SOFTWARE PHYSION: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.12439


Palavras-chave:

Software Physion, Formação Docente, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Ensino de Física

Resumo

O presente artigo apresenta o software Physion e como este pode ser utilizado na formação de professores no Ensino de Física, no intuito de colaborar com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na Educação Básica. A abordagem metodológica foi qualitativa e se baseou na aprendizagem significativa de Ausubel. A pesquisa foi feita em dois momentos, com 13 e 12 alunos, respectivamente, do curso de Licenciatura em Física. Um levantamento mostrou que a maioria dos participantes não tiveram acesso a softwares educacionais em sua trajetória pré-universitária, mesmo com algumas escolas dispondo de espaços apropriados, logo notou-se que é importante estimular o uso deles em cursos de formação de professores. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é identificar ou analisar as potencialidades do software Physion no Ensino de Física. Ao final da pesquisa, constatou-se que os licenciandos, mesmo com pouco tempo, aprenderam a utilizar a ferramenta e se dispuseram a aplicá-la no exercício da função. As principais contribuições deste trabalho são a apresentação para a comunidade do Physion como ferramenta educacional para o Ensino de Física, um exemplo de como explorar o potencial do software, a importância dele na formação docente e a motivação de uso das TDICs na Educação Básica.

 

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Biografia do Autor

  • Bruno Giovanni Mendes da Silveira, Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), Rio Branco, Acre, Brasil.

    Graduado em Licenciatura em Física (2011) pela Universidade Federal do Acre (UFAC), especialização (2017) e mestrado (2018) nos cursos: Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, respectivamente, ambos na área educacional. Atualmente trabalho como professor de Física no ensino Básico. Durante o mestrado, atuei na área de ensino de Ciências estudando a aplicação do Simulador Physion no Ensino de Mecânica em Física e também no exercício da docência no Ensino Superior. Anteriormente, atuei principalmente com Ensino de Física e Matemática no Ensino Médio e Matemática no Ensino Fundamental 2. 

  • Eloi Benicio de Melo Junior, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

    Doutorando em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF. Mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2020). Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2018). Tem experiência em Instrumentação Científica e Ensino de Física.

  • Marcelo Castanheira da Silva, Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

    Formação: Licenciatura em Física (1991) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD) (2017) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atividade Profissional: Professor da Universidade Federal do Acre (UFAC) desde 2006 na área de Física. Atividades de Pesquisa: Ensino de Física e Ensino de Ciências e Matemática. Atuação em Programas de Pós-Graduação: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF - polo 59) | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM). Vice-coordenador do curso de Licenciatura em Física. Vice-coordenador da Estação de Geofísica Aplicada do Acre credenciada a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Coordenador do Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Física, iniciado em novembro de 2020.

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Publicado

2021-10-14

Edição

Seção

Educação em Ciências

Como Citar

SOFTWARE PHYSION: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 3, p. e21082, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.12439. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12439. Acesso em: 11 abr. 2025.