SOFTWARE PHYSION: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v9i3.12439

Palavras-chave:

Software Physion, Formação Docente, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Ensino de Física

Resumo

O presente artigo apresenta o software Physion e como este pode ser utilizado na formação de professores no Ensino de Física, no intuito de colaborar com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na Educação Básica. A abordagem metodológica foi qualitativa e se baseou na aprendizagem significativa de Ausubel. A pesquisa foi feita em dois momentos, com 13 e 12 alunos, respectivamente, do curso de Licenciatura em Física. Um levantamento mostrou que a maioria dos participantes não tiveram acesso a softwares educacionais em sua trajetória pré-universitária, mesmo com algumas escolas dispondo de espaços apropriados, logo notou-se que é importante estimular o uso deles em cursos de formação de professores. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é identificar ou analisar as potencialidades do software Physion no Ensino de Física. Ao final da pesquisa, constatou-se que os licenciandos, mesmo com pouco tempo, aprenderam a utilizar a ferramenta e se dispuseram a aplicá-la no exercício da função. As principais contribuições deste trabalho são a apresentação para a comunidade do Physion como ferramenta educacional para o Ensino de Física, um exemplo de como explorar o potencial do software, a importância dele na formação docente e a motivação de uso das TDICs na Educação Básica.

 

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Biografia do Autor

Bruno Giovanni Mendes da Silveira, Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), Rio Branco, Acre, Brasil.

Graduado em Licenciatura em Física (2011) pela Universidade Federal do Acre (UFAC), especialização (2017) e mestrado (2018) nos cursos: Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, respectivamente, ambos na área educacional. Atualmente trabalho como professor de Física no ensino Básico. Durante o mestrado, atuei na área de ensino de Ciências estudando a aplicação do Simulador Physion no Ensino de Mecânica em Física e também no exercício da docência no Ensino Superior. Anteriormente, atuei principalmente com Ensino de Física e Matemática no Ensino Médio e Matemática no Ensino Fundamental 2. 

Eloi Benicio de Melo Junior, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutorando em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF. Mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2020). Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2018). Tem experiência em Instrumentação Científica e Ensino de Física.

Marcelo Castanheira da Silva, Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, Acre, Brasil.

Formação: Licenciatura em Física (1991) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (PIGEAD) (2017) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atividade Profissional: Professor da Universidade Federal do Acre (UFAC) desde 2006 na área de Física. Atividades de Pesquisa: Ensino de Física e Ensino de Ciências e Matemática. Atuação em Programas de Pós-Graduação: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF - polo 59) | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM). Vice-coordenador do curso de Licenciatura em Física. Vice-coordenador da Estação de Geofísica Aplicada do Acre credenciada a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Coordenador do Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Física, iniciado em novembro de 2020.

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Publicado

2021-10-14

Como Citar

SILVEIRA, B. G. M. da; MELO JUNIOR, E. B. de; SILVA, M. C. da. SOFTWARE PHYSION: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA . REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 9, n. 3, p. e21082, 2021. DOI: 10.26571/reamec.v9i3.12439. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12439. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação em Ciências