A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO ACRE: RESULTADOS E INFLUÊNCIA DA VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA
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Palavras-chave:
Olimpíada de Física, Escolas Públicas, Vulnerabilidade, Ensino de Física, AcreResumo
A presente pesquisa tem o objetivo de estudar a participação e o rendimento estadual dos participantes sujeitos à vulnerabilidade social e econômica na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) do estado do Acre, durante as edições de 2015 a 2018. A pesquisa, de caráter descritivo, utilizou uma abordagem qualitativa, pela qual foram comparados os resultados da primeira e segunda fases, analisando se as condições locais (sociais e econômicas) tiveram influência nos resultados obtidos pelos participantes. Também teve uma abordagem quantitativa, uma vez que os dados referentes à participação nas edições em questão foram analisados. Participaram dessas edições um total de 1.602 alunos, dos quais três foram medalhistas. Concluiu-se que os resultados abaixo da média estão ligados a essas condições. Sugerem-se alternativas para difundir a OBFEP no estado, assim como propostas para atenuar as desigualdades escolares, de modo que os resultados positivos na OBFEP sejam consequência de práticas inclusivas e inovadoras.
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