A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO ACRE: RESULTADOS E INFLUÊNCIA DA VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA

Autores

DOI:

10.26571/reamec.v7i3.9070

Palavras-chave:

Olimpíada de Física, Escolas Públicas, Vulnerabilidade, Ensino de Física, Acre

Resumo

A presente pesquisa tem o objetivo de estudar a participação e o rendimento estadual dos participantes sujeitos à vulnerabilidade social e econômica na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) do estado do Acre, durante as edições de 2015 a 2018. A pesquisa, de caráter descritivo, utilizou uma abordagem qualitativa, pela qual foram comparados os resultados da primeira e segunda fases, analisando se as condições locais (sociais e econômicas) tiveram influência nos resultados obtidos pelos participantes. Também teve uma abordagem quantitativa, uma vez que os dados referentes à participação nas edições em questão foram analisados. Participaram dessas edições um total de 1.602 alunos, dos quais três foram medalhistas. Concluiu-se que os resultados abaixo da média estão ligados a essas condições. Sugerem-se alternativas para difundir a OBFEP no estado, assim como propostas para atenuar as desigualdades escolares, de modo que os resultados positivos na OBFEP sejam consequência de práticas inclusivas e inovadoras.

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Biografia do Autor

Eloi Benicio de Melo Junior, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Doutorando em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF. Mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2020). Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2018). Tem experiência em Instrumentação Científica e Ensino de Física.

Cleyton Assis Loureiro de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Possui graduação em Habilitação em Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Acre (2003), graduação em Ciências em Licenciatura Curta pela Universidade Federal do Acre (2001) e mestrado em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia pela Universidade Federal do Acre (2015). Professor do ensino básico técnico tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Tem experiência na área de Física e Astronomia. 

Marcelo Castanheira da Silva, Universidade Federal do Acre

Formação: Licenciatura em Física (1991) pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em Física pela Universidade Federal de Uberlândia e Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (2017) pela Universidade Federal Fluminense. Atividade Profissional: Professor da Universidade Federal do Acre desde 2006 na área de Física. Atividades de Pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática e de Física. Atuação em Programas de Pós-Graduação: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática e Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências.

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Publicado

2020-07-21

Como Citar

JUNIOR, E. B. de M.; SOUZA, C. A. L. de; SILVA, M. C. da. A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO ACRE: RESULTADOS E INFLUÊNCIA DA VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 7, n. 3, p. 152–175, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v7i3.9070. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9070. Acesso em: 18 abr. 2024.

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