ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO PELA PESQUISA: O CONCEITO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i3.12718

Palavras-chave:

Educação pela pesquisa, Formação Docente., argumentação científica, Modelo didático misto

Resumo

O presente artigo constitui um recorte de uma pesquisa que tem a Argumentação Científica (AC) e a Educação Pela Pesquisa (EPP) como escopo central. A Educação pela pesquisa possui em sua constituição a argumentação e é adotada como possibilidade frutífera de desenvolvimento do conhecimento científico a interface entre a argumentação e a educação pela pesquisa. Para tanto e, por acreditar que a ação docente é essencial na condução da construção do conhecimento, surge a questão problema: Qual é o conceito e a formação que os docentes da educação básica possuem sobre argumentação científica e a educação pela pesquisa? Esta é uma pesquisa caracterizada como do tipo qualitativa e, no que se refere a questões metodológicas, adotamos como instrumento de coleta de dados o uso do questionário, via plataforma Survio, encaminhado a frequentadores de um curso de especialização em Ensino de Ciências, que atuam como docentes da educação básica. As respostas obtidas foram analisadas à luz da Análise de conteúdo. Dos resultados obtidos, emergiram duas categorias de análise: Formação/Formação continuada docente e Teoria e prática docente antagônicas, que ratificam a necessidade de formação continuada e aquisição de conhecimento pedagógico especializado, ambas estreitamente ligadas à ação do docente.

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Biografia do Autor

Agnaldo Ronie Pezarini, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), Campinas, São Paulo, Brasil.

Pós-doutorando pela PUC de Campinas (2021), na Linha de Pesquisa Políticas Públicas em Educação com o tema de pesquisa: Argumentação científica e educação pela pesquisa: o conceito e o parecer de uma prática pedagógica, de docentes em atuação na educação básica. Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL - (Conceito CAPES 6). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui Pós-graduação Lato sensu em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós-graduação Lato sensu em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo (USP); Possui Especialização em Atendimento a portadores de deficiência visual pela UFSCar; Graduação em Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Biológicas Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001). Atualmente é Professor Efetivo - PEB II -Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e Parecerista das revistas científicas REnCiMa, Dynamis e PEA. Tutor no Curso de Especialização em Ensino de Ciências Anos Finais do Ensino Fundamental, Ciência é 10! Pela UAB / Universidade Federal do ABC - UFABC.

Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), Campinas, São Paulo, Brasil.

Professor Titular vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado, linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação, líder do grupo de pesquisa Política e Fundamentos da Educação (CNPq/PUC Campinas), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro Titular do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde (2019-2022). Bolsista Produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Realizou estágio pós-doutoral pelo Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da FE-USP, sob a supervisão do Prof. Dr. Romualdo Luiz Portela de Oliveira. Atuou como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC Campinas no ano de 2019. É o Presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2018-2022), membro da Comissão de Avaliação da área de Educação da CAPES (2019/2020). Avaliador do PNLD - Objeto 1 2020. Editor Assistente da Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano Revista da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, Editor Assistente da Revista Educação da PUC Campinas. Participante de diversas sociedades internacionais: North American Nietzsche Society, PES - Philosophy of Education Society, INPE - International Network of Philosophers of Education, ALFE - Asociación Latinoamericana de Filosofía de la Educación. Atuou como Visiting Scholar na Shanghai Jiao Ton University, China, em 2014, com financiamento do Santander Universidades, Programa Top China. Desenvolveu atividades como Professor Visitante na PUC Peru, em 2013 e em 2018, com financiamento da PUC Peru. Desenvolveu atividades como Professor Visitante Universidade da República, Udelar, Uruguai, em 2012 com financiamento da CAPES. Foi professor de Filosofia na Educação Básica, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio, nas redes pública e privada, por 5 anos. Doutor em Filosofia da Educação pela Unicamp, Mestre (área de Ética), Licenciado e Bacharel em Filosofia pela PUC Campinas. Foi Presidente da Associação Latino-americana de Filosofia da Educação (ALFE - 2011-2013 e 2013-2015). Foi Secretário da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (2016-2018). Foi Vice-Coordenador do Forpred Nacional (ANPEd - 2014-2015). Foi Coordenador do Forpred Sudeste (ANPEd - 2013-2014). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Campinas em 2 mandatos, de 2010 a 2018. Foi Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Cento de Ciências Humanas e do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de 2006 a 2010. Foi membro do Grupo de Apoio Pedagógico, Gape, da Pró-Reitoria de Graduação da PUC Campinas, de 2005 a 2010. Participou de eventos acadêmicos com apresentação de trabalhos ou proferiu conferências em diferentes países, como Estados Unidos da América, China, Etiópia, República Tcheca, Argentina, Uruguai, Colômbia, Peru e México. É autor de Aristocratic Education in Nietzsche: individual achievement (Maryland: GlobalSouth, 2018).

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TOULMIN, S. E. Os usos do argumento. São Paulo: Martins Fontes, 2ª. ed., 2006.

Publicado

2021-10-07

Como Citar

PEZARINI, A. R.; MENDONÇA, S. ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA E EDUCAÇÃO PELA PESQUISA: O CONCEITO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO BÁSICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 3, p. e21081, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.12718. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12718. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências