pedagógicas atreladas ao ensino intuitivo.

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Biografia do Autor

Leandro Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2008), Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduação em Tecnologia em Gestão Financeira pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Pesquisador na área de Educação, Educação Matemática, História da Educação e História da Educação Matemática. Pesquisador vinculado ao GEPHEME, COMPASSOMS e Ghemat. 

Edilene Simões Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Possui doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília, mestrado na área de Educação/ Ensino e Aprendizagem pela Universidade Católica de Brasília ,especialização em Manejo de recursos ambientais pela Universidade Federal de MS e graduação em Ciências Habilitação Em Matemática pelo UniCeub/D.F Professora do Instituto de Matemática da UFMS - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS a partir de 2015. Faz parte dos grupos de pesquisa: Compasso-DF, GPHEME, GHEMAT.

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

OLIVEIRA, L.; SIMÕES COSTA, E. OS ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO DA ARITMÉTICA NO CONTEXTO DE GRUPOS ESCOLARES MATO-GROSSENSES (1910 – 1930). REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 3, p. e21102, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.12867. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12867. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática